O que não faltam são livros sobre o holocausto. Poucos acontecimentos no século XX (ou, melhor, na história do homem) foram tão impactantes quanto o genocídio de milhões de judeus promovido pelo Estado Nazista.
Cabe lembrar que não apenas judeus foram assassinados. As brutais políticas de limpeza étnica também envolveram homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes, ciganos, poloneses, eslavos, maçons, negros, entre outros.
Além de ser um assunto vastamente pesquisado e examinado por historiadores e estudiosos do mundo inteiro, o Holocausto também influenciou muitas atividades de cunho artístico e cultural como, por exemplo, o cinema.
Diversos filmes tratam do tema. Alguns deles são: “Os falsários” (2007), “A vida é bela” (1997) e “A Lista de Schindler” (1993).
No entanto, a proposta dessa lista envolve os livros sobre o holocausto. A ideia foi englobar categorias distintas, ou seja, não limitar os livros em apenas um ou outro gênero.
Logo abaixo temos desde relatos, livros de história e sociologia, até quadrinhos e obras de ficção.
Veja também:
• [POST] 50 Livros sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa conhecer
• [VÍDEO] É isto um homem?, de Primo Levi – Resenha
Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.
- É isto um homem?
Autor(a): Primo Levi
Editora: Rocco
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 176
Químico e escritor italiano, Primo Levi (1919-1987) nasceu em Turim, cidade do noroeste italiano. Um dos principais escritores que trabalham o tema do Holocausto, Primo Levi foi, em 1943, preso por milicianos italianos e enviado, por ser judeu, ao campo de Fossoli. Pouco tempo depois, já em 1944, os prisioneiros deste campo foram encaminhados para Auschwitz, uma das mais conhecidas redes de campos de concentração, localizada na região sul da Polônia. Mais de 600 judeus italianos foram enviados para Auschwitz, sendo Primo Levi um dos 20 que sobreviveram. Seu livro “É isto um homem?” é considerado uma das obras mais importantes já escritas sobre o holocausto.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bx9rpD
- Os afogados e os sobreviventes
Autor(a): Primo Levi
Editora: Paz e Terra
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 168
Um dos últimos livros escritos por Primo Levi, “Os Afogados e os Sobreviventes” reúne uma série de ensaios em que o autor reflete sobre temáticas centrais do holocausto. Escreve, por exemplo, sobre o cotidiano no campo, a rigidez da disciplina imposta pelos alemães e também trata das necessidades de colaboracionismo com o sistema para sobreviver.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHx7nf
- Assim foi Auschwitz
Autor(a): Primo Levi
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 280
Em “Assim foi Auschwitz”, temos relatos e testemunhos escritos tanto por Primo Levi quanto por Leonardo de Benedetti. Este último também foi prisioneiro no campo de Auschwitz.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHuyl5
- A Noite (Night)
Autor(a): Elie Wiesel
Editora: Hill & Wang
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 120
Elias Wiesel, mais conhecido como Elie Wiesel (1928-2016) foi escritor, professor e ativista político romeno. Sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, recebeu em 1986 o prêmio Nobel da Paz. Em sua obra mais famosa, “A Noite”, Elie Wiesel lembra de sua experiência (com apenas 14 anos) durante o holocausto. A edição em português (editora Nova Fronteira) encontra-se, infelizmente, esgotada na maior parte das livrarias.
Para ler a sinopse ou comprar o livro (edição em inglês), acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHxVsc
- O diário de Anne Frank
Autor(a): Anne Frank
Editora: Best Bolso
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 378
Annelies Marie Frank ou, simplesmente, Anne Frank (1929-1945), foi uma adolescente vítima do holocausto. Viveu boa parte de sua vida na cidade de Amsterdã, capital da Holanda. Durante a ocupação alemã nos Países Baixos, Anne Frank foi, junto de sua irmã Margot Frank, levada para campos de concentração. Ambas faleceram em 1945. Seu diário já foi traduzido para mais de 70 idiomas.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bckVhM
- Depois de Auschwitz
Autor(a): Eva Schloss
Editora: Universo dos Livros
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 304
Com apenas 15 anos, Eva foi enviada para Auschwitz junto com sua mãe, Fritzi. Sobrevivente dos campos de concentração, a austríaca Eva Schloss produz um relato comovente ao expor sua história de vida em “Depois de Auschwitz”.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bahGIV
- A lista de Schindler
Autor(a): Thomas Keneally
Editora: Best Seller
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 532
Thomas Michael Keneally é um escritor e dramaturgo australiano. Escreveu o livro “Schindler’s Ark“, lançado em 1982. O livro conta a história de Oskar Schindler, importante membro do Partido Nazista que consegue salvar mais de 1000 judeus dos campos de concentração. A obra, escrita com inspiração no testemunho de Poldek Pfefferberg (1913-2001), professor polonês sobrevivente do holocausto, foi adaptada para o cinema pelo renomado cineasta norte-americano Steven Spielberg. O filme “A Lista de Schindler” recebeu 7 prêmios no Oscar de 1994.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bv8h9D
- Terra Negra: o holocausto como história e advertência
Autor(a): Timothy Snyder
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 544
Timothy D. Snyder é um importante historiador norte-americano, professor na Universidade Yale e especialista no Holocausto. Pensando também no tempo presente, o Snyder analisa o holocausto com base em novas fontes históricas.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bcfwFU
- Um mundo sem judeus
Autor(a): Alon Confino
Editora: Cultrix
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 312
Especialista na história da Alemanha e também no holocausto, o historiador Alon Confino apresenta, através de sua obra, uma visão de como era imaginada, pelos alemães, uma sociedade sem judeus. Para o autor, essa perspectiva alemã foi a justificativa para o extermínio de milhões de pessoas.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHO6pE
- Auschwitz
Autores: Debórah Dwork e Robert Jan Van Pelt
Editora: W. W. Norton & Company
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 468
Debórah Dwork é uma historiadora social norte-americana especializada em holocausto, enquanto Robert Jan Van Pelt é um historiador que atua na área de história cultural. Neste livro, os autores traçam as origens de Auschwitz, tido por muitos como o principal símbolo do holocausto. A obra já recebeu o prêmio Spiro Kostoff e também o Prêmio Nacional do Livro Judeu (National Jewish Book Award). No momento, infelizmente, não temos tradução deste livro para o português.
Para ler a sinopse ou comprar o livro (edição em inglês), acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHQcpj
- Eu sou o último judeu – Treblinka (1942-1943)
Autor(a): Chil Rajchman
Editora: Zahar
Ano da publicação no Brasil: 2010
Páginas: 152
Chil Rajchman (1914-2004) foi um dos sobreviventes do campo de Treblinka, Polônia. O livro deste sobrevivente polonês, conhecido como “Eu sou o último judeu”, é um dos testemunhos mais poderosos já escritos sobre o assunto.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bHQlcF
- O homem que venceu Auschwitz
Autor(a): Denis Avey e Rob Broomby
Editora: Nova Fronteira
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 360
O britânico Denis Avey (1919-2015) foi um soldado infiltrado em Auschwitz. Escreveu, com Rob Broomby, o livro “O homem que venceu Auschwitz”, traçando detalhes do que viu por lá. Em 2010, Denis Avey recebeu o British Hero of the Holocaust.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2sLNnQT
- Os bebês de Auschwitz
Autor(a): Wendy Holden
Editora: Globo
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 366
Wendy Holden é uma escritora e jornalista best-seller com mais de 30 livros publicados. Com base em relatos, documentos pessoais (como cartas e diários), além de entrevistas, Wendy Holden escreve seu livro “Os bebês de Auschwitz”. Nesta obra, a autora conta a história de três mulheres grávidas (Priska, Rachel e Hanka) que tentam sobreviver em Auschwitz.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bcElPa
- O menino do pijama listrado
Autor(a): John Boyne
Editora: Seguinte
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 192
O escritor irlandês John Boyne possui diversos livros já publicados. Sua obra mais famosa, “O menino do pijama listrado”, já vendeu mais de 5 milhões de exemplares. De acordo com o autor, o livro foi escrito em pouco mais de 2 dias. No ano de 2008, a obra foi adaptada para o cinema com o mesmo nome, numa produção dos Estados Unidos junto ao Reino Unido.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bqSkUY
- Maus
Autor(a): Art Spiegelman
Editora: Quadrinhos na Cia
Ano da publicação no Brasil: 2005
Páginas: 296
Art Spiegelman é um ilustrador e cartunista sueco / norte-americano. “Maus” é uma graphic novel que retrata a história de sobrevivência de seus pais durante o holocausto. Os grupos na obra são retratados como diferentes animais. Por exemplo: os judeus são caracterizados como ratos (“maus“, em alemão, significa “rato”); os alemães, como gatos; os ingleses, como peixes; os poloneses, como porcos; os americanos, como cachorros etc. Recebeu, em 1992, o importante prêmio Pulitzer.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2by7Uxd
- Baú de lágrimas – O diário secreto do holocausto
Autor(a): Nonna Bannister
Editora: Novo Século
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 304
Através do livro “Baú de lágrimas” o leitor poderá conhecer a história de Nonna Lisowskaja Bannister (1925-2004), sobrevivente do holocausto que, em seu diário, escreveu diversas memórias daquele período.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bd4r4h
- Modernidade e Holocausto
Autor(a): Zygmunt Bauman
Editora: Zahar
Ano da publicação no Brasil: 1998
Páginas: 268
O famoso sociólogo polonês Zygmunt Bauman possui diversas obras já traduzidas para o português. Neste livro, Bauman trabalha o significado e particularidades do holocausto através de uma perspectiva sociológica. A obra recebeu, em 1989, o prêmio Amalfi (Premio Europeo Amalfi per la Sociologia e le Scienze Sociali), importante premiação italiana.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2bqWQCW
Dicas dos leitores do blog:
– “O Colecionador de Lágrimas”, de Augusto Cury
– “Holocausto nunca mais”, de Augusto Cury
– “Diário de Helga”, de Helga Weiss.
– “O Holocausto”, de Martin Gilbert
– “A Alemanha Nazista e os Judeus – Os Anos da Perseguição 1933/1939”, de Saul Friedlander
– “A Alemanha Nazista e os Judeus – Os Anos de Extermínio 1939/1945”, de Saul Friedlander
– “A Bibliotecária de Auschwitz”, de Antonio G. Iturbe
– “Inverno na Manhã”, de Janina Baumam
Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais. Receberei uma pequena comissão pela venda.
Link permanente
Dei uma olhada rápida nos texto, mais pra ver títulos que ainda não conhecia. Mas um detalhe me chamou a atenção. Vale uma revisãozinha ali no Eu sou o último judeu. “Dos mais de 700.000 judeus mortos […] apenas 57 conseguiram sobreviver.”
Link permanente
O Colecionador de Lágrimas é um ótimo Livro e também fala sobre o Holocausto .
Adorei essas livros e quero ler todos.
Link permanente
Diário de Helga também é um otimo livro, pois além de escrever ela também desenha. Retratando então o dia a dia no campo de Concentração.
Baseado em uma história real.
Link permanente
Da lista tenho, e li, 5 dos livros.
Mas senti falta de livros 3 essenciais sobre o tema.
Permitam-me citá-los:
“O Holocausto”, de Martin Gilbert;
“A Alemanha Nazista e os Judeus – Os Anos da Perseguição 1933/1939”, de Saul Friedlander;
“A Alemanha Nazista e os Judeus – Os Anos de Extermínio 1939/1945”, de Saul Friedlander.
São trabalhos monumentais e definitivos.
Boas leituras.
Link permanente
Um ótimo também é A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe.
Link permanente
Só faltou Inverno na Manhã de Janina Baumam é ótimo o livro.
Link permanente
Oi Jacqueline! Tudo bem? Obrigado pela sugestão! Coloquei sua dica no final da postagem como “dicas dos leitores do blog” 🙂
Link permanente
Adorei a lista…já li vários livros desta lista…adoro ler livros sobre a Segunda Gurra …
Link permanente
Olá Gertrudes. Que bom que gostou da lista! Agradeço seu comentário 🙂
Link permanente
O livro “Holocausto nunca mais ” do escritor Augusto Cury também é muito interessante. Li e aprovei.
Link permanente
Oi Luciana. Tudo bem? Agradeço sua indicação! Coloquei esse livro no final da postagem, junto das outras dicas dos leitores do blog 😉
Link permanente
Obrigado Rodrigo Villela,seu blog é show sempre que puder colaborar, farei com o maior prazer. Um grande abraço.
Link permanente
Descobri hoje o blog e adorei! Tem dicas muito interessantes de leitura e principalmente variadas. Gostei especialmente dos posts de livros de diversos países. Apercebi-me recentemente que infelizmente as minhas leituras se centram demasiado em escritores norte americanos e tenho tentado contrariar isso.
Sobre o tema do post, lista muito interessante. Relativo a esta temática apenas li “The Book Thief” (em Portugal traduzido como “A Rapariga Que Roubava Livros”), também adaptado para cinema. Gostei bastante tanto do livro como do filme. Visitei Amesterdão há pouco tempo, incluindo a casa da Anne Frank e tenho O Diário de Anne Frank na minha lista para as próximas leituras.
Já agora aproveito para deixar uma dica de um livro português sobre o tema, lançado o ano passado, “Perguntem a Sarah Gross” de João Pinto Coelho. Ainda não li mas quem leu ficou muito bem impressionado e não ouvi nada a não ser elogios. Penso que não foi lançado no Brasil, mas sei que existe em versão electrónica.
Parabéns pelo blog e boas leituras!
Link permanente
Ótima lista mas senti falta de um título: “Em busca de Sentido” de Viktor Frankl. Ele foi um psicólogo e médico judeu que sobreviveu ao campo de concentração e desenvolveu uma teoria chamada Logoterapia. Ao viver nos campos ele “testou” essa sua corrente e ao ser liberto prosseguiu com seus estudos. Um clássico com relato verídico e teoria sobre a psique humana. Um dos meus favoritos! 🙂
Link permanente
Link permanente
Olá Adorei teu blog. Adoro ler sobre a segunda guerra e tenho diversos livros sobre o assunto, mas não gostei especificamente de O homem que venceu auschwitz: pois ele estava preso no campo de trabalho ao lado e passou poucos momentos em Auschwitz… me senti um pouco enganada quando li…
Outro livro que recomendo e acho interessante por ser de ficção é a Chave de Sarah… fala sobre aspectos fora da Alemanha…
Link permanente
Sugiro que leiam também “A mulher do oficial nazista”. É um excelente e a emocionante relato de uma sobrevivente do holocausto.
Link permanente
Recomendo
O farmacêutico de Auschwitz
por Patricia Posner e Fabienne Mercês , que não vi entre os títulos sobre o holocausto.
Link permanente
Oi. Faltou também “O menino da lista de Schindler de : Leon Leyson (que super recomendo com uma caixa de lenços após a leitura) , escrito e vivido autor, com ajuda de sua filha.