27 livros sobre o Egito Antigo que você precisa conhecer

Na lista de hoje separei 27 livros sobre o Egito Antigo que qualquer interessado no assunto precisa conhecer.

livros sobre o egito antigo

O Egito Antigo é um dos temas que mais desperta a atenção e a curiosidade de pessoas que gostam de história antiga.

Após pesquisar bastante, verifiquei que existem poucas publicações recentes, em português, sobre o Egito Antigo.

No entanto, temos muito material de qualidade em inglês, como as obras do Ian Shaw, Marc Van De Mieroop, Toby Wilkinson e Richard H Wilkinson.

Na presente lista de livros sobre o Egito Antigo, procurei apresentar obras de categorias distintas, sem me limitar apenas aos livros de história com proposta acadêmica.

Selecionei livros de referências na área da Egiptologia (ex: Nicolas Grimal / Ciro Flamarion Cardoso), mas também listei alguns romances históricos ambientados no período proposto, biografias, livros sobre hieróglifos, livros sobre arquitetura, mitologia egípcia e literatura infantojuvenil.

Em especial, no âmbito da literatura, coloquei algumas obras do Christian Jacq e também destaquei autores como Naguib Mahfouz (Nobel de Literatura) e Agatha Christie.

Vale ressaltar que a lista abaixo é apenas composta por sugestões. Nesse sentido, não se trata de uma seleção dos “melhores livros sobre Egito Antigo” ou qualquer coisa parecida.

Como em vários posts do Leia Para Viver, sempre busco divulgar muitos livros através de listas grandes mas, ainda assim, sempre faltará algum título importante.

Sendo assim, se desejar, deixe um comentário sugerindo outras leituras e livros sobre o assunto 🙂


Veja também:

[LISTA] 50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa conhecer
[LISTA] 12 ótimos livros sobre mitologia nórdica


Confira a lista com 27 livros sobre o Egito Antigo

• O Egito Antigo

Autor(a): Ciro Flamarion Cardoso
Editora: Brasiliense

Trecho da sinopse: Fugindo das abordagens convencionais do Egito Antigo, que costumam apresentá-lo como um mundo encantado de pirâmides mágicas, este livro analisa diretamente as estruturas econômicos-sociais e a história política da civilização egípcia. O estudo desses 2700 anos de estabilidade em língua, organização social e política, é desmistificador além de ser imprescindível para o entendimento do estágio intermediário entre uma organização tribal e uma sociedade de classes, regulada pelo Estado.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HwDcSO

 

• Religião e Magia no Antigo Egito

Autor(a): Rosalie David
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: O Antigo Egito será sempre um dos períodos mais fascinantes da história da humanidade. Tanto pela riqueza cultural quanto por todo o mistério que o envolve. Em Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David apresenta esse mundo intrigante e complexo, desde os oráculos e os videntes, os deuses e as deusas, até os cultos dos animais sagrados, os templos e os rituais da vida após a morte. Todos os aspectos da sociedade egípcia, da educação e do direito à medicina, do nascimento à morte, foram permeados pela religião e pela magia, e dominados por forças divinas do sol e do Nilo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DmpSxP

 

• História do Egito Antigo

Autor(a): Nicolas Grimal
Editora: Forense Universitária

Trecho da sinopse: Escrever uma História do Egito dos faraós não apresenta mais, nos nossos dias, o aspecto aventureiro que tal tentativa ainda conservava na virada do século XX. Diante dos progressos técnicos, novos métodos de trabalho provocaram a mudança do pensamento dos pesquisadores, e surgiu a ideia de que um caco de cerâmica pode ter um peso tão grande no entender um fato quanto um grão de pólen ou um fragmento de papiro. A partir desta multiplicação das fontes, o historiador vê-se obrigado a abrir seu método a diversas disciplinas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HxJSQx

 

• Egito Antigo – Contos de Deuses e Faraós

Autor(a): Marcia Williams
Editora: Ática

Trecho da sinopse: Repletas de mistério e aventura, as histórias dos faraós egípcios e de seus deuses ancestrais fascinam a humanidade há milhares de anos. Desde o mito da criação até a maldição de Tutancâmon e a queda de Cleópatra, a versão em quadrinhos de Marcia Williams dá vida nova aos mitos e maravilhas dessa civilização antiga.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2tLHSCc

 

• Egito Antigo

Autor(a): Sophie Desplancques
Editora: L&PM Pocket

Trecho da sinopse: Os mistérios que envolvem o Egito Antigo surpreendem os historiadores até hoje: como, em menos de dois milênios, a civilização egípcia, um povo de caçadores, pescadores e coletores, se transformou em um dos primeiros Estados do mundo? Este livro apresenta, com base nas últimas pesquisas, os grandes períodos da época faraônica e revela curiosidades como a origem do termo “faraó” e quem foi o criador da escrita hieroglífica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FDYhKn

 

• Desvendando o Egito

Autor(a): Sérgio Pereira Couto
Editora: Universo dos Livros

Trecho da sinopse: Este livro é um retrato do que o Egito possui de mais fascinante, incluindo a história de Tutancâmon e de outros importantes faraós, detalhes de como as pirâmides foram erguidas e o surgimento dos hieróglifos como uma das primeiras formas de escrita do mundo. Além disso, o leitor conhecerá mais a respeito das múmias e das histórias dos ladrões de túmulos, as maldições, o Vale dos Reis e a arte egípcia, tudo isso devidamente embasado no contexto histórico daquela exótica região.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2tMOSPj

 

• Cleópatra

Autor(a): Arlete Salvador
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: Reproduzida pelos pintores, biografada por escritores, representada por estrelas de cinema, Cleópatra é um dos grandes mitos da História. Optando por um olhar inovador e contemporâneo, a autora deste livro capta uma Cleópatra sedutora e fascinante, mas também culta e inteligente, uma mulher do nosso tempo no Egito de 20 séculos atrás. Cleópatra possuía uma cultura invejável: grande negociante, estrategista militar, falava pelo menos oito línguas e era versada em filosofia, alquimia e matemática.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dm8d9j

 

• The Oxford History of Ancient Egypt (em inglês)

Autor(a): Ian Shaw
Editora: OUP Oxford

Trecho da sinopse: The Oxford History of Ancient Egypt is the only book available providing detailed historical coverage of Egypt from the early Stone Age to its incorporation into the Roman Empire. The lively essays and beautiful illustrations portray the emergence and development of the distinctive civilization of the ancient Egyptians covering the period from 700,000 BC to ad 311. The authors – each working at the cutting edge of their particular fields – outline the principal sequence of political events, including detailed examinations of the three so-called Intermediate Periods previously regarded as ‘dark ages’.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Hy6tw7

 

• Writings from Ancient Egypt (em inglês)

Autor(a): Toby Wilkinson
Editora: Penguin Classics

Trecho da sinopse: The fascination that Ancient Egypt holds in our minds has many sources, but at the heart of it lie hieroglyphics. This extraordinary writing system was for many years seen as the ultimate puzzle, before finally being cracked in the 1820s. Preserved carved in stone or inked on papyri, hieroglyphic writings give a unique insight into an awe-inspiring but also deeply mysterious culture.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2tKiVXD

 

• Egiptomania

Autor(a): Margaret Bakos
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: O Egito é aqui. Mais de seis mil anos depois, a extraordinária civilização dos faraós – com suas pirâmides, obeliscos, múmias e hieróglifos – permanece bem viva ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Em nossas cidades, em nossas ruas, em nossa vizinhança – e até mesmo dentro de nossas casas – símbolos e referências à cultura egípcia estão por toda parte. Egiptomania convida a viajar por um universo fantástico, cheio de mistério e magia. Não é preciso ir até as margens do Nilo para reencontrar o fascínio da mais bela e enigmática civilização de todos os tempos. Egiptomania se encarrega de redescobri-la e trazê-la até nós.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DoxmA8

 

• O Enigma das Múmias

Autor(a): David E. Sentinella
Editora: Novo Século

Trecho da sinopse: A busca da imortalidade é um sonho que persegue a humanidade há séculos. Dois mil anos antes dos egípcios o Chinchorro – uma cultura perdida no Deserto do Atacama no Chile – já se utilizava de elaborados métodos de preservação dos seus mortos. A freqüente tentativa de enganar a morte por parte de antigas civilizações tornou a mumificação uma arte. O Enigma das Múmias procura esclarecer as dúvidas, tanto na perspectiva da medicina quanto da histórica, em torno desta arte de embalsamar os mortos. O autor, David E. Sentinella, ainda reúne na obra textos de jornalistas e pesquisadores sobre as misteriosas culturas que buscavam conservar os próprios corpos para a vida após a morte.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FGtDA7

 

• The Egyptian Book of the Dead (em inglês)

Autor(a): E. A. Wallis Budge
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Consisting of spells, prayers and incantations, each section contains the words of power to overcome obstacles in the afterlife. The papyruses were often left in sarcophagi for the dead to use as passports on their journey from burial, and were full of advice about the ferrymen, gods and kings they would meet on the way. Offering valuable insights into ancient Egypt, The Book of the Dead has also inspired fascination with the occult and the afterlife in recent years.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FQxTAk

 

• Cleópatra – Uma biografia

Autor(a): Stacy Schiff
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Uma das mulheres mais famosas que já existiram, Cleópatra governou o Egito durante 22 anos e até hoje permanece no imaginário de todos como símbolo de poder e beleza. É certo que o cinema e as artes contribuíram para a propagação do mito, afinal, a ideia mais próxima que temos de sua aparência é uma moeda cunhada com sua imagem e alguns dos fatos e datas históricas permanecem nebulosos. Nada disso, porém, faz com que essa personagem seja menos fascinante. Stacy Schiff consultou inúmeras fontes e apresenta um retrato surpreendente não apenas de uma das figuras mais marcantes da história, mas de toda uma época.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FH6SvM

 

• Uma Viagem pelo Nilo

Autor(a): Márcia Jamille Costa
Editora: Site Arqueologia Egípcia

Trecho da sinopse: Trabalhar com a Arqueologia Egípcia tem sido um sonho para milhares de pessoas, influenciadas pelas imagens bucólicas proporcionadas por catálogos e revistas todos os anos. Mas será que elas sabem do que esta disciplina trata? Ou mesmo o que de fato é Arqueologia? Uma Viagem Pelo Nilo é um livro inspirado no Arqueologia Egípcia, site voltado para a apresentação da Egiptologia tanto para o público leigo como para acadêmicos, brindando os leitores com dezenas de notícias advindas do Egito, algumas delas, inclusive, de cunho exclusivo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FTKAup

 

• Hieróglifos egípcios: Um curso de introdução à leitura e escrita do Antigo Egito

Autor(a): Antonio Fontoura
Editora: –

Trecho da sinopse: O objetivo desse livro é ensinar a você os princípios da leitura e decifração da antiga escrita hieroglífica egípcia. Ao final da obra você será capaz de ler estelas, textos de estátuas e templos, trechos de papiros.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FS7jqI

 

• Antigo Egito – O Novo Império

Autor(a): Martin Cezar Feijo
Editora: Ática

Trecho da sinopse: Neste livro você vai conhecer o mundo do Antigo Egito. Terra das pirâmides, das múmias, das tumbas suntuosas, dos faraós. Tudo isso faz parte da rica cultura de uma civilização que promoveu grandes avanços nos mais variados campos do conhecimento humano e influenciou de maneira permanente outros povos da África, Ásia e Europa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HwtzDq

 

• The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt (em inglês)

Autor(a): Richard H. Wilkinson
Editora: Thames & Hudson

Trecho da sinopse: This book examines the evolution, worship, and eventual decline of the numerous gods and goddesses―from minor household figures such as Bes and Tawaret to the all-powerful deities Amun and Re―that made Egypt the most theocratic society of the ancient world, and made Egyptians, according to Herodotus, “more religious than any other people.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FI9QA4

 

• Complete Temples Of Ancient Egypt

Autor(a): Richard H Wilkinson
Editora: Thames and Hudson

Trecho da sinopse: A comprehensive survey of all Egypt’s temples, from Luxor and Karnak to those in the delta, oases and Nubia. It traces the processes of building and decorating, how they functioned, and what happened when they were robbed and desecrated. It also discusses the Egyptian pantheon, rites and festivals.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DoElcy

 

• Cleópatra

Autor(a): Christian-Georges Schwentzel
Editora: L± Edição

Trecho da sinopse: Baseando-se nas recentes descobertas arqueológicas em Alexandria e na totalidade de documentos relativos à rainha do Egito (entre fontes literárias, papiros, moedas e esculturas da época), esta obra aborda Cleópatra para além do mito e traça um quadro completo do Egito antigo. Nada fica de fora, inclusive as várias versões sobre o polêmico suicídio da ambiciosa e sedutora soberana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FEawqg

 

• Nefertiti

Autor(a): Michelle Moran
Editora: Suma de Letras

Trecho da sinopse: Muitas lendas já se formaram em torno da figura histórica de Nefertiti, rainha do Egito no reinado do faraó Amenófis. Teria sido madrasta de Tutankhamon. Teria governado o Egito ao lado do marido ou até mesmo sozinha por alguns anos, após a morte dele. Teria caído em desgraça e desaparecido ou morrido subitamente por uma praga. Para além das dúvidas, o que anos de pesquisas já comprovaram é que a rainha teve papel importante na transformação do Egito em nação monoteísta. E o famoso busto exposto no Altes Museum, em Berlim, é a mais confiável evidência de sua beleza e imponência, simbolizadas pelo pescoço alto de que se orgulhava.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FPNWhK

 

• Contos E Lendas Do Egito Antigo

Autor(a): Brigitte Évano
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em Contos e lendas do Egito antigo, a vida dos deuses, dos faraós e dos homens comuns é narrada de um modo que faz tudo parecer muito perto de nós. Eles estão lá atrás no tempo, muito antes de Cristo, mas suas alegrias e seus problemas (grandes e pequenos) às vezes são muito semelhantes aos nossos. Khunapup, por exemplo, é um camponês como outro qualquer. Não gosta nada da idéia de tomar cerveja quente, só que às vezes ele não tem alternativa: quando precisa ir à cidade, deixa o oásis onde mora e faz um longo trajeto a pé – e nenhuma cerveja resiste ao sol escaldante do deserto que ele será obrigado a percorrer. Oásis, múmias, pirâmides, faraós: essas coisas todos nós conhecemos, mas Contos e lendas do Egito antigo nos mostra de onde elas vieram. Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1998, categoria tradução/jovem

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HxPt9v

 

• Ramsés (Série de livros)

Autor(a): Christian Jacq
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse (1º volume): Primeiro volume da saga do faraó Ramsés. que já vendeu mais de 11 milhões de exemplares em 29 países de todo o mundo. Ícone do Egito Antigo que reinou durante 67 anos. e cujos feitos estão talhados em esculturas nos templos egípcios. Ramsés é um adolescente de 14 anos que acalenta o sonho secreto de suceder seu pai. o faraó Sethi. no trono do Egito. Mas o herdeiro natural é Chenar. filho primogênito do faraó. Quando Sethi resolve iniciar Ramsés à sagrada e nobre função. as intrigas. provações e armadilhas mortais se multiplicam. entre elas a cobiça e a inveja do seu irmão mais velho. Toda a trajetória de lutas. poder e reconhecimento está presente nos cinco volumes da consagrada série.

– Para ler a sinopse completa ou comprar os livros da série, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dq9qMU

 

• O Faraó Negro

Autor(a): Christian Jacq
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Os templos do Norte do Egito estão desertos, os deuses foram esquecidos. Todos têm um único objetivo: a obtenção máxima de lucro. É o reinado da injustiça e da corrupção. Cinco séculos depois de Ramsés, o império, longe do esplendor do passado, parece caminhar rapidamente para a ruína irreparável. Um homem — um núbio — não aceitará essa fatalidade. Piankhy, “o Vivo”, o faraó negro, governa o reino do Sul com sabedoria e bondade. No coração, um único desejo: que os deuses voltem a residir no Egito unido, nutrido de justiça e amor. Mas o preço a pagar será muito alto para esse homem adepto da paz: ele terá que enfrentar o líbio Tefnakt.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2tKpR77

 

• Tutancâmon – O Último Segredo

Autor(a): Christian Jacq
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Cairo, 1951. Faruk, um tirano cruel e corrupto, reina no Egito. Convocado por uma carta anônima, o advogado americano Mark Wilder desembarca na terra dos faraós para descobrir… quem realmente é esse homem! No centro do bairro cristão do Cairo, ele conhece um religioso com estranhos poderes, descendente dos sumos sacerdotes de Amon, cujas revelações mudam completamente a sua vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2tKqaPj

 

• A morte no nilo

Autor(a): Agatha Christie
Editora: Casa dos Livros

Trecho da sinopse: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais… Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DoU6Ak

 

• A History of Ancient Egypt (em inglês)

Autor(a): Marc Van De Mieroop
Editora: Wiley-Blackwell

Trecho da sinopse: Outlining the major political and cultural events, A History of Ancient Egypt is an authoritative and accessible introduction to this fascinating ancient culture.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DoW8jG

 

• Three novels of ancient Egypt (em inglês)

Autor(a): Naguib Mahfouz
Editora: Everyman’s Library

Trecho da sinopse: Mahfouz reaches back thousands of years to bring us tales from his homeland’s majestic early history—tales of the Egyptian nobility and of war, star-crossed love, and the divine rule of the pharoahs. In Khufu’s Wisdom, the legendary Fourth Dynasty monarch faces the prospect of the end of his rule and the possibility that his daughter has fallen in love with the man prophesied to be his successor. Rhadopis of Nubia is the unforgettable story of the charismatic young Pharoah Merenra II and the ravishing courtesan Rhadopis, whose love affair makes them the envy of all Egyptian society. And Thebes at War tells the epic story of Egypt’s victory over the Asiatic foreigners who dominated the country for two centuries.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dmwcp3

Conclusão

Conhece outros livros sobre o Egito Antigo? Se você sentiu falta de mais livros sobre o Egito Antigo nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

2 Comentários


  1. Concordo com o Luiz, que comentou acima: O EGÍPCIO é fundamental!

    Responder

Deixe uma resposta