22 livros sobre máfia que você precisa conhecer

Existem vários livros sobre máfia disponíveis no mercado e, por esse motivo, separei 22 títulos excelentes que você precisa conhecer!

livros sobre máfia

O termo “máfia” vem de “mafiusu“, um adjetivo da língua siciliana que indica uma pessoa corajosa, que não tem medo de enfrentar desafios.

Com o passar dos anos, a palavra “máfia” passou a ser utilizada para destacar um tipo de quadrilha ou organização criminosa peculiar, marcada por utilizar um código de honra e por se infiltrar na sociedade, tanto para obter benefícios ilícitos, quanto para se proteger através de subornos.

É importante ressaltar que as máfias não se limitam ao território italiano, um equívoco muito comum.

Sem dúvida que a “Cosa Nostra” e “Camorra” estão entre as mais conhecidas mas também temos casos como a “Yakuza” (máfia japonesa) ou “Bratski Krug” (máfia da Rússia).

Além dos inúmeros livros sobre máfia, esses grupos criminosos foram (e continuam sendo) uma importante fonte de inspiração para o cinema.

Você pode não ter assistido mas, certamente, já ouviu falar do filme “O Poderoso Chefão” (1972, Francis Ford Coppola), protagonizado por Marlon Brando como “Don Vito Corleone” e Al Pacino como “Michael Corleone”.

Este filme, que é uma adaptação da obra mais importante do escritor ítalo-americano Mario Puzo (1920-1999), foi indicado a 10 Oscars e recebeu 3 premiações (Melhor filme; Melhor ator; Melhor roteiro adaptado).

Outros filmes importantes sobre máfia são: “Os Infiltrados” (2006), “Scarface” (1983) e “Goodfellas” (1990).


Se você tem interesse em conhecer um pouco mais do assunto, a lista de hoje é composta por 22 excelentes livros sobre máfia.

Confira, logo abaixo, a lista completa!

Veja também:


Confira a lista com livros sobre máfia

• O Poderoso Chefão

Autor(a): Mario Puzo
Editora: Record

Trecho da sinopse: “Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, até hoje, a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Assim, todas as suas vontades se tornam realidade.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zTaUO7

 

• O Último Chefão

Autor(a): Mario Puzo
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: “Vinte e oito anos após lançar seu livro mais conhecido. O poderoso chefão. Mario Puzo volta a embrenhar-se nos bastidores da máfia americana. Em O último chefão. porém. mistura ao crime organizado dois outros universos que conhece muito bem: os bastidores de Hollywood e de Las Vegas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Eizziq

 

• Gomorra

Autor(a): Roberto Saviano
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: “O cenário tem nomes glamourosos como Angelina Jolie, entre outras celebridades do jet-set internacional. Mas o glamour pára por aí. Esta incrível e perturbadora viagem ao criminoso mundo dos negócios da Camorra começa e termina sob o signo das mercadorias, do seu ciclo de vida, de sua “linha de produção”. As mercadorias “frescas”, logo que nascem — objetos de plástico, roupas de grife, videogames, relógios —, desembarcam diariamente no porto de Nápoles para serem armazenadas e escondidas em prédios propositalmente esvaziados de tudo. Já as mercadorias “mortas”, vindas de toda a Itália e de boa parte da Europa, sob a forma de resíduos químicos, material tóxico e até mesmo cadáveres e esqueletos humanos, são clandestinamente “despejadas” nas terras da região da Campânia. E lá contaminam, dentre toda a população, os próprios boss da Camorra, que constroem, sobre aqueles terrenos, suas mansões luxuosas e nababescamente absurdas — datchas russas, villas hollywoodianas, verdadeiras catedrais de cimento ornadas com os mais preciosos mármores —, que não servem somente para demonstrar a conquista do poder, mas também para revelar utopias delirantes, pulsões messiânicas e obscurantismos milenares.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CvV6U8

 

• Zero Zero Zero

Autor(a): Roberto Saviano
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Não há mercado tão rentável quanto o da cocaína. Nem investimento financeiro de retorno mais rápido. A partir dessa constatação aterradora, Roberto Saviano mapeia o tráfico internacional da droga, mostra quem são seus personagens e revela suas conexões com a economia formal e o mercado financeiro. Zero Zero Zero é a mais fina, pura e cara farinha de trigo, bem como a gíria pela qual os traficantes europeus se referem à cocaína de melhor qualidade. Em seu livro mais recente, Roberto Saviano traça um painel impressionante de como o pó branco liga as principais praças comerciais do mundo e impõe suas tenebrosas regras, seus códigos morais e exércitos, direta ou indiretamente, a todos nós.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zT8T4r

 

• Coisas Da Cosa Nostra – A Máfia Siciliana Vista Por Seu Pior Inimigo

Autor(a): Giovanni Falcone e‎ Marcelle Padovani
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: “Inimigo público número um da máfia italiana, o juiz Giovanni Falcone dedicou 11 anos de sua carreira ao combate à Cosa Nostra. Assassinado em 1992 pelo grupo mafioso, Falcone relata detalhes impressionantes do funcionamento da organização nesta coletânea de 20 entrevistas concedidas à jornalista Marcelle Padovani, em 1991.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2lvzteT

 

• McMáfia

Autor(a): Misha Glenny
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Quando um sindicato do crime convence um Estado poderoso a concordar ou cooperar com suas negociatas, tem em mãos a senha mágica para a gruta dos tesouros de Aladim. Porque não existe organização criminosa mais bem-sucedida do que a que conta com apoio estatal”, diz Misha Glenny a certa altura de McMáfia . O livro, de certa forma, é a comprovação cabal e a ilustração sistemática dessa afirmação. O crime organizado, que cresceu e se ramificou em todo mundo a partir do colapso do comunismo soviético e da liberalização geral dos mercados, chega a movimentar cerca de 20% do PIB global, e conta quase sempre com algum grau de participação do poder político e dos detentores “legais” do capital.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2lw5nId

 

• História da Máfia Siciliana – Cosa Nostra

Autor(a): John Dickie
Editora: Edições 70

Trecho da sinopse: “Cosa Nostra é a história da máfia siciliana, a organização criminosa mais famosa em todo o mundo, mas também a mais misteriosa, e que durante muitos anos permaneceu envolta num véu de secretismo e numa aura romanesca, a que não é estranha a sua representação na literatura e no cinema. A obra traça-nos a história desta organização cujas raízes se confundem com a formação do Estado italiano.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ElYeTr

 

• Irmandades de Sangue

Autor(a): John Dickie
Editora: Edições 70

Trecho da sinopse: “A Cosa Nostra está longe de ser a única organização criminosa a constituir um dos maiores perigos em Itália e no mundo, uma vez que o Sul do país alberga também mais duas grandes máfias: a Camorra, de origem napolitana, e a Ndrangheta, cada vez mais poderosa, oriunda da região pobre e isolada da Calábria. Cada uma destas irmandades de sangue tem os seus próprios métodos, os seus rituais obscuros, o seu estilo muito próprio de crueldade e corrupção.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2lwKVH6

 

• Mais Escuro Que a Meia-Noite

Autor(a): Salvo Sottile
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: “Emocionante, impiedoso, autêntico: o romance sobre a Cosa Nostra que todos devem ler. Mais Escuro que a Meia-Noite, de Salvo Sottile, é um romance de sangue, amor e morte, ao qual a pena prudente e afiada do autor imprime um ritmo cinematográfico, com sequências emocionantes que se sucedem num imprevisível suspense. Uma história de máfia que não cede à retórica nem aos estereótipos do gênero e compõe um quadro vibrante, de rara potência dramática.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EnUlNI

 

• História da Máfia – Das Origens aos Nossos Dias

Autor(a): Salvatore Lupo
Editora: UNESP

Trecho da sinopse: “A Máfia permanece por mais de cem anos sob os refletores da imprensa, da política, da economia, dos juristas e dos inquéritos policiais. Um fenômeno aparentemente típico de um universo tradicional sobreviveu à modernização e surpreendeu muita gente que imaginava que esse tipo de organização desapareceria quando fosse ouvido o primeiro apito de uma locomotiva nas regiões do desolado interior siciliano.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Ep9Hla

 

• GoodFellas (em inglês)

Autor(a): Nicholas Pileggi
Editora: Faber And Faber

Trecho da sinopse: “Henry Hill grows up in the 1950s, in a Brooklyn neighbourhood where Italian-American gangsters walk tall in the streets, commanding the respect of their peers. Young Henry dreams that one day he too might be a professional ‘wiseguy’ – a ‘goodfella’. His wishes come true with remarkable speed once he teams up with renowned hoodlum Jimmy Conway and his alarmingly psychotic pal Tommy DeVito.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DEYag2

 

• Tóquio Proibida

Autor(a): Jake Adelstein
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Em Tóquio proibida , Adelstein narra em ritmo de thriller os doze anos que passou no jornal, investigando casos de sequestro, pornografia infantil, extorsão e tráfico de órgãos. Por trás de tudo, paira a sombra da yakuza , a poderosa máfia japonesa.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DBzmWv

 

• Educação Siberiana

Autor(a): Nicolai Lilin
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: “Publicado originalmente na Italia, onde alcancou sucesso de critica e de vendas, Educacao siberiana e um relato chocante do submundo de uma comunidade de criminosos russos. Nicolai Lilin, o autor, cresceu em uma terra de ninguem na ex-Uniao Sovietica e desde cedo conviveu com um mundo violento, ditado por seus proprios codigos de conduta.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zT1aTV

 

• Honra Teu Pai

Autor(a): Gay Talese
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Poucas mitologias de nosso tempo causam tanto fascínio quanto a máfia, e não por acaso esse universo já rendeu obras-primas como O poderoso chefão , Os bons companheiros e, mais recentemente, a série de tevê Família Soprano . Lançado em 1971, Honra teu pai (publicado originalmente no Brasil como Honrados mafiosos ) é um livro-reportagem sobre os meandros desse mundo, centrado na história de Joseph “Joe Bananas” Bonanno, que controlava uma das chamadas Cinco Famílias de Nova York, e de seu filho Salvatore “Bill” Bonanno, protagonista de uma sangrenta guerra entre mafiosos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CgR7yd

 

• O Chefão dos Chefões

Autor(a): Vito Bruschini
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Abrangendo um período que vai de 1919 a 1943, este livro se inscreve na melhor tradição dos romances de máfia. Não só: ao ficcionalizar os vários elementos que contribuíram para a formação da Cosa Nostra, Vito Bruschini traça um painel da história e das tensões sociais que prepararam o surgimento dessa organização.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DCTfMS

 

• Mafia Export

Autor(a): Francesco Forgione
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: “A ideia, segundo o autor, surgiu com a seguinte pergunta: diante dessa força econômica e dessa capacidade financeira, quantas necessidades, quantos interesses e quantas classes sociais vivem, se alimentam ou enriquecem graças à presença e às atividades das máfias? O livro traz histórias que dão uma ideia vívida e real de um fenômeno que já se tornou estrutural. Complementado com mapas da difusão das máfias italianas no mundo e das rotas das drogas, mostra o deslocamento das famílias por todos os continentes do planeta. Forgione prova que o faturamento anual da “ndrangheta, da Cosa Nostra e da camorra é de cerca de 130 bilhões de euros, sendo superior ao PIB de três pequenos países europeus, e considerando-se que quase 10% da população ativa no sul da Itália trabalha na “indústria mafiosa” -, não há como não se espantar.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zSR2L2

 

• As Gangues De Nova York

Autor(a): Hebert Asbury
Editora: Globo

Trecho da sinopse: A obra “As gangues de Nova York” enfoca a história de Nova York desde os anos 1840 até 1863, ano marcado por tumultos sangrentos por causa do recrutamento obrigatório. Nesse período, os limites entre o gangsterismo e a política eram bastante indistintos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CibkDT

 

• Cosa Nostra no Brasil – A História do Mafioso que Derrubou Um Império

Autor(a): Leandro Demori
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Se nos dias de hoje a máfia italiana não parece contar com o mesmo tipo de poder que a tornou lendária em filmes e livros, durante praticamente todo o século XX essa entidade misteriosa comandou um império do crime. Um dos principais nomes da ascensão da máfia moderna foi também um dos homens que a derrubou. Tommaso Buscetta foi o delator mais infame da Cosa Nostra, condenando centenas de mafiosos à prisão. Preso duas vezes no Brasil e torturado pela ditadura militar, Buscetta foi também um dos responsáveis por incluir o Brasil na rota internacional do crime. Nesta reportagem explosiva de Leandro Demori, narrada em ritmo de thriller, documentos até agora inéditos revelam um dos capítulos mais tenebrosos da máfia e da história recente do Brasil.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DEZGyK

 

• O Traidor

Autor(a): Jimmy Breslin
Editora: Larousse

Trecho da sinopse: Ler ‘O traidor’ é como olhar pelo buraco da fechadura para pessoas e lugares que definiram a Máfia nos Estados Unidos – personagens do crime organizado interligados com o próprio traidor, Burt Kaplan, testemunha principal no julgamento de dois policiais apontados como matadores em oito execuções de gangues.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DD35y7

 

• Aliança do Crime

Autor(a): Dick Lehr e Gerard O’Neill
Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: “Inspiração para o filme homônimo estrelado por Johnny Depp, Aliança do crime narra a vida do lendário gângster James “Whitey” Bulger, um dos criminosos mais cruéis e notórios da história dos Estados Unidos. Considerado em certa época o segundo nome na lista de mais procurados do FBI, atrás apenas de Osama bin Laden, James “Whitey” Bulger construiu um impressionante império do crime. Na década de 1980 ele aterrorizou a cidade de Boston praticamente sem ser importunado pela lei. Houve quem atribuísse isso a suas conexões políticas, pois James era irmão do influente William Bulger, presidente do Senado Estadual de Massachusetts. Os dois tinham reputação de astutos e inescrupulosos, mas, provou-se mais tarde, o anjo de James tinha outro sobrenome: Connolly.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DF1VSR

 

• A Família Corleone

Autor(a): Ed Falco (Baseado em um roteiro de Mario Puzo)
Editora: Record

Trecho da sinopse: “Nova York, 1933. Enquanto os Estados Unidos afundam na Grande Depressão, as associações criminosas prosperam com a venda de álcool e outros negócios escusos. Porém, percebendo a proximidade do fim da Lei Seca, uma guerra entre as famílias ligadas à máfia é inevitável, iniciada pela poderosa família de Guiseppe Mariposa, o que irá determinar qual organização ascenderá e qual será eliminada. Nesse cenário, Vito Corleone busca o melhor para sua família, distanciando-a de suas atividades, mas seu filho mais velho Sonny não está inclinado a se afastar e seu filho adotivo Tom Hagen parece estar cada vez mais envolvido. Então resta ao justo e implacável Don garantir que o legado dos Corleones seja mantido.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ChjQD0

 

• Operação Segredos De Família

Autor(a): Frank Calabrese Jr.
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: “Na década de 1990, o FBI conduziu uma operação que desmontou um dos braços mais importantes do crime organizado nos Estados Unidos: a centenária máfia de Chicago, conhecida como “a Organização”, da qual fez parte Al Capone. Frank Calabrese Jr. foi a chave para o sucesso da ação, colaborando com a investigação e entregando o próprio pai, numa atitude que pode ser considerada não apenas como violação das leis de ética do crime organizado, mas dos princípios da própria família.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ClQ1QZ

Conclusão

Conhece outros livros sobre máfia? Se você sentiu falta de mais livros sobre máfia nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta