22 ótimos livros sobre futebol que você precisa conhecer

Grandes nomes da literatura já publicaram excelentes livros sobre futebol. Na lista de hoje, separei 22 títulos que qualquer apaixonado por futebol precisa conhecer.

livros sobre futebol

Criado na Inglaterra em meados do século XIX, o futebol se tornou o esporte mais difundido e popular no mundo.

Podemos perceber isso através da Copa do Mundo de Futebol. Este é o evento que mais atrai espectadores ao redor do planeta, superando inclusive os Jogos Olímpicos.

No Brasil, o futebol não é apenas um esporte mas, também, é parte da nossa cultura.

Se tiver interesse, indico um excelente texto do Leandro Stein que nos mostra a importância do futebol na formação da identidade cultural do brasileiro.

Sobre a lista

Por se tratar de uma paixão nacional, vários autores brasileiros já declararam seu amor pelo futebol e escreveram excelentes livros sobre o assunto.

Entre eles, temos nomes como Nelson Rodrigues, Carlos Drummond e Moacyr Scliar.

No entanto, na presente lista de livros sobre futebol, tentei conciliar obras de escritores brasileiros e estrangeiros.

Nesse aspecto, citei alguns trabalhos importantes de autores como Eduardo Galeano, Jonathan Wilson, Bill Buford, Andy Dougan, entre outros.

Uma das preocupações que tive ao preparar esta lista de livros sobre futebol foi de apresentar diversos gêneros.

Sendo assim, inseri romances, contos, crônicas, ensaios, livros de história, livros técnicos etc.

Bom, é isso. Espero que goste da lista!


Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.


Veja também:

[LISTA] 40 ótimos livros da literatura argentina

[LISTA] 50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa conhecer


Confira a lista com 22 livros sobre futebol

• Futebol Ao Sol E À Sombra

Autor(a): Eduardo Galeano
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Acima do futebol está a lenda. Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em seu lado sombrio um mundo à parte, onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jd8q6P

 

• Fechado por Motivo de Futebol

Autor(a): Eduardo Galeano
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Aqui estão reunidos todos os outros textos do autor sobre esse esporte capaz de despertar emoções coletivas, alguns já publicados esparsamente em livros, mas também vários inéditos e verdadeiros achados, como a crônica em que chama Che Guevara de “traidor” por ter trocado o futebol pelo beisebol em Cuba.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Lm4GfM

 

• A Colina dos Suspiros

Autor(a): Moacyr Scliar
Editora: Moderna

Trecho da sinopse: Futebol, em Pau Seco, é o que move ou paralisa a cidade. O estádio fica ao lado do cemitério. Rubinho, a possível salvação dos paussequenses, é o jogador revelação da cidade, mas sofre uma humilhação pública, ao revelar seu medo de marcar um gol em frente ao túmulo do falecido ídolo Bugio. Desaparece, e só tem um desejo – vingança.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Lm26Xe

 

• Entre Os Vândalos

Autor(a): Bill Buford
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Há uma epopeia previsível que se deflagra todas as semanas em meio à aparente tranquilidade das cidades europeias – inglesas em particular. É uma aventura de sangue e estilhaços de vidro. De pânico, ultraje, brutalidade. De estupidez e covardia. O protagonista dessa epopeia é ninguém e todos, ao mesmo tempo. Trata-se da multidão, entidade que se forma com aparente espontaneidade e se lança contra indivíduos e cidades com fúria arrasadora. É preciso ser parte física da multidão para sentir a sua selvagem embriaguez. Para isso, nada melhor que se tornar um holligan honorário, como fez o jornalista Bill Buford durante quatro anos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JeJbAY

 

• Futebol E Guerra

Autor(a): Andy Dougan
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Futebol & guerra desvenda a verdade por trás do histórico embate entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelo que restou do glorioso Dínamo de Kiev. Fascinante e comovente, mostra como a equipe do Dínamo – considerado o melhor time de futebol da Europa pré-guerra – foi reformulada como F.C. Start, vencendo de forma brilhante todas as partidas que jogou e levantando o ânimo do povo na Kiev ocupada pelos nazistas. Em 1942, nessa partida de futebol contra a Luftwaffe, a equipe defendeu a honra da cidade e ousou enfrentar, em todos os sentidos da palavra, os alemães.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M0gOEl

 

Espanhonáticos - dicas de espanhol

 

• Quando É Dia de Futebol

Autor(a): Carlos Drummond
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Publicados em sua maioria nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil , nos quais o autor ocupou cadeira cativa durante muitos anos, os textos de Quando é dia de futebol mostram um Carlos Drummond de Andrade atento ao futebol em suas múltiplas variantes: o esporte, a manifestação popular, a metáfora que nos ajuda a entender a realidade brasileira. São crônicas e poemas escritos a partir da observação do autor sobre campeonatos, Copas do Mundo, rivalidades entre grandes times e lances geniais de Pelé, Mané Garrincha e outros.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sIb0GO

 

• A pátria de chuteiras

Autor(a): Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Nelson Rodrigues marcou um lugar indiscutível, revolucionário no teatro. No entanto, o Nelson cronista, o comentarista de futebol, não é menos importante. Nelson Rodrigues foi o escritor brasileiro que “leu”, “releu” nosso país pelo campo, pela bola, pelos craques.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JiDGwY

 

• Dando Tratos à Bola – Ensaios Sobre Futebol

Autor(a): Hilário Franco Júnior
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em sessenta ensaios — entre inéditos e já publicados na imprensa e sites especializados, em versão revista e ampliada —, o historiador Hilário Franco Júnior convida o leitor a fazer uma reflexão sobre este que é indiscutivelmente o maior esporte brasileiro: o futebol.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Hntl0T

 

• A Dança dos Deuses

Autor(a): Hilário Franco Júnior
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: O autor nos convida a refletir sobre os sentidos ocultos em toda a ritualização do mundo esportivo, nos nomes dos times, nas cores das camisas, nos escudos, e ainda recorre a Freud para examinar a fascinação que o esporte exerce. Com erudição, mas em linguagem acessível, Hilário Franco Júnior leva ao limite, neste estudo, a idéia de que o futebol é uma imitação de vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sFHzFe

 

• 22 Contistas em Campo

Autor(a): Flávio Moreira da Costa (org.)
Editora: Ediouro

Trecho da sinopse: Com lançamento simultâneo com editoras da Alemanha, Itália e Portugal, a Ediouro está editando 22 contistas em campo, mais uma antologia de Flávio Moreira da Costa, reunindo os melhores contos brasileiros sobre futebol, incluindo ainda um inglês (Patrick Kennedy) e dois uruguaios (Horacio Quiroga e Mario Benedetti). Raquel de Queiroz, Plínio Marcos, Rubem Fonseca, Luís Vilela, Moacyr Scliar e Ignácio de Loyola são alguns dos brasileiros escalados.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LnWtYh

 

• Escola Brasileira de Futebol

Autor(a): Paulo Vinícius Coelho
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: O jornalista esportivo mais original de todos os tempos em um livro que destrincha, de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar bola. Por que o Brasil forma tantos jogadores? O futebol brasileiro é conhecido e admirado no mundo inteiro, mas, por algum motivo, a escola brasileira de futebol nunca foi registrada em nenhum livro. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisa os diversos esquemas táticos utilizados por times consagrados e pela vitoriosa seleção brasileira, buscando entender como o futebol brasileiro evoluiu ao longo de décadas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Lr3hVo

 

• Os 55 maiores jogos das copas do mundo

Autor(a): Paulo Vinicius Coelho
Editora: Panda Books

Trecho da sinopse: Para esta edição atualizada, com novo projeto gráfico e fotos inéditas, PVC incluiu os cinco maiores jogos da Copa de 2006: Itália 2 X 0 Alemanha, Itália 1 X 1 França, Argentina 6 X 0 Sérvia, Portugal 1 X 0 Holanda, França 1 X 0 Brasil. PVC utilizou os vastos conhecimentos táticos para contextualizar uma época e recontar cada partida com novos fatos. Nas partidas mais importantes, o autor ilustrou a jogada, mostrando detalhes do lance. De 1930 a 2006, confira os 55 maiores jogos que marcaram as Copas do Mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M21YwV

 

• Como O Futebol Explica O Mundo

Autor(a): Franklin Foer
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: O futebol é mais do que um esporte, ou mesmo um modo de vida; abrange questões complexas que ultrapassam a arte do jogo. Envolve interesses reais – capazes de arruinar regimes políticos e deflagrar movimentos de libertação. Os clubes de futebol espelham classes sociais e ideologias políticas, e frequentemente inspiram uma devoção mais intensa que as religiões. Para realizar esse amplo e perspicaz trabalho de reportagem, Franklin Foer viajou o mundo – da Itália ao Irã, do Brasil à Bósnia, analisando o intercâmbio entre o futebol e a nova economia global.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sJ0oHp

 

• Veneno Remédio

Autor(a): José Miguel
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Os estudos de grande abrangência sobre o futebol, ao abordar as questões políticas, sociais, econômicas e comportamentais em torno do esporte, costumam deixar de lado o essencial: o jogo em si, aquilo que faz dele uma atividade capaz de apaixonar bilhões de pessoas dos mais remotos cantos do mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2HoDmLl

 

• Febre de Bola

Autor(a): Nick Hornby
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Nas suas memórias de torcedor fanático, Nick Hornby conta como se tornou um apaixonado pelo futebol, o que a obsessão pelo time do Arsenal significou em suas escolhas e por que ele considera esse esporte uma metáfora perfeita da vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sJ1C5t

 

• O Drible

Autor(a): Sérgio Rodrigues
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Craque no jogo de vozes narrativas, Sérgio Rodrigues conta um drama entre pai e filho, recupera episódios sombrios da história recente do país e faz uma celebração do futebol raras vezes empreendida na literatura brasileira.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LV4vct

 

• Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Autor(a): Jones Rossi e Leonardo Mendes Jr.
Editora: LeYa

Trecho da sinopse: Um golaço nas velhas ideias sobre uma das maiores paixões nacionais. O jeito mais fácil de parecer especialista em futebol é repetir ideias com as quais quase tudo mundo concorda. Seleção brasileira de 82? Basta dizer que “foi a melhor que já tivemos, apesar de não ter conquistado o Mundial” e pronto: a turma do sofá vai te passar uma latinha e te olhar com respeito durante o jogo. Também é assim quando se fala sobre o Ricardo Teixeira (“Frio, mesquinho, sem escrúpulos!”) ou o Galvão Bueno (“Esse não entende nada de futebol!”). São esses mitos o alvo do Guia Politicamente Incorreto do Futebol.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kOW5qD

 

• Os beneditinos

Autor(a): José Trajano
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: O narrador desta deliciosa trama não está em seus melhores dias. Perdeu o emprego de jornalista, vive só, no bairro da Mooca, e tem de cuidar da saúde, que não anda boa.
A vida lhe reserva poucos momentos de felicidade: assistir às partidas do Juventus, o Moleque Travesso, que o faz se lembrar do América, seu time do coração. Tomar ocasionalmente uma cerveja com petiscos. E se dedicar às suas partidas de futebol de botão contra veteranos do bairro. Suas perspectivas mudam, no entanto, ao folhear uma revista na sala de espera de seu dentista e encontrar a manchete: “Será em Londres o 1º Mundial de walking football”. Futebol andando? Com a ajuda de seu filho, ele descobre mais sobre essa categoria, reservada aos que já passaram da flor da idade, em que não se pode, em momento nenhum da partida, tirar os dois pés do chão.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M2nLEW

 

• O Negro no Futebol Brasileiro

Autor(a): Mario Filho
Editora: Mauad

Trecho da sinopse: Esta edição traz um Caderno Especial com a trajetória de Mario Filho, assinada pelo neto e jornalista Mario Neto, com fotos e perfis de alguns dos primeiros craques negros e mulatos do futebol brasileiro, com o texto assinado pelo historiador Gilberto Agostino. Este Caderno chega ao final com a história da imagem da capa, do artista plástico Rebolo, que também foi jogador de futebol, e que mostra pioneiramente na arte brasileira uma cena de jogadores em campo: o negro driblando o próprio Rebolo, que se auto-retrata.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2swWhPo

 

• A pirâmide invertida: A história da tática no futebol

Autor(a): Jonathan Wilson
Editora: Editora Grande Área

Trecho da sinopse: Prepare-se para conhecer a “bíblia da tática”. Em A pirâmide invertida, o britânico Jonathan Wilson refaz todo o roteiro histórico da tática no futebol. Desde as origens do jogo, quando o caos ainda reinava, seus relatos percorrem a já longínqua era dos cinco atacantes, passam pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chegam enfim aos tempos modernos, em que a “pirâmide” se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem na linha de frente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kRwqO8

 

• O Segundo Tempo

Autor(a): Michel Laub
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: No dia 12 de fevereiro de 1989, Grêmio e Internacional entraram no gramado do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para aquele que ficou conhecido como o mais importante confronto da história do esporte gaúcho – o chamado Gre-Nal do século. Na arquibancada, um garoto de quinze anos divide-se entre a atenção aos lances do campo e um dilema: dar ou não a Bruno, o irmão caçula ao seu lado, a notícia que vai mudar radicalmente a vida de ambos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jzlrad

 

• Gigantes do Futebol

Autor(a): João Máximo
Editora: Civilização Brasileira

Trecho da sinopse: João Máximo e Marcos de Castro vestiram as camisas de técnicos de futebol e com maestria escalaram a seleção brasileira de todos os tempos neste novo Gigantes do futebol brasileiro. Quase 45 anos depois da primeira edição, escrita pelos dois então jovens jornalistas, esta versão traz nove craques a mais e corrige duas ausências consideradas imperdoáveis pelos torcedores e pelos próprios autores: Ademir e Didi.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JxE1iL

 

Conclusão

Conhece outros livros sobre futebol? Se você sentiu falta de mais títulos que falam sobre futebol nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

1 comentário


  1. Alô amigo, primeiro elogio a lista. São muitas recomendações e tem coisa boa no conteúdo, o livro de Nelson Rodrigues é leitura obrigatória para quem deseja fazer um jornalismo esportivo de qualidade. A obra consiste em crônicas do autor sobre as partidas que assistia.

    Um espetáculo que foge do padrão jornalístico de fazer reportagens utilizando a técnica do lide ensinada na faculdade: responder as seis perguntas (“o quê?” “Quem?” “Como?” “Onde?” “quando?” “Por quê?”)

    Faço outras indicações: “Gol da Alemanha”, “Mourinho Rockstar”, “Guardiola Confidencial”, “Guardiola: a evolução” e “Soccer: sucesso em Seattle”.

    Abraço.

    Att: Octávio Augusto, jornalista de Belém/PA e criador do blog janeladoesporte.wordpress.com

    Responder

Deixe uma resposta