50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa conhecer

Confira, logo abaixo, uma lista com 50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial que qualquer interessado pelo assunto precisa conhecer.

livros sobre a segunda guerra mundial
50 livros sobre a segunda guerra mundial

A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) é, certamente, um dos temas históricos mais pesquisados e estudados ao longo dos anos.

Cabe destacar que isso não se limita ao universo dos historiadores. Poucos assuntos foram tão explorados quanto esse conflito militar, vastamente abordado no cinema, séries, literatura etc.

A magnitude do evento foi tão significativa que interferiu na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Não é por menos que os livros sobre a Segunda Guerra Mundial estão entre os mais procurados por aqueles que se interessam pela história contemporânea.

Diversas obras já foram publicadas no Brasil mas, sem dúvida alguma, ainda existe uma enorme quantidade de livros que não possuem qualquer tradução para o português.

Pensando em preparar uma espécie de guia para os interessados nesse assunto, montei uma lista com 50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial seguindo alguns critérios que explico em detalhes logo abaixo.

Observações sobre a lista com livros sobre a Segunda Guerra Mundial

Qualquer lista de um assunto tão vasto como a Segunda Guerra Mundial sempre será, inevitavelmente, incompleta.

Por esse motivo, atento que a seleção de livros sobre a Segunda Guerra Mundial é composta por sugestões de leitura, sem nenhum tipo de ranking.

Nesse sentido, não se trata de uma lista estilo “Top 50” ou de “Melhores Livros”, pois definir algo deste tipo é praticamente impossível.

Priorizei inserir livros de Segunda Guerra publicados no Brasil e que falam sobre os seguintes aspectos:

  • Conflitos em si
  • Estratégias militares
  • Contexto político
  • Pré-guerra
  • Livros de relatos

Vale ressaltar que a lista não é sobre a Alemanha Nazista especificamente mas, mesmo assim, coloquei algumas biografias do Hitler (que são fundamentais) e algumas obras sobre o Nazismo.

Livros que tratam exclusivamente de assuntos como holocausto e pós-guerra não foram inseridos nessa lista.

Aqui no blog já dispomos de um post com 17 livros sobre o holocausto, enquanto o tema do pós-guerra será utilizado em uma lista futura.

Espero que goste desta lista de livros sobre a Segunda Guerra Mundial e que a mesma seja útil em futuras pesquisas sobre o tema!


Veja também:


Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.


Confira a lista com 50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial

• Inferno: O mundo em guerra 1939-1945

Autor(a): Max Hastings
Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: Para muitos historiadores, nenhum outro acontecimento da história da humanidade teve o impacto da Segunda Guerra Mundial, que entre 1939 e 1945 abalou as vidas de centenas de milhões de pessoas em todo o planeta. Jornalista especializado na cobertura de conflitos, com vinte livros publicados, o inglês Max Hastings traça, em apenas um volume, um vasto painel da guerra em todos os fronts, colocando em primeiro plano o testemunho de pessoas comuns, obtido em cartas, diários, livros de memórias e depoimentos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bxrtnl

 

• A Segunda Guerra Mundial

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Record

Trecho da sinopse: A maior guerra de todos os tempos, de um jeito que você nunca viu. Ao empregar o ímpeto narrativo que fez de seus livros Stalingrado, Berlim 1945 e Dia-D best-sellers internacionais, Antony Beevor apresenta os vários aspectos da Segunda Guerra de um modo completamente novo. Com base nas pesquisas e informações mais atuais a respeito do tema, e por meio de um texto claro e apaixonante, Beevor traça um panorama que se estende do Atlântico Norte ao Pacífico Sul.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2o10bxI

 

• A Segunda Guerra Mundial – Os 2.174 Dias que Mudaram o Mundo

Autor(a): Martin Gilbert
Editora: Casa da Palavra

Trecho da sinopse: A história completa e definita da guerra que mudou o mundo! A Segunda Guerra Mundial foi o conflito global mais destrutivo da história. Quarenta milhões de pessoas morreram durante os 2.174 dias desde o ataque da Alemanha contra a Polônia, em setembro de 1939, até a rendição do Japão, em agosto de 1945. Nestas páginas, Martin Gilbert narra cada dia, semana, mês e ano de avanço do terrível rolo compressor de morte e destruição que se alastrou por vários países.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GfZI1J

 

• A Chegada do Terceiro Reich

Autor(a): Richard J. Evans
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: Neste A chegada do Terceiro Reich, Richard Evans, um dos mais importantes estudiosos da história alemã, apresenta uma profunda análise sobre a chegada de Hitler ao poder e o colapso da civilização na Alemanha nazista.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CoN4L9

 

• Terceiro Reich no Poder

Autor(a): Richard J. Evans
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: Como foi que os nazistas conquistaram o coração e a mente dos cidadãos alemães, distorceram a ciência e a cultura e colocaram o país no caminho de outra terrível guerra? Neste segundo volume da trilogia que conta a história do Terceiro Reich, o renomado historiador Richard J. Evans traz o relato definitivo da ditadura de Hitler entre 1933 e 1939, e mostra a impressionante nuvem de terror que se apoderou da Alemanha depois de os nazistas tomarem o poder.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CmWAPf

 

• Terceiro Reich em Guerra

Autor(a): Richard J. Evans
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: O aclamado relato de Richard Evans mostra como uma sociedade inteira mergulhou nesse conflito – de generais e soldados a ativistas da Juventude hitlerista e donas de casa da classe média –, mapeando os acontecimentos desde a invasão da Polônia e a Batalha de Stalingrado até os planos de Hitler para o assassinato em massa de judeus e, por fim, seu suicídio. O Terceiro Reich em guerra é uma obra-prima histórica, que revela como a Alemanha lançou-se impetuosamente à destruição de si mesma e de um continente inteiro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BZgzaR

 

• Ascensão e Queda do Terceiro Reich

Autor(a): William L. Shirer
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Ascensão e Queda do Terceiro Reich, do jornalista e escritor norte-americano William L. Shirer, é uma obra que relata a história da Alemanha nazista e é considerada uma das melhores e mais importantes sobre este assunto. Shirer, um repórter da rádio CBS, esteve na Alemanha durante muitos anos até dezembro de 1940, quando a crescente censura das suas emissões pelos Nazistas tornaram seu trabalho impraticável.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2swQk7Q

 

• Memórias da Segunda Guerra Mundial

Autor(a): Winston Churchill
Editora: Harper Collins

Trecho da sinopse: Do momento mais sombrio e glorioso da Inglaterra até a Grande Aliança e a vitória final, a Segunda Guerra Mundial continua a ser o evento mais marcante do século XX. Sem dúvida, o momento formador do mundo em que vivemos hoje. A obra clássica vencedora do Prêmio Nobel de Literatura chega agora em um box com os dois volumes sobre os anos cruciais de formação, desenvolvimento e conclusão do conflito, abarcando desde 1919 até 1945.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CkR53f

 

• Hitler

Autor(a): Joachim Fest
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Joachim Fest é o mais renomado biógrafo de Adolf Hitler. Sucesso de crítica e de público, a célebre biografia do Füher está de volta agora em um boxe de luxo preparado pela Nova Fronteira, dividida em dois volumes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CnwHi3

 

• Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941

Autor(a): Will Fowler
Editora: M.Books

Trecho da sinopse: Em 22 de junho de 1941, os alemães iniciaram a tão esperada invasão da União Soviética. Em código, seu nome era “Operação Barbarossa”, devido a um dos heróis de Hitler, o imperador Frederico Barba-Ruiva (Barbarossa) do Sacro Império Romano, no século XII. O ataque culminou o antigo desejo de Hitler de estender para Leste as fronteiras do Reich. A luta que se seguiu foi um dos conflitos mais ferozes da história da guerra moderna.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ErtaVM

 

• Dia D

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Record

Trecho da sinopse: Um retrato bem-pesquisado e detalhado do evento que decidiu a Segunda Guerra Mundial, a Batalha da Normandia — a invasão das forças dos Estados Unidos, Reino Unido e aliados na França ocupada pelos alemães, em 1944.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Ewyrf3

 

• Stalingrado

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Best Bolso

Trecho da sinopse: Uma preciosidade histórica de Antony Beevor, agora em edição de bolso O livro narra a batalha épica ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial entre russos e alemães. Em agosto de 1942, as tropas de Hitler avançaram sobre Stalingrado e levantaram um cerco que duraria mais de um ano. O nome da batalha é uma referência ao ditador e então líder soviético Stalin.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2By0xUs

 

• Berlim 1945 – A Queda

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Record

Trecho da sinopse: Antony Beevor seduziu leitores e arrancou elogios da crítica ao narrar a devastação provocada pela invasão alemã da União Soviética em Stalingrado. Agora, em Berlim 1945: A Queda, o historiador revela como ocorreu a vingança, dois anos depois, com a tomada da capital do Terceiro Reich, que pôs fim à Segunda Guerra Mundial no continente europeu.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Ev3yYd

 

• O Império de Hitler

Autor(a): Mark Mazower
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A história mais completa da conquista nazista de territórios europeus, e uma análise surpreendente da virada vertiginosa que definiu os rumos da Segunda Guerra Mundial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ELHfNr

 

• Hiroshima

Autor(a): John Hershey
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A bomba atômica matou 100 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945. Naquele dia, depois de um clarão silencioso, uma torre de poeira e fragmentos de fissão se ergueu no céu de Hiroshima, deixando cair gotas imensas – do tamanho de bolas de gude – da pavorosa mistura. Um ano depois, a reportagem de John Hersey reconstituía o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes. O texto tomava a edição inteira da revista The New Yorker , uma das mais importantes publicações semanais dos Estados Unidos. O trabalho do repórter alcançou uma repercussão extraordinária.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2C0j6S2

 

• A Guerra não Tem Rosto de Mulher

Autor(a): Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Alexiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CkUnDD

 

• Hitler

Autor(a): Ian Kershaw
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Considerada pela imprensa internacional a biografia definitiva do ditador alemão, Hitler, do historiador inglês Ian Kershaw, alia fluência narrativa e rigor histórico para contar a vida da personalidade mais sinistra do século XX.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Cni3aD

 

• De Volta do Inferno

Autor(a): Ian Kershaw
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: O período que teve início em 1914 e se estendeu até 1949 foi conturbado e sem precedentes na história da humanidade. Foram 36 anos dramáticos, marcados por uma violência inédita, mas também por fascinantes sublevações e transformações políticas. Este livro oferece um relato abrangente dessa era tumultuada. A eclosão da Primeira Guerra Mundial, a ascensão de Hitler, os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial — é vasto o arco compreendido pelo premiado historiador britânico Ian Kershaw.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Cn1I5L

 

• O Fim do Terceiro Reich

Autor(a): Ian Kershaw
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Como se explica a sobrevida do Estado nazista quando estava evidente que não havia chance de vitória? Por que o Exército alemão concordou em lutar se o abismo era certo? Por que a sociedade alemã permaneceu fiel ao regime a ponto de tolerar o extermínio dos poucos que se insurgiam contra a luta inútil? Em O fim do Terceiro Reich, Ian Kershaw — autor da monumental biografia de Hitler — se lança à resolução dessas perguntas armado de conhecimento inigualável da Alemanha nazista.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EtsjUC

 

• A Conquista de Berlim

Autor(a): Vassily Tchuikov
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: Conhecemos muitos relatos sobre a Segunda Guerra Mundial e uma parte deles é sobre o que aconteceu após o dia D, com a vitória dos Aliados sobre os alemães. Mas, até agora, não dispúnhamos de uma obra que desse um testemunho sobre como a guerra foi vencida pelos soviéticos. O Marechal Tchuikov, autor deste livro extraordinário que finalmente chega aos leitores brasileiros, foi um dos maiores heróis da União Soviética.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2swvpSb

 

• A Batalha de Moscou

Autor(a): Andrew Margoski
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, no outono de 1941, dois exércitos gigantescos lutaram ferozmente nas estradas que levavam a Moscou. No campo de batalha, o comando estava nas mãos dos tiranos Adolf Hitler e Joseph Stalin, que davam ordens sem hesitar em mandar milhares para a morte. A Batalha de Moscou, que oficialmente durou de 30 de setembro de 1941 até 20 de abril de 1942, por pouco não teve resultado diferente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2svVNvH

 

• O Cerco de Leningrado

Autor(a): Pierre Vallaud
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: Por 900 dias os habitantes da cidade de Leningrado – atual São Petersburgo – viveram cercados por tropas nazistas. Um milhão de russos morreram na ocasião, dos quais 800 mil em consequência da fome. Contudo, esse terrível episódio da Segunda Guerra Mundial é frequentemente deixado em segundo plano em nome de outros embates. Com este livro, além do ponto de vista humano, a batalha de Leningrado é estudada em termos estratégicos, políticos e até simbólicos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CoSdTt

 

• A Segunda Guerra Mundial – História e Estratégias

Autor(a): Philippe Masson
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: A geopolítica global nunca mais foi a mesma depois da Segunda Grande Guerra. Em maior medida que o primeiro conflito, a guerra de 1939-1945 merece ser chamada de mundial. Isso porque mobilizou a totalidade das forças morais e físicas dos beligerantes, provocando o desenvolvimento de sistemas de propaganda e de economia de guerra num nível jamais alcançado antes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bu32ae

 

• Fim de jogo, 1945: O capítulo que faltava da Segunda Guerra Mundial

Autor(a): David Stafford
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Concluir a narrativa da Segunda Guerra Mundial no Dia da Vitória é deixar a história apenas parcialmente contada. A guerra não termina quando cessam as batalhas. Soldados derrotados enfrentam longos dias como prisioneiros, os feridos continuam a morrer, pais buscam obstinadamente pelos filhos desaparecidos e os vitoriosos embarcam em missões épicas para caçar líderes inimigos.
Em “Fim de jogo, 1945”, o historiador David Stafford preenche algumas lacunas sobre o fim da Segunda Guerra.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EudfGb

 

• A estranha derrota

Autor(a): Marc Bloch
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Considerada a mais pertinente análise da derrota da França na Segunda Guerra, esse livro foi escrito entre julho e setembro de 1940, logo após a rápida derrota das tropas francesas frente ao invasor alemão. O manuscrito escapou por pouco de se perder e só foi publicado seis anos depois, quando Marc Bloch, um dos mais importantes historiadores da França, já havia sido fuzilado pela Gestapo em 1944.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EL7bbE

 

• Perdidos em Shangri-la

Autor(a): Mitchell Zuckoff
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: A mais incrível missão de resgate da Segunda Guerra Mundial – uma história real de sobrevivência e aventuras. Em 13 de maio de 1945, vinte e quatro soldados americanos embarcaram em um avião cargueiro para um passeio sobrevoando Shangri-La, um lindo e misterioso vale no coração das selvas montanhosas da Nova Guiné Holandesa. Quando o avião caiu, milagrosamente, três passageiros conseguiram escapar: Margaret Hastings. John McCollom e Kenneth Decker. Sua única chance era enfrentar uma angustiante descida pela encosta da montanha, em uma jornada que os levaria direto ao território de uma supersticiosa tribo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HmJAwz

 

• Patton: o herói polêmico da Segunda Guerra

Autor(a): João Fábio Bertonha
Editora: Contexto

Trecho da sinopse: Patton foi um dos personagens mais famosos e controversos da Segunda Guerra Mundial. General competente e carismático, ficou conhecido pelas suas falas pouco convencionais, como aquela da famosa cena de abertura do filme que leva seu nome. Originário de uma família rica e poderosa (sendo considerado o mais rico oficial do Exército dos eua na sua época), Patton era capaz de falar com a linguagem simples dos soldados.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2F6TG46

 

• O duelo: Churchill x Hitler

Autor(a): John Lukacs
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: “Senhores, a ofensiva contra as potências ocidentais começou.” Estas foram as palavras de Adolf Hitler a seus subordinados no dia 10 de maio de 1940. Seu plano era, invadindo os Países Baixos, chegar à França e, então, à Inglaterra. No mesmo dia, Churchill assumia o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Este é um relato fiel dos 80 dias do duelo travado em 1940 entre Adolf Hitler – na iminência de uma vitória absoluta – e Winston Churchill – ameaçado de ver a Inglaterra invadida e a guerra perdida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2sueKyJ
• Seis Meses em 1945

Autor(a): Michael Dobbs
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Fevereiro de 1945. Os exércitos de Hitler agonizavam, e a vitória dos Aliados era iminente. Para definir os rumos do mundo depois do conflito, os líderes das três potências responsáveis pela contenção do nazismo — Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética — se reuniram em Yalta, à beira do mar Negro. Roosevelt, Churchill e Stálin pretendiam desenhar um acordo que garantisse uma paz duradoura, mas acabaram projetando o palco para a Guerra Fria.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BtYsbQ

 

• Engenheiros da Vitória

Autor(a): Paul Kennedy
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em janeiro de 1943, Franklin Delano Roosevelt e Winston Churchill se reuniram em Casablanca, no Marrocos, e estabeleceram os objetivos dos Aliados para virar a maré da guerra: a derrota da Blietzkrieg nazista; o controle das rotas marítimas no Atlântico e do espaço aéreo na Europa ocidental e central; o transplante do teatro de batalha para a Europa continental; o fim do imperialismo japonês no Pacífico. Cerca de um ano depois do encontro, a maioria dessas metas havia sido cumprida. O distanciamento histórico torna difícil entender a dimensão dessa conquista, mas o fato é que, no momento da reunião, o Eixo ainda parecia invencível.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2C0mEnk

 

• A Última Mensagem de Hiroshima

Autor(a): Takashi Morita
Editora: Universo dos Livros

Trecho da sinopse: Como sobreviver com a mente cheia de memórias da Segunda Guerra Mundial? Como lidar com o trauma de ter presenciado a destruição arrebatadora de uma bomba atômica praticamente ao seu lado? E como pensar em salvar civis quando sua própria vida está em jogo? Conheça neste livro a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos e que até hoje manifesta efeitos na saúde física e mental da população de Hiroshima e de Nagasaki.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EKC8ga

 

• Guerreiros De Hitler

Autor(a): Guido Knopp
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: O historiador Guido Knopp analisa o papel desempenhado por seis importantes líderes de alta patente do Exército alemão – e seu fim – na terrível escalada nazista sobre o território europeu. O marechal-de-campo Erwin Rommel era a encarnação dos clichês da propaganda nazista. Friedrich Paulus foi o primeiro marechal-de-campo alemão a se render. Erich von Manstein, o arquiteto da ocupação da França em 1940. Ernst Udet, o piloto escolhido para erguer e equipar a Luftwaffe. E o almirante Wilhelm Canaris ocupou a chefia do Serviço de Inteligência do Reich. Apesar da semelhança de suas trajetórias, esses oficiais eram dotados de personalidades bem diversas e, cada um, mantinha um tipo de relação com Hitler.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BuR6Fa

 

• A Batalha de Ardenas

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Crítica

Trecho da sinopse: Um ato de desespero que quase deu certo
Nas primeiras horas do dia 16 de dezembro de 1944, Hitler lançou sua última grande ofensiva contra os Aliados na região da floresta de Ardenas, na Bélgica. Era uma batalha crucial para os alemães que pretendiam dividir as tropas britânicas e americanas e forçar um acordo de paz com os aliados ocidentais.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EKYRJc

 

• Os Últimos Dias De Mussolini

Autor(a): Pierre Milza
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Autor da mais respeitada biografia de Benito Mussolini, o historiador francês Pierre Milza se detém nos últimos três dias de vida do ditador italiano – executado às margens do lago de Como, na Itália, em 28 de abril de 1945.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2swYux0

 

• Um Escritor na Guerra

Autor(a): Vasily Grossman
Editora: Edições 70

Trecho da sinopse: Um Escritor na Guerra, elaborado com base nos cadernos de apontamentos de Vasily Grossman. Durante três anos, passados quase sempre na frente de combate na qualidade de correspondente de guerra do Estrela Vermelha, o jornal oficial do Exército Vermelho, Grossman acompanhou a evolução do conflito, e esteve presente nas principais batalhas da Segunda Guerra Mundial na Frente Leste.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EtOtpL

 

• Fortaleza de Inverno

Autor(a): Neal Bascomb
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Em 1942, os nazistas se apressavam para construir uma arma que mudaria o rumo da história: a primeira bomba atômica. Eles tinham os físicos e o urânio. Mas precisavam de um raro ingrediente, a água pesada, somente produzida em grande quantidade pela fábrica da Norsk Hydro em Vemork, na Noruega, então ocupada pelos alemães. Se os Aliados não conseguissem sabotar a fábrica, os alemães logo poderiam estar em posse da mais perigosa arma que o mundo já tinha visto.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GfdXDI

 

• O Destino de Uma Nação

Autor(a): Anthony Mccarten
Editora: Crítica

Trecho da sinopse: Um novo olhar sobre a Segunda Guerra Mundial. Logo após assumir o posto de primeiro-ministro da Grã-Bretanha em maio de 1940, Winston Churchill proferiu três discursos que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial. São falas memoráveis que deram o tom da resistência britânica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Cn3C6B

 

• No Bunker De Hitler

Autor(a): Joachim Fest
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Um livro definitivo sobre o declínio de Hitler. O cotidiano do ditador naqueles dias dramáticos os surtos de euforia e a depressão diante da derrota inevitável. Um relato histórico precioso escrito por um dos maiores especialistas em Terceiro Reich.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CnOXbh

 

• Dunkirk

Autor(a): Joshua Levine
Editora: Harper Collins

Trecho da sinopse: Em 1940, no porto francês da cidade de Dunkirk, mais de 300 mil tropas Aliadas foram salvas da destruição pelas mãos da Alemanha Nazista em uma extraordinária evacuação pelo mar. Esta é a verdadeira história de soldados, marinheiros, pilotos e civis envolvidos no resgate de 90 dias que se tornou uma lenda.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HhAIZ5

 

• Era Um Garoto – O Soldado Brasileiro de Hitler

Autor(a): Tarcísio Badaró
Editora: Vestígio

Trecho da sinopse: Livro-reportagem escrito pelo jornalista Tarcísio Badaró a partir do diário de Horst Brenke, um brasileiro filho de pais alemães que retornou com a família para Berlim durante a adolescência e foi forçado a integrar o exército de Hitler nos meses finais da Segunda Guerra Mundial. Capturado por soldados soviéticos, foi feito prisioneiro na Rússia por mais de um ano, período em que manteve o diário.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EtznAC

 

• O Último Dia de Hitler

Autor(a): Jonathan Mayo e Emma Craigie
Editora: Vestígio

Trecho da sinopse: 30 de abril de 1945, a Alemanha está imersa em caos. As tropas russas marcham por Berlim. Em todo o país, as pessoas estão em polvorosa – sobreviventes de campos de concentração, prisioneiros das tropas Aliadas, nazistas fugitivos –, e a população civil está ficando sem comida numa rapidez desoladora. O homem que orquestrou esse pesadelo está em seu bunker no subsolo da capital alemã, ocupando-se de suas despedidas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HkkqP5

 

• O Amigo Alemão

Autor(a): Adam Makos e Larry Alexander
Editora: Geração

Trecho da sinopse: Dezembro de 1943. Um bombardeiro americano seriamente danificado se esforça para sobrevoar a zona de guerra alemã. No controle está um jovem de 21 anos, o segundo-tenente Charlie Brown. A maior parte da tripulação está morta ou gravemente ferida. Um caça inimigo se aproxima. A suástica na cauda do avião não deixa dúvidas. Seu piloto é o experiente alemão Franz Stigler. Predador e presa. Só um tiro e o abate será mais uma vitória no currículo de Franz, para deleite de seu superior Hermann Goering, braço direito de Hitler. Mas o que aconteceu ali desafiou a lógica da guerra.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Hjq7gq

 

• Fuga das Profundezas

Autor(a): Alex Kershaw
Editora: Record

Trecho da sinopse: No Estreito de Formosa, entre China e Taiwan, em uma das mais destrutivas patrulhas do Pacífico, a tripulação do mais condecorado submarino norteamericano teve exatos 45 segundos para passar da alegria extrema ao massivo desespero. Após afundarem o impressionante número de treze navios inimigos – e usarem quase todo seu poder de fogo -, foram surpreendidos pelo retorno de seu último torpedo, defeituoso. A explosão levou o Tang, a pantera negra do Pacífico, ao fundo, junto com seus oitenta tripulantes. Metade dos quais morreu instantaneamente. Apesar da tragédia. aqui começa uma das mais surpreendentes histórias da Segunda Guerra Mundial, contada em ritmo de thriller por Alex Kershaw.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HjLq1l

 

• Os Eleitos

Autor(a): Alex Kershaw
Editora: Record

Trecho da sinopse: No verão de 1940. as Forças Aéreas Britânicas protagonizaram uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial. Para defender a Grã-Bretanha de uma invasão nazista. foram convocados cerca de 3 mil pilotos. Majoritariamente formado por cidadãos das nações integrantes do antigo Império Britânico. o contingente também contou com pilotos de outros países. entre os quais os Estados Unidos. A história dos americanos que ignoraram a postura até então neutra dos EUA na Segunda Guerra e decidiram lutar contra os exércitos de Adolf Hitler é agora contada em Os eleitos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Hh03T7

 

• O Dia D, 6 de Junho de 1944

Autor(a): Stephen E. Ambrose
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: A Batalha Culminante da Segunda Grande Guerra. Baseado em relatos orais e escritos a partir de fatos verídicos, testemunhados por homens que participaram da invasão da Normandia (6 de junho de 1944). O livro constitui-se na mais completa coleção de memórias de que se tem notícia e foi baseado nos 1.400 relatos compilados pelo Eisenhower Center of American Studies. O desejo de Ambrose foi concluir o livro a tempo de coincidir com o 50º aniversário da invasão da Normandia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2svi1xH

 

• 1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida

Autor(a): João Barone
Editora: Casa dos Livros

Trecho da sinopse: A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial – a maior catástrofe bélica dos últimos séculos, tendo impactado em tudo o que se seguiu – é permeada por tabus, equívocos e esquecimentos. O tema, no entanto, vem sendo redescoberto – e, como mostra João Barone, é praticamente inesgotável. 1942: O Brasil e sua guerra quase desconhecida lança luz sobre episódios e personagens dessa história – sejam caboclos, gringos ou ditadores – por meio de uma narrativa que combina um preciso trabalho de pesquisa e uma motivação pessoal, fazendo da obra uma leitura pertinente e saborosa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HjaJk2

 

• Dresden

Autor(a): Frederick Taylor
Editora: Record

Trecho da sinopse: A partir de um estudo conduzido magistralmente pelo historiador Frederick Taylor. Dresden: Terça-feira. 13 de fevereiro de 1945 tenta desmistificar a devastadora operação organizada contra a cidade alemã. operação tratada muitas vezes como um dos maiores crimes de guerra dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EsFNA5

 

• Creta

Autor(a): Antony Beevor
Editora: Record

Trecho da sinopse: Este livro narra pela primeira vez em detalhes a história da rendição da Grécia, da Batalha de Creta e da resistência cretense de 1941 a 1945. A campanha em Creta foi singular em muitos aspectos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2CnqX83

 

• História da Segunda Guerra Mundial

Autor(a): David Jordan
Editora: M.Books

Trecho da sinopse: A Segunda Guerra Mundial permanece sendo o maior confronto que a humanidade viu, tanto em termos de dimensões quanto de custo de vidas. Milhões de pessoas morreram no decorrer deste conflito. A guerra envolveu praticamente todas as partes do mundo durante os anos de 1939 e 1945. Esta cronologia da Segunda Guerra Mundial é uma apresentação perfeita dos confrontos, uma narrativa competente, que nos dá um histórico dos eventos conforme ocorreram.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HjbRnM

 

• Éramos Jovens Na Guerra

Autor(a): Sarah Wallis e Svetlana Palmer
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Diário e cartas de 16 adolescentes durante a Segunda Guerra Mundial, de ambos os lados da guerra.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Cnq0fU

 

 

Conclusão

Conhece outros livros sobre a Segunda Guerra Mundial? Se você sentiu falta de mais livros sobre Segunda Guerra nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

7 Comentários


  1. Cara, faz uma lista de livros sobre o comunismo. Acho que, para uma ideologia tão ou mais macabra que o nazismo, há pouca informação livre.

    Responder

    1. Sério msm? Francamente, n sou um adepto do comunismo mas dizer q ele é pior doq o nazismo é um dos maiores equívocos q já li.

      Responder





Deixe uma resposta