10 livros de Stephen King que você precisa ler

Preparei uma lista com 10 livros de Stephen King para aqueles que desejam conhecer um pouco da obra deste grande escritor norte-americano.

livros de stephen king
Livros de Stephen King

Quem é Stephen King?

Referência no gênero de terror, os livros de Stephen King estão entre os populares dos Estados Unidos, além de que já foram traduzidos para inúmeros idiomas ao redor do mundo.

King nasceu na cidade de Portland, em 1947. Seu primeiro romance publicado foi Carrie (1974 – no Brasil, “Carrie, a estranha“). A editora responsável foi a Doubleday, uma das mais importantes do país.

Primeira edição do livro Carrie (1974)
Primeira edição do livro Carrie (1974)

O curioso é que o esboço deste livro foi descartado pelo próprio autor. Sua esposa encontrou o manuscrito jogado no lixo e gostou muito do texto. Após um incentivo por parte dela, King concluiu a obra que alavancaria sua carreira.

Pouco tempo depois, em 1977, Stephen King publicou outro livro fundamental: The Shining (O Iluminado),

O protagonista do livro, Jack Torrance, foi inspirado nas experiências do próprio autor, principalmente no que se refere aos seus problemas com o alcoolismo.

Após a morte de sua mãe, o escritor se tornou alcoólatra e assim permaneceu por cerca de uma década.

“O Iluminado” foi um dos primeiros livros de Stephen King na lista dos best-sellers. A obra ficou ainda mais conhecida após sua adaptação para o cinema, realizada pelo diretor Stanley Kubrick e protagonizada por Jack Nicholson.

O iluminado
Cena do filme “O Iluminado” (1980)

Não apenas “O Iluminado“, mas muitos livros do autor foram adaptados tanto para o cinema, quanto para a televisão.

Bons exemplos são as obras “It – A Coisa”, “Carrie, a estranha” e “À Espera de um Milagre”. Este último, inclusive, recebeu 4 indicações ao Oscar, incluindo a categoria de Melhor Filme.


Fortemente inspirados por obras de Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, os livros de Stephen King são caracterizados pela riqueza de detalhes, além de muitos elementos sobrenaturais e de mistério.

Sua escrita contém um estilo mais informal, fato que serviu para a popularização de sua obra. Um detalhe interessante que cabe destacar é que seus personagens secundários costumam ter maior participação na história.

Sobre os livros de Stephen King selecionados

A lista é composta por 10 livros que considerei fundamentais. No entanto, sem dúvida alguma que este autor ainda possui outras obras incríveis que merecem nossa atenção.

A verdade é que, quando se trata de livros de Stephen King (escritor com vasta obra publicada), sempre vai faltar alguma coisa.


Confira também:

Clássicos da literatura de terror: 13 dicas de livros

Outra volta do parafuso – Resenha


Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.

 

Confira, logo abaixo, a lista de livros do Stephen King:

  • It – A Coisa

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2014
Páginas: 1104

Trecho da sinopse: “Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nOONpe

  • O Iluminado

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2012
Páginas: 288

Trecho da sinopse: “Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família – não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem – existem forças malignas rondando os antigos corredores.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nLUBOJ

  • Doutor Sono

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2014
Páginas: 480

Trecho da sinopse: “Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nxlhBD

  • Sobre a Escrita

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2015
Páginas: 256

Trecho da sinopse: “Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nODwp1

  • À Espera De Um Milagre

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2013
Páginas: 400

Trecho da sinopse: “Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 1930, em plena depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Originalmente publicado em seis partes, com o título de “O Corredor da Morte”, o romance é agora lançado em volume único: “À Espera de um Milagre”.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nLPrCi

  • Sob A Redoma

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2012
Páginas: 720

Trecho da sinopse: “Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nLHbCn

  • Série – A Torre Negra

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2013
Páginas: 4008

Trecho da sinopse: “Apontada como a mais importante obra do cultuado escritor norte-americano Stephen King, a série A Torre Negra foi descrita por seu autor como “o mais longo romance popular de todos os tempos”. Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien e no poema épico do século XIX “Childe Roland” a Torre Negra é repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nxnJZ5

  • Carrie, a Estranha

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2013
Páginas: 200

Trecho da sinopse: “Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nLHWeH

  • Misery

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2014
Páginas: 326

Trecho da sinopse: “Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nu2OoP

  • O Cemitério

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação desta edição: 2013
Páginas: 424

Trecho da sinopse: “Uma das histórias mais terríveis de Stephen King, O cemitério mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada. Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nLIpNH

Conclusão

Acredito que, através destes livros, será possível conhecer o motivo de Stephen King ser considerado um dos grandes mestres contemporâneos do terror.

Já leu outros livros de Stephen King? Sentiu falta de algum? Deixe aqui o seu comentário com opiniões e sugestões!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

2 Comentários



  1. É estilo de Stephen King é impressionante, tem uma maneira muito particular de contar suas histórias, é reconhecido por tornar o gênero de terror um evento verdadeiro. A torre negra se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Idris Elba este filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções. Seguramente o êxito de Idris Elba filmes deve-se a participação dele no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Acho que é um dos melhores filmes que fizeram.

    Responder

Deixe uma resposta