5 livros de Kazuo Ishiguro que você precisa conhecer

Os livros de Kazuo Ishiguro trabalham, de forma primorosa, temáticas como tempo, memória e lembranças.

Sua produção literária, que já foi traduzida para mais de 25 idiomas, foi a responsável por tornar este autor mundialmente conhecido e aclamado.

livros de kazuo ishiguro

Kazuo Ishiguro (Nagasaki, Japão – 1954) romancista de origem japonesa que, ainda na infância, se mudou para a Inglaterra com sua família, foi nomeado vencedor do Nobel de Literatura (2017).

De acordo com a Academia Sueca, o autor recebeu o prêmio pois “em romances de grande força emocional, descobriu o abismo sob nosso ilusório senso de conexão com o mundo”.

Além disso, ele também já foi premiado com o prestigiado Man Booker Prize, em 1989.

Vida e livros de Kazuo Ishiguro

Desde cedo, Kazuo Ishiguro demonstrou grande interesse pela literatura, optando por atuar no ofício de escritor.

Na década de 1980, o autor realizou o curso de “Escrita Criativa” da Universidade de East Anglia. Durante estes anos, também publicou diversos contos e textos em algumas revistas.

Sua obra é escrita em inglês, tendo em vista que ele passou boa parte da vida na Inglaterra. Em 1982, Ishiguro recebeu a cidadania britânica.

Kazuo Ishiguro
Kazuo Ishiguro (Nobel de Literatura – 2017)

Dois livros de Kazuo Ishiguro já foram adaptados para o cinema: “Os vestígios do dia”, de 1989, e “Não me abandone jamais”, de 2005. Ishiguro também escreveu o roteiro do filme “A Condessa Branca” (2005), dirigido por James Ivory.

Com relação aos livros, Kazuo Ishiguro possui 7 romances publicados, além dos roteiros e contos. No Brasil, a editora responsável pela publicação de suas obras é a Companhia das Letras.


Veja também:

• 10 livros de Stephen King que você precisa ler

• Charles Bukowski – 9 livros que você não pode deixar de ler


Confira, logo abaixo, a lista com algumas obras de Kazuo Ishiguro que você precisa conhecer:

5 Livros de Kazuo Ishiguro

 

• Vestígios do Dia

Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 288

Trecho da sinopse: “O mordomo Stevens, já próximo da velhice, rememora as três décadas dedicadas à casa de um distinto nobre britânico, lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. Por insistência do novo patrão, Stevens sai de férias em viagem pelo interior da Inglaterra. O mordomo vai ao encontro de miss Kenton, antiga companheira de trabalho, hoje mrs. Benn. No caminho, recorda passagens da vida de lord Darlington e reflete sobre o papel dos mordomos na história britânica. Num estilo contido, o narrador-protagonista acaba por revelar aspectos sombrios da trajetória política do ex-patrão, simpatizante do nazismo, ao mesmo tempo que deixa escapar sentimentos pessoais em relação a miss Kenton, reprimidos durante anos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ysols8

 

• O Gigante Enterrado

Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 280

Trecho da sinopse: “Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova — será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une?”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2yqJt1N

 

• Não Me Abandone Jamais

Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 344

Trecho da sinopse: “Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de cuidadora. Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto, esse internato idílico esconde uma terrível verdade.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2yrRnrO

 

• Noturnos

Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2010
Páginas: 2016

Trecho da sinopse: Nesta reunião de cinco narrativas, Kazuo Ishiguro deixa de lado a solenidade distendida dos romances para dedicar-se à concisão, à leveza e ao humor concentrado do gênero curto. Noturnos traz contos sobre instrumentistas e amantes da música, de diversas partes do mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2fTctHQ

 

• The Unconsoled (Inglês)

Editora: Vintage Books
Ano da publicação no Brasil: 1996
Páginas: 535

Trecho da sinopse: “The Unconsoled is at once a gripping psychological mystery, a wicked satire of the cult of art, and a poignant character study of a man whose public life has accelerated beyond his control. The setting is a nameless Central European city where Ryder, a renowned pianist, has come to give the most important performance of his life.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2xk907D

Conclusão

Já leu outros livros de Kazuo Ishiguro? Sentiu falta de algum? Deixe o seu comentário com opiniões e sugestões!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta