9 livros de John Steinbeck que você precisa conhecer

Na lista de hoje, separei 9 ótimos livros de John Steinbeck, um dos maiores nomes da literatura norte-americana no século XX.

Livros de John Steinbeck
9 Livros de John Steinbeck que você precisa conhecer

Quem foi John Steinbeck?

John Ernst Steinbeck Jr, mais conhecido como John Steinbeck, nasceu no estado norte-americano da Califórnia, em 1902.

Durante sua infância e juventude, na cidade de Salinas, Steinbeck teve bastante contato com o dia a dia dos trabalhadores do campo, fato que influenciou sua obra de maneira significativa.

Ao longo da vida adulta, agora vivendo em Nova York, John Steinbeck exerceu diversas atividades como, por exemplo, pedreiro, zelador, repórter e jornalista.

No entanto, seu grande objetivo era viver da literatura e da escrita, tanto que publicou seu primeiro romance naqueles anos, um livro chamado Cup of gold (Tempos passados, 1929).

No final da década de 1930, Steinbeck alcançou grande reconhecimento com sua produção literária, principalmente por causa da publicação de Of Mice and Men (Ratos e Homens, 1937) e The Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira, 1939).

Primeira edição de As Vinhas da Ira
Primeira edição de “As Vinhas da Ira” (1939)

Em 1940, este importante escritor norte-americano ganha seu primeiro grande prêmio, o Pulitzer de Ficção.

Já em 1962, o autor recebe o Nobel de Literatura. De acordo com a Academia Sueca, Steinbeck foi premiado “por seus escritos realistas e imaginativos, combinando-os com humor simpático e percepção social afiada”.

Outros livros de John Steinbeck são: A Rua das Ilusões Perdidas (1945), A Pérola (1947), A Leste do Éden (1952), entre outros.

John Steinbeck e sua esposa Elaine Steinbeck (1950)

O estilo de Steinbeck é muito marcado pela preocupação com questões sociais. Ele transmite, de maneira realista, todas as dificuldades dos menos favorecidos, especialmente dos trabalhadores do campo durante os anos da Grande Depressão.

Além disso, o autor também criticava o ideal do American Dream e se inspirou em histórias bíblicas para compor alguns de seus principais livros.

Pensando em listar alguns livros de John Steinbeck que merecem nossa atenção, selecionei 9 títulos importantes do autor.


Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.


Veja também:

[VÍDEO] Ratos e Homens, de John Steinbeck – Resenha
[LISTA] 70 clássicos da literatura norte-americana que você precisa conhecer


Confira a lista com 9 livros de John Steinbeck

• As Vinhas Da Ira

Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: O clássico que valeu o Prêmio Pulitzer a John Steinbeck permanece como um dos arquétipos da cultura norte-americana. Agraciado também com o Nobel de Literatura, o autor retratou o homem moderno diante das dificuldades, a pobreza e a privação em um universo hostil, protagonizado por vítimas da competição e párias sociais. Este livro representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopéia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como bóias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Apmzth

 

• A Leste do Éden

Editora: Record

Trecho da sinopse: Considerado um dos melhores livros do autor, abrange a história dos Estados Unidos desde a Guerra Civil até a Primeira Guerra Mundial. Publicado em 1952, relata a saga dos Hamilton (com base nos parentes maternos de Steinbeck, representando a “família universal”), e dos Traks, clã ficcional que mimetizaria os “vizinhos universais”, focalizando três gerações.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K9eU23

 

• Ratos e Homens

Editora: L&PM

Trecho da sinopse: George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K9GfBa

 

• A Pérola

Editora: Record

Trecho da sinopse: Um casal de pescadores descobre uma pérola perfeita, valiosa e brilhante, que desperta neles e nas pessoas que vivem em um povoado no litoral do México sentimentos e desejos hostis. Há metáforas bíblicas nessa história emocionante de Steinbeck, que flui como uma parábola ao estilo de “quem tudo quer nada tem”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2vidz3u

 

 

• Um Diário Russo

Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Em meados de 1947, dois dos mais renomados artistas do Ocidente fizeram juntos uma viagem desafiadora. Descontentes com a manipulação das notícias sobre a ex-URSS na imprensa norte-americana e tomados de autêntico espírito jornalístico, John Steinbeck (1902-1968) – autor de As Vinhas da Ira – e o premiado fotógrafo Robert Capa (1913-1954) partiram para Moscou no início da chamada Guerra Fria, que por mais de quarenta anos dividiria politicamente o planeta em facções antagônicas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2vidRaA

 

• A Rua das Ilusões Perdidas

Editora: Best Bolso

Trecho da sinopse: Em Cannery Row, na cidade imaginária de Monterey, Califórnia, reúnem-se os mais variados personagens da boemia. Lá vivem Lee Chong, um chinês inflexível com seus clientes endividados; Dora, madame que administra um bordel que todos frequentam e maior benfeitora do bairro; Mack e sua turma de rapazes, que trabalham para ganhar apenas o suficiente para algumas bebidas; e Doc, biólogo marinho, respeitado por todos e bem generoso. Este romance de extraordinária beleza, com personagens pitorescos e contraditórios, é uma ode à vida simples desses indivíduos, todos frequentadores da rua das ilusões perdidas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2v2d66h

 

• O Inverno Da Nossa Desesperança

Editora: L&PM

Trecho da sinopse: O eixo da história é a família Hawley, composta por Ethan, sua esposa (Mary) e seus filhos adolescentes (Allen e Ellen), que moram na fictícia cidade de New Bayton, na Nova Inglaterra. Ethan, descendente de navegadores que povoaram a área, trabalha em um mercado de um imigrante italiano, já que sua família, em alguns investimentos mal-sucedidos, perdera todo o capital acumulado ao longo dos anos. Em O inverno da nossa desesperança, o escritor explora a divisão da América em duas: a primeira, que preza a moral e os valores, tais como respeito e ética, e a segunda, na qual se encaixa a família Hawley, marcada pelo comportamento em que cada um luta por si.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2NRtWeU

 

• Viajando com Charley

Editora: Best Bolso

Trecho da sinopse: Autor ganhador do Prêmio Pulitzer (1940) e do Prêmio Nobel de Literatura (1962), John Steinbeck narra as aventuras vividas ao lado de seu poodle francês, Charley, ao percorrer os Estados Unidos com sua picape Rocinante, em 1960

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2mTdpf3

 

• Tempos Passados

Editora: Itatiaia

Trecho da sinopse: É o primeiro romance de Steinbeck escrito em 1929. Conta a trajetória de Henry Morgan em 1670 desde sua obscuridade nas montanhas da Escócia ao domínio dos mares das Antilhas como um pirata semi-legal que ataca navios da Espanha.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2vjHrfL

 

Conclusão

Conhece outros livros de John Steinbeck? Se você sentiu falta de mais livros desse escritor norte-americano, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta