7 livros de Gabriel García Márquez que você precisa conhecer

Gosta de literatura latino-americana? Então confira a lista com 7 ótimos livros de Gabriel García Márquez que você precisa conhecer.

livros de Gabriel García Márquez
7 livros de Gabriel García Márquez que você precisa conhecer

“Tudo é questão de despertar sua alma.” – Gabriel García Márquez

Quem foi Gabriel García Márquez?

Gabriel García Márquez, também conhecido como Gabo, foi um jornalista e escritor que nasceu em 1927 na cidade de Aracataca, na Colômbia.

Ao longo da vida, Gabo se tornou um dos principais representantes da escola literária conhecida como Realismo Mágico.

Além disso, também se tornou um dos grandes nomes da literatura latino-americana do século XX, com sua obra publicada e traduzida em mais de 30 idiomas.

Sua ficção é permeada por diversos elementos fantásticos baseados, muitas vezes, no próprio folclore colombiano.

Pode-se dizer que seu livro mais conhecido é “Cem anos de solidão“, publicado pela primeira vez em 1967. Nesta obra, ambientada na fantástica cidade de Macondo, acompanhamos a história de vários integrantes da família Buendía.

cem anos de solidão, de gabriel garcía márquez 1967
“Cem anos de solidão” (1967)

Outros livros de Gabriel García Márquez também tiveram grande destaque e reconhecimento. Um bom exemplo é o excelente “Crônica De Uma Morte Anunciada”, publicado em 1981.

Neste livro, acompanhamos os últimos momentos da vida do protagonista, que tem sua morte anunciada logo na primeira linha do texto:

“No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo.”

Curiosamente, apenas um ano depois da publicação deste livro, Gabo recebeu o aclamado Nobel de Literatura.

Segundo a Academia Sueca, ele ganhou o prêmio “pelos seus romances e contos, em que o fantástico e o real se combinam num mundo densamente composto pela imaginação, refletindo a vida e os conflitos de um continente.”

No Brasil, todos os livros de Gabriel García Márquez são publicados pela editora Record. Vários títulos já possuem mais de uma edição e são fáceis de encontrar em qualquer livraria.

Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a vida e obra deste importante escritor colombiano, aconselho assistir um ótimo documentário chamado Gabo: a criação de Gabriel García Márquez, disponível na Netflix.

Bom, sem mais delongas, confira abaixo a lista com 7 excelentes livros de Gabriel García Márquez que merecem nossa atenção:


Veja também:

– [Vídeo] 3 Dicas de Literatura Colombiana

– [Lista] 15 ótimos livros de escritores colombianos


Confira a lista com 7 livros de Gabriel García Márquez

• Cem Anos De Solidão

Editora: Record

Trecho da sinopse: Neste, que é um dos maiores clássicos de Gabriel García Márquez, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OFvwAX

 

• Crônica De Uma Morte Anunciada

Editora: Record

Trecho da sinopse: A morte de Santiago Nasar está anunciada desde a primeira linha da história. Toda a comunidade sabe do iminente assassinato movido por vingança, mas nada nem ninguém o salva de seu trágico fim. Com brilhantismo, Gabriel García Márquez monta um quebra-cabeça com a superposição de versões do último dia do jovem do ponto de vista de diversas testemunhas, utilizando o rigor jornalístico nesta construção, que lhe era tão caro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OCph0Q

 

• O amor nos tempos do cólera

Editora: Record

Trecho da sinopse: Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OFbEOE

 

• Ninguém Escreve Ao Coronel

Editora: Record

Trecho da sinopse: Enquanto espera o pagamento de sua aposentadoria pelo correio, um coronel reformado luta para sobreviver em uma cidadezinha hostil. Ao seu lado, apenas a mulher asmática e um galo de briga que pertencia a seu falecido filho. A correspondência sempre chega uma vez por semana, às sextas-feiras, mas a aposentadoria não, perdida nos trâmites burocráticos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2PdkFj0

 

 

• Memória De Minhas Putas Tristes

Editora: Record

Trecho da sinopse: O leitor irá acompanhar as aventuras sexuais deste senhor, narrador dessas memórias, que vai viver cerca de cem anos de solidão embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano, dando aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, até chegar, enfim, a esta inesperada e surpreendente história de amor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2BaoLW2

 

• Do Amor E Outros Demônios

Editora: Record

Trecho da sinopse: Em 1949, o então jovem repórter Gabriel García Márquez acompanha a remoção das criptas do convento histórico de Santa Clara, e o túmulo de uma menina o faz lembrar as lendas contadas por sua avó. Segundo ela, no Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Venerada por seus milagres, ela foi mordida por um cachorro e morreu de raiva. Seria ela ali enterrada?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2KVzkfg

 

• Relato de Um Naufrago

Editora: Record

Trecho da sinopse: Em 28 de fevereiro de 1955, oito tripulantes do destróier Caldas, da Marinha da Colômbia, caíram na água e desapareceram durante uma tormenta no Mar do Caribe. Apenas um deles sobreviveu, Luís Alexandre Velasco, que, após passar dez dias à deriva, sem comer nem beber, foi encontrado semimorto numa praia deserta do norte da Colômbia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2vLo28v

 

Conclusão

Conhece outros livros de Gabriel García Márquez? Se você sentiu falta de mais livros desse escritor grande escritor colombiano, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta