25 Livros da Literatura Chinesa publicados no Brasil

Na lista de hoje, separei 25 livros da literatura chinesa que já foram traduzidos e publicados no Brasil.

literatura chinesa
25 livros da literatura chinesa

Sobre a lista 

A lista abaixo foi preparada pensando em reunir, num só lugar, vários títulos da literatura da China que estão disponíveis para o público brasileiro. Com relação aos gêneros, temos de tudo um pouco: ficção, não ficção, livros de história, relatos, filosofia etc.

Separei algumas obras de escritores chineses bastante famosos como, por exemplo, os ganhadores do Nobel de Literatura Gao Xingjian (2000), autor de “A montanha da alma”, e Mo Yan (2012), autor do aclamado “As Rãs”.

Além de clássicos como “O Garoto do Riquixá”, de Lao She, também separei várias obras da literatura chinesa contemporânea. Alguns livros mais conhecidos são: “Pequim em coma”, “Balzac e a costureirinha chinesa”, “As boas mulheres da China”, “Viver”, “Cisnes selvagens”, entre outros.

Vale ressaltar que muitos títulos são da Companhia das Letras, mas também temos edições da Alfaguara, Estação Liberdade e Record.

Infelizmente não encontrei, em português, alguns livros importantes da literatura chinesa. No entanto, vários já possuem tradução para o inglês.

Se tiver interesse em conferir, vou deixar abaixo uma pequena lista com os livros na Amazon:

The Real Story of Ah-Q and Other Tales of China (Lu Xun)
Strange Tales from a Chinese Studio (Pu Songling)
The Dream of the Red Chamber (Cao Xueqin)
Monkey (Ch’eng-En Wu)
The Romance of the Three Kingdoms (Luo Guanzhong)


Aproveite e veja também:

[POST] 35 ótimos livros de escritores japoneses

[POST] 5 livros para conhecer a literatura sul-coreana


Confira: 25 livros da literatura chinesa

• O garoto do riquixá

Autor(a): Lao She
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: A utopia da cidade grande, pintada no imaginário coletivo como o eldorado redentor de oportunidades para uma vida melhor, sempre alimentou esperanças, não importando o lugar ou a época. Essa temática que, em suma, é a luta pela sobrevivência, ganha um registro impactante em O garoto do riquixá, romance de Lao She publicado originalmente em 1937, que agora dá início a traduções do chinês pela Estação Liberdade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2GpOo7k

 

• Mudança

Autor(a): Mo Yan
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Contado num tom prosaico e repleto de anedotas, seu relato ilustra os contrastes da China contemporânea. Com humor e ironia, Mo Yan rememora momentos formativos de sua vida e abre uma fresta para o que a China foi e será.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2N4EI2h

 

• As rãs

Autor(a): Mo Yan
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Um não é pouco; dois é bom; três é demais.” Eis o slogan lançado pela Nova China em 1965 – quando as crianças, esfomeadas, “brincam” de comer carvão – para conter o rápido crescimento populacional, numa política de planejamento familiar que se perpetuará por décadas. Nesse contexto, o Nobel de literatura Mo Yan dá voz a Corre Corre, aspirante a escritor que vê a tia como heroína e quer transformar sua vida em peça de teatro, não sem antes rememorar sua história.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2TNi9Sx

 

• As boas mulheres da China

Autor(a): Xinran
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, Palavras na brisa noturna, discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo.De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono: estupros, casamentos forçados, desilusões amorosas, miséria e preconceito.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2tjQ0GP

 


► Já conhece a TAG Livros? Receba, todo mês, uma caixinha com um livro surpresa + mimos literários! Confira os kits disponíveis: TAG Curadoria //  TAG Inéditos


 

• Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida

Autor(a): Xinran
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Com Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, Xinran, jornalista e autora do best-seller internacional As boas mulheres da China, retorna às histórias verídicas de mulheres chinesas que a tornaram mundialmente conhecida. Desta vez ela aborda o sofrimento humano resultante da interação de uma milenar cultura machista com circunstâncias históricas, econômicas e sociais específicas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Ic7pLV

 

• As filhas sem nome

Autor(a): Xinran
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Sou uma moça do interior, por favor, seja gentil e cuide de mim.” Era assim que Três, Cinco e Seis se apresentavam na cidade grande. Nascidas em uma pequena aldeia chinesa, as filhas do camponês Li Zhongguo haviam se mudado para Nanjing em busca de oportunidades. Vencendo o ceticismo do pai, um homem desgostoso por ter apenas filhas mulheres e que, por isso, jamais lhes deu um nome verdadeiro, elas escapam ao destino de subserviência e ignorância a que estavam fadadas. Na cidade, as jovens descobrem seu lugar no mundo, mas não abandonam o afeto e o respeito pelo lugar de origem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2GoD5fk

 

• Viver

Autor(a): Yu Hua
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Um jovem andarilho perambula pelo interior da China atrás de histórias e canções folclóricas, quando se depara com o velho Fugui Xu. Intrigado com aquela figura, o jovem interessa-se em escutar sua história de vida. E assim tem início o relato de uma extraordinária epopéia familiar, que se estende por cinco décadas da história chinesa contemporânea, desde a libertação do país, ao final da Segunda Guerra, até os dias atuais, passando pela ascensão de Mao Tse-tung e pela Revolução Cultural.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2UVWVC0

 

• Crônica de um vendedor de sangue

Autor(a): Yu Hua
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Trabalhando o tempo todo com a tensão entre a realidade material do sangue e sua dimensão simbólica – os laços de parentesco -, o romance aborda a incômoda tragédia real que assola a China desde a segunda metade do século passado, quando se iniciou o comércio desregrado de sangue no país, infectando milhares de camponeses com o vírus da aids.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2X1BvFf

 

• Irmãos

Autor(a): Yu Hua
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Irmãos conta cerca de quarenta anos de uma pequena cidade chinesa, narrados a partir da vida de dois garotos, Song Gang e Li Carequinha, que se tornam irmãos quando o pai de um se casa com a mãe de outro. Inseparáveis, eles não poderiam ser mais diferentes: um é irrequieto e aproveitador; o outro, puro e dedicado. Um deles vira milionário e mulherengo, até se tornar o homem mais poderoso da Cidade de Liu, e o outro permanece operário e marido fiel, até seu triste fim. Li Carequinha fez fortuna com o ingresso da China na economia de mercado, nos anos 1980, levando adiante a visão empresarial que começou a desenvolver ainda criança, de maneira pândega: espiando mulheres no banheiro público e depois cobrando para descrevê-las – sobretudo a da beldade local Lin Hong.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2GGZNP9

 

• A imperatriz de ferro

Autor(a): Jung Chang
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Não há dúvida de que a imperatriz viúva Cixi (1835-1908) é a mulher mais importante da história chinesa. Tendo governado o país por décadas, ela hoje é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna. Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhantes reais, Cixi foi escolhida para ser uma das concubinas do imperador. Quando ele morre, em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China. A biógrafa Jung Chang descreve com toda vivacidade a luta de Cixi contra os enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para mudar o império chinês.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Gnv9v5

 

• Mao

Autor(a): Jung Chang
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Mao – A história desconhecida é a mais sólida biografia de Mao Tse-tung já escrita, fruto de uma década de pesquisa em arquivos do mundo todo e centenas de entrevistas com amigos, colaboradores e conhecidos de Mao – boa parte dos quais nunca havia se pronunciado. O resultado do árduo trabalho de Jung Chang e de seu marido Jon Halliday é a demolição de diversos mitos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2E8btc5

 

• Cisnes selvagens

Autor(a): Jung Chang
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Dos costumes ancestrais às violentas reviravoltas do comunismo, a China passou, em algumas décadas, por uma das mais radicais e amplas transformações já vistas na história da humanidade. Mergulhando nas memórias familiares de três gerações de mulheres, Cisnes selvagens é o relato verdadeiro, com todos os acentos do drama épico, de uma família que tenta preservar a própria humanidade em meio à vertigem e ao horror da trajetória da China neste século.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2thqlie

 

• Adeus, China

Autor(a): Li Cunxin
Editora: Fundamento

Trecho da sinopse: Em um vilarejo pobre do nordeste da China, um jovem camponês é escolhido pelos delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiões da grande visão de Mao para a China. Naquele momento, a possibilidade mais remota mudou o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, seria uma estrela – o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente. Esta é a história de Li Cunxin…

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2N1Fz3Z

 

• A espera

Autor(a): Ha Jin
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Lin Kong é um médico na China da década de 1960. Todo ano ele volta à aldeia de Ganso para tentar se divorciar da mulher, Shuyu, e assim ficar disponível para se casar com Manna Wu, jovem enfermeira do hospital onde trabalha. Durante dezoito anos, Lin Kong tenta em vão: na última hora, sua mulher sempre desiste de lhe conceder a separação. Durante dezoito anos, ele e Manna Wu mantêm um relacionamento sem contato corporal – e é durante essa espera que transcorre a maior parte do romance.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2GWiw9w

 

• O ensandecido

Autor(a): Ha Jin
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Perto de seu exame de admissão ao doutorado em literatura na Universidade de Pequim, o jovem Jian Wan é escalado pelo Partido Comunista para acompanhar o professor Yang, seu orientador, durante o período de recuperação depois de um derrame. No leito do hospital, o professor delira e faz revelações que, aos olhos de Jian – futuro genro e aluno predileto do mestre -, compõem um retrato da situação política e cultural da China contemporânea.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2NoRF7o

 

• Pequim em coma

Autor(a): Ma Jian
Editora: Record

Trecho da sinopse: Ao mesmo tempo alegoria de uma China em transformação e uma análise seminal dos protestos estudantis da Praça da Paz Celestial que culminaram no massacre de junho de 1989, PEQUIM EM COMA é a obra-prima do escritor chinês Ma Jian. Com humor negro, fina ironia, beleza poética e uma raiva profunda, este extraordinário romance confirma o autor como um dos mais intensos escritores chineses da atualidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2EqMuky

 

• Os analectos

Autor(a): Confúcio
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Os ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.) tão lidos na China ao longo do tempo como a Bíblia foi no Ocidente estão reunidos em Os analectos, trabalho de compilação realizado por seus discípulos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2EqMa54

 

• A mulher que chora

Autor(a): Su Tong
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Os habitantes da aldeia do Pêssego, no sopé da montanha do Norte, são proibidos de chorar. Para manter os olhos sempre secos, a órfã Binu aprende a chorar pelos cabelos, e é isso que ela faz quando seu jovem marido é levado à montanha da Grande Andorinha para trabalhar na construção da Muralha da China. A saga de Binu, que percorre centenas de quilômetros para entregar um casaco a seu amado, é um mito milenar chinês, transmitido oralmente de geração em geração e recontado aqui por Su Tong, o consagrado autor do romance Lanternas vermelhas, levado ao cinema por Zhang Yimou.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Vhb50v

 

• Meu Nome é Número 4

Autor(a): Ting-Xing Ye
Editora: Casa Da Palavra

Trecho da sinopse: Uma historia pessoal de sobrevivência e coragem no período mais perturbador da historia recente da China.Quando nasceu, o destino de Ting-Xing Ye estava marcado: a quarta filha nascida no ano do dragão teria uma vida difícil. Número 4 veio ao mundo logo apos Mao Tse-Tung assumir o poder e sua juventude coincidiu com os anos furiosos da Revolucão Cultural Chinesa, em que 1 bilhão de chineses em convulsão queimaram escolas, fabricas, pessoas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2VgA7wK

 

• Balzac e a costureirinha chinesa

Autor(a): Dai Sijie
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Balzac e a Costureirinha Chinesa é uma crônica da vida na China durante a revolução de 68. Um romance sobre a felicidade da descoberta da literatura, a liberdade adquirida através dos livros e a fome insaciável de ler numa época em que as universidades foram fechadas e os jovens intelectuais mandados ao campo para serem ‘reeducados por camponeses pobres’.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2BRRahI

 

• Em uma noite sem luar

Autor(a): Dai Sijie
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Em uma noite sem luar narra a trajetória de uma jovem francesa que, fascinada pela cultura chinesa, se muda para Pequim em 1978. Ao se aventurar pelas ruas da cidade, ela conhece um jovem introvertido, que esconde uma difícil missão: encontrar a metade desaparecida de um misterioso manuscrito, descoberto por seu pai anos antes, e escrito em uma língua completamente desconhecida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2ErK7hd

 

• A montanha da alma

Autor(a): Gao Xingjian
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Uma viagem pela China, suas paisagens, cultura e seu povo através da delicada prosa do Prêmio Nobel Gao Xingjian.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2NmhG7c

 

• O problema dos três corpos

Autor(a): Cixin Liu
Editora: Suma

Trecho da sinopse: China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena à beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke. Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2BRDl2y

 

• A floresta sombria

Autor(a): Cixin Liu
Editora: Suma

Trecho da sinopse: Depois de “O problema dos três corpos”, a humanidade se prepara para a iminente invasão alienígena. A Organização Terra-Trissolaris ― formada por habitantes da Terra que traíram seus iguais para se associar aos alienígenas ― pode ter sido derrotada, mas a presença de partículas subatômicas, os sófons, revela todo o conhecimento da humanidade para os invasores, e as defesas terráqueas são um livro aberto para os trissolarianos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2EpG84H

 

• Tao Te Ching

Autor(a): Lao-Tsé
Editora: Martin Claret

Trecho da sinopse: Tao Te Ching , ou O livro que revela Deus , é composto de antigos escritos chineses de importância profunda na inspiração de diversas religiões e filosofias, principalmente o Taoísmo e o Zen-Budismo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2H0TpSX

Conclusão

Conhece outros livros da literatura chinesa publicados no Brasil? Se você sentiu falta de mais livros de escritores chineses nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

1 comentário

Deixe uma resposta