40 ótimos livros da literatura argentina

Na lista de hoje separei 40 livros da literatura argentina (clássicos e contemporâneos) que você precisa conhecer.

livros da literatura argentina

Felizmente, em nosso mercado editorial, dispomos de várias obras dos autores argentinos mais conhecidos como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Ernesto Sabato etc.

Das editoras que publicam livros da literatura argentina, cabe destacar o trabalho da Companhia das Letras, (antiga) Cosac Naify e Grupo Record.

Contudo, mesmo com a proximidade geográfica, a literatura deste país ainda não foi devidamente explorada por aqui.

No caso especial dos livros clássicos, existem poucas traduções recentes (ou nenhuma) para a produção de escritores(as) importantes como Silvina Ocampo, Juan Gelman, Liliana Heker, Victoria Ocampo, José Hernández, entre outros.

Na mesma medida, cabe destacar que, infelizmente, poucas escritoras argentinas foram publicadas por editoras nacionais e, as que foram publicadas, raramente possuem mais de uma obra traduzida.

Preparei, então, essa lista pensando em divulgar não apenas os títulos mais famosos mas, também, outros livros da literatura argentina que merecem nossa atenção.


Veja também:

[LISTA] 11 livros de escritores chilenos que você não pode deixar de ler
[LISTA] 9 ótimos livros da literatura uruguaia


Confira a lista com 40 ótimos livros da literatura argentina

• O Aleph

Autor(a): Jorge Luis Borges
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em sua maioria, “as peças deste livro correspondem ao gênero fantástico”, esclarece o autor no epílogo da obra. Nelas, ele exerce seu modo característico de manipular a “realidade”: as coisas da vida real deslizam para contextos incomuns e ganham significados extraordinários, ao mesmo tempo em que fenômenos bizarros se introduzem em cenários prosaicos. Os motivos borgeanos recorrentes do tempo, do infinito, da imortalidade e da perplexidade metafísica jamais se perdem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe, que também são capazes de resgatar uma profunda sondagem do processo histórico argentino.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DsIw76

 

• Ficções

Autor(a): Jorge Luis Borges
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Ficções reúne os contos publicados por Borges em 1941 sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam (com exceção de “A aproximação a Almotásim”, incorporado a outra obra) e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios . Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito. Os enredos são como múltiplos labirintos e se desdobram num jogo infindável de espelhos, especulações e hipóteses, às vezes com a perícia de intrigas policiais e o gosto da aventura, para quase sempre desembocar na perplexidade metafísica. Chamam a atenção a frase enxuta, o poder de síntese e o rigor da construção, que tem algo da poesia e outro tanto da prosa filosófica, sem nunca perder o humor desconcertante.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FCS59L

 

• O Livro de Areia

Autor(a): Jorge Luis Borges
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em treze histórias muito diversas, seguidas de um breve epílogo, Jorge Luis Borges molda variações sintéticas dos temas obsessivos e recorrentes de seu percurso de contista. Com mãos experientes de artesão, imprime nelas a modelagem modesta, serena e essencial que lhes garante a eficácia pelos meios mais concisos e, de quebra, o encanto indefinível de um objeto perfeito da natureza.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FVv4xO

 

• O Jogo Da Amarelinha

Autor(a): Julio Cortázar
Editora: Civilização Brasileira

Trecho da sinopse: A obra mais emblemática de Julio Cortázar. Lançado em junho de 1963 na Argentina, O jogo da amarelinha foi uma verdadeira revolução no romance em língua espanhola: pela primeira vez um escritor levava às últimas consequências a ideia de transgredir a ordem tradicional de uma história e a linguagem para contá-la.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2pc9Kux

 

• Histórias de Cronópios e de Famas

Autor(a): Julio Cortázar
Editora: Civilização Brasileira

Trecho da sinopse: Nas quatro partes desta obra estão presentes o gosto pelo insólito, o humor levemente melancólico e a poesia de uma inocência quase infantil que caracterizam as principais obras de Cortázar.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HBiAJ7

 

• Bestiário

Autor(a): Julio Cortázar
Editora: Civilização Brasileira

Trecho da sinopse: Publicado pela primeira vez em 1951, Bestiário é a primeira obra em que Julio Cortázar afirma se sentir “seguro do que queria dizer”. Apesar de ter alcançado renome mundial depois da publicação de seu romance O jogo da amarelinha, os contos são a coluna vertebral da vasta obra de Cortázar. As histórias que compõem este volume falam de objetos e acontecimentos cotidianos, passam para a dimensão do pesadelo ou da revelação de modo natural e imperceptível.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FB0z0N

 

• A Invenção de Morel

Autor(a): Adolfo Bioy Casares
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Romance publicado originalmente em 1940, foi considerado por Jorge Luis Borge “uma trama perfeita”. Um cidadão venezuelano torna-se recluso em uma ilha deserta para fugir de uma condenação judicial. Enquanto se alimenta de raízes psicotrópicas, o expatriado vê se apagar cada vez mais o limite entre a imaginação e a realidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FTQ3RK

 

• La furia y otros cuentos (em espanhol)

Autor(a): Silvina Ocampo
Editora: Alianza Editorial

Trecho da sinopse: La furia es el tercer libro de cuentos de la escritora argentina Silvina Ocampo, publicado por la editorial Sur en 1959. Fue el único de los libros de Silvina que necesitó de una reedición casi inmediata – que se llevaría a cabo en 1960. (Fonte: Wikipedia)

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FIXGav

 

• Respiração Artificial

Autor(a): Ricardo Piglia
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Respiração artificial gira em torno dos “papéis de Ossorio”: um conjunto de antigas cartas guardadas entre os segredos de uma família poderosa. Regidos pela figura central do narrador Emilio Renzi – o desvendador da verdadeira história do país -, os personagens desse livro polifônico conversam uns com os outros, inclusive em diferentes tempos de ação, utilizando pontes como cartas, jornais, literatura e filosofia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2paUtdd

 

• Dinheiro Queimado

Autor(a): Ricardo Piglia
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: De tão eletrizante, pode não parecer que Dinheiro queimado é um romance policial baseado em acontecimentos reais. Mas seu autor, o consagrado romancista argentino Ricardo Piglia, pesquisou documentos altamente confidenciais para escrever o livro. Em 1965, um assalto a um carro-forte, em Buenos Aires, foi cometido por um bando de criminosos liderado por Malito. Na retaguarda, como sócios dos bandidos, policiais e políticos corruptos esperavam ficar com parte do dinheiro. A ação de Malito e seus comparsas foi um sucesso.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FABD9Q

 

• O Caminho de Ida

Autor(a): Ricardo Piglia
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Estados Unidos, década de 1990. Emilio Renzi, o alter ego de Ricardo Piglia – presente em livros como Respiração artificial e Alvo noturno -, desembarca no campus de uma prestigiosa universidade americana da Costa Leste para ministrar um seminário sobre W. H. Hudson, o escritor de língua inglesa que morou na Argentina no século XIX e que se deixou marcar pela vida e pela paisagem daquele país em seus anos de formação. Renzi está a convite de Ida Brown, a brilhante, enérgica, sedutora e polêmica diretora do departamento. Incidentes aparentemente inexplicáveis e movimentos estranhos culminam na trágica morte da professora em um acidente. O corpo de Ida aparece com a mão queimada, e isso parece ter algum tipo de conexão com uma série palpitante de atentados contra figuras de proa do mundo acadêmico norte- -americano.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2pe4Lt6

 

• Pássaros na Boca

Autor(a): Samanta Schweblin
Editora: Benvirá

Trecho da sinopse: Primeiro livro de Samanta Schweblin publicado no Brasil, “Pássaros na boca” é uma antologia de contos que demonstra por que a escritora argentina é considerada a herdeira literária de mestres do realismo fantástico como Bioy Casares e Julio Cortázar.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HBXvhM

 

• Distância de Resgate

Autor(a): Samanta Schweblin
Editora: Record

Trecho da sinopse: O campo se transformou diante de nossos olhos sem que ninguém percebesse. Talvez não se trate de estiagens ou de herbicidas – e sim do fio vital e afiado que nos prende a nossos filhos, e do veneno que lançamos sobre eles. Nada é clichê quando afinal acontece. Distância de resgate acompanha esta fatalidade vertiginosa fazendo sempre as mesmas perguntas: Existe por acaso algum apocalipse que não seja pessoal? Qual é o ponto exato em que, sem saber, damos o passo em falso que acaba nos condenando? Samanta Schweblin escreveu uma narrativa extraordinária e hipnótica, urgente e duradoura, que consegue nos manter inevitavelmente presos e mergulhados num universo ficcional perturbador.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GtBiTA

 

• As Coisas que Perdemos no Fogo

Autor(a): Mariana Enriquez
Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: Macabro, perturbador e emocionante, As coisas que perdemos no fogo reúne contos que usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Em um primeiro olhar, as doze narrativas do livro parecem surreais. No entanto, depois de poucas frases, elas se mostram estranhamente familiares: é o cotidiano transformado em pesadelo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2pbUkGy

 

• O Túnel

Autor(a): Ernesto Sabato
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Lançado em 1948, este livro extraordinário foi escrito, segundo seu autor, “a partir de uma subjetividade total”. Em 1953, no livro Heterodoxia , Sabato comentou sua obra: “Enquanto eu escrevia esse romance […], muitas vezes me detinha, perplexo, para avaliar o que estava saindo, tão diferente do que havia previsto. E, sobretudo, me intrigava a importância crescente que iam assumindo o ciúme e o problema da posse física. Minha idéia inicial era escrever um conto, o relato de um pintor que enlouquecia ao não conseguir comunicar-se […] nem mesmo com a mulher que parecia tê-lo entendido por intermédio de sua pintura”. Ao final, “o desespero metafísico se transforma em ciúme, e a história que parecia destinada a ilustrar um problema metafísico se transforma em romance de paixão e crime”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FUz4Ph

 

• Sobre Heróis e Tumbas

Autor(a): Ernesto Sabato
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Lançado em 1961 e traduzido em vinte idiomas, Sobre heróis e tumbas é um romance magistral em que se cruzam três fios narrativos: a paixão devastadora de Martín por Alejandra, o nascimento traumático de uma nação e a história da Seita Sagrada dos Cegos, casta maléfica de poderes esotéricos e milhões de súditos no mundo todo. Martín tem dezessete anos e pavor das mulheres, até o dia em que conhece Alejandra. Ela é apenas um ano mais velha, porém já nasceu madura, caótica, torturada e tortuosa, louca talvez – como Fernando, que persegue furiosamente a Seita dos Cegos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FAkNbg

 

• Antes do Fim

Autor(a): Ernesto Sabato
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Antes do fim é o livro de um homem triste. Velho, quase cego, distante dos livros e das pessoas que mais amou, Ernesto Sabato faz um belo e amargo apanhado dos fatos fundamentais de sua existência. Reúne imagens dispersas no tempo, organiza lembranças e reflexões, procura a cor do que se estampou na memória, refaz seus trajetos e compõe este testamento espiritual.Um de seus legados é a certeza íntima de que “a razão não serve para a existência”. Com efeito, a vida de Sabato foi palco de paixões e rupturas, de contradições e buscas – regidas pelo senso de liberdade e pelo rigor ético.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FQvpBV

 

• Com/Posições

Autor(a): Juan Gelman
Editora: Crisálida

Trecho da sinopse: Edição bilíngüe (espanhol-português) do livro de Juan Gelman, um dos mais importantes poetas de língua espanhola, ganhador do prêmio Cervantes de Literatura. Aclamado por Julio Cortázar, Haroldo de Campos, Eduardo Galeano, entre outros. Poemas falam sobre o amor, a guerra, a (im)possibilidade do diálogo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Gse6Vz

 

• Facundo, Ou Civilização e Barbarie

Autor(a): Domingo Faustino Sarmiento
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Escrito em 1845 por Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888), Facundo é a obra fundadora da literatura argentina por ser a primeira a romper com os padrões europeus e a criar um espaço autônomo para as letras latino-americanas. Misto de biografia, romance e ensaio político, este clássico traz a tona duas questões caras à formação nacional: civilização e barbárie, como anuncia o subtítulo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FHkLKv

 

• O Passado

Autor(a): Alan Pauls
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: O fim do amor é o tema deste romance do argentino Alan Pauls (1959), “um dos melhores escritores latino-americanos vivos”, nas palavras do chileno Roberto Bolaño (1953-2003). Depois de doze anos de casamento, Rímini e Sofía têm de encarar a separação e aprender a lidar com o que ficou para trás. O que fazer com as centenas de fotos – momentos congelados, mas ainda pulsantes, de uma história viva – que jazem em duas grandes caixas de papelão?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DsFgIN

 

• História do Pranto

Autor(a): Alan Pauls
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Depois do grande sucesso de O passado, lançado pela Cosac Naify em 2007 e filmado por Hector Babenco, o premiado autor argentino Alan Pauls, “um dos melhores escritores latino-americanos vivos”, segundo Roberto Bolaño, volta ao Brasil com seu novo romance, História do pranto. O livro mescla de modo original o romance psicológico e a novela política. Alan Pauls usa o testemunho vertiginoso de um garoto que acreditava ser o Super-Homem para recuperar a história da esquerda argentina dos anos 1970.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FJQtHf

 

• Os Dias do Cervo

Autor(a): Liliana Bodoc
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: Primeiro volume da trilogia ‘A saga dos confins’, neste livro conhecemos o mundo imaginário denominado As Terras Férteis e a saga dos moradores d´Os Confins, os husihuilkes. Escrita pela argentina Liliana Bodoc, a trama é centrada em uma batalha entre os povos das Terras Férteis e os povos Misáianes. A obra, que marcou a estreia da autora na literatura, foi muito bem recebida pela crítica e público na América Latina, tendo sido premiada na feira de livros de Buenos Aires. Ideal para fãs do gênero, a série mistura fantasia e ficção histórica em uma linguagem poética.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GsNwfh

 

• Cuentos reunidos (em espanhol)

Autor(a): Liliana Heker
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: No se puede -ni se quiere- huir de esa obra fascinante que es la literatura de Liliana Heker. Desconfiados o seducidos, caemos en cada cuento como amenazados de muerte para darnos cuenta de que sólo hay amenazas de vida, que la salvación está en el texto, en sus palabras, que es en el sendero preciso del lenguaje donde nos esperan los seres más curiosos, las peripecias más extrañas, la vida más intensa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FA4qew

 

• Como Me Tornei Freira

Autor(a): César Aira
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Apesar de ser um autor prolífico, são escassas as obras de César Aira publicadas no Brasil. Reunidas num único volume, as novelas Como me tornei freira e A costureira e o vento representam uma oportunidade rara de ingresso no estilo único do escritor argentino, convidado da XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HyvabP

 

• Martin Fierro (em espanhol)

Autor(a): José Hernández
Editora: Ediciones Catedra

Trecho da sinopse: Martin Fierro, largo poema narrativo en octosílabos, culminación de la literatura gauchesca, es un clásico que pervive en la tradición oral, no solo en Argentina, sino en todo el ámbito cultural hispánico.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GsPI6v

 

• Museu do Romance da Eterna

Autor(a): Macedonio Fernandez
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Não é exagero dizer que a literatura argentina seria impensável sem Macedonio Fernández e seu Museu do Romance da Eterna. Para entendermos Borges, Cortázar e todos que fizeram desta uma das literaturas mais inventivas do século XX, o Museu é um livro incontornável.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2pdHirj

 

• Dom Segundo Sombra

Autor(a): Ricardo Güiraldes
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Ricardo Güiraldes nasceu em Buenos Aires em 1886 e morreu em Paris em 1927. Romancista, poeta e contista, dividiu sua vida entre a fazenda do pai no interior da Argentina e a vida mundana e intelectual de Paris. Dom Segundo Sombra foi lançado em 1926, um ano antes de sua morte, depois de publicar Cuentos de muerte y de sangre e Rancho: momentos de una juventud contemporánea, um romance autobiográfico. Fez parte da vanguarda literária Martín Fierro, e seu romance Dom Segundo Sombra é considerado um dos maiores clássicos da literatura Argentina e latino-americana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HzwkUI

 

• O Beijo da Mulher Aranha

Autor(a): Manuel Puig
Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: “O Beijo da Mulher-Aranha”, publicado originalmente em 1976, é um pungente e sensível mergulho no relacionamento de um preso político, Valentin, com seu companheiro de cela homossexual, Molina, acusado de corromper menores.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FGsMzu

 

• O Vento que Arrasa

Autor(a): Selva Almada
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Ambientado no Chaco argentino, o romance se passa em apenas um dia e meio e conta a história de Leni, dezesseis anos, e seu pai, um pastor que vive a percorrer o país em busca de sinais de Deus. Com problemas no carro, pai e filha fazem uma parada na oficina mecânica do Gringo, local onde se desenrola toda a trama. Lá, conhecem o jovem ajudante Tapioca. O pastor vê no garoto uma alma iluminada, e quer levá-lo consigo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2paubrw

 

• Zama

Autor(a): Antonio di Benedetto
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Continuando o projeto de publicar no Brasil a obra do escritor argentino Antonio di Benedetto, considerado por Juan José Saer um dos maiores romancistas do mundo, a Editora Globo coloca agora no mercado Zama, seu melhor romance. Publicado em 1956, o livro conta a história de Dom Diego de Zama, funcionário da coroa espanhola que, servindo em um pequenino povoado nos confins da colônia, aguarda ansioso sua transferência para a cidade de Buenos Aires.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2p8DpEX

 

• O Anatomista

Autor(a): Federico Andahazi
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Os anatomistas – na Renascença – eram estudiosos do corpo humano. Mateo Colón era um desses anatomistas e, em meados do ainda obscuro século 16, se apaixona por uma meretriz veneziana – Mona Sofia. Mas a cortesã desdenha friamente dos sentimentos de Mateo. Ele inicia, então, a busca por uma poção, uma substância, qualquer coisa que possa fazer com que Mona se apaixone por ele. Pensando na mulher amada é que ele descobre as maravilhas operadas por uma parte da anatomia – e da alma – feminina totalmente desconhecida até então – o Amor veneris, ou, como é mais conhecido hoje, o clitóris.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DrvPt6

 

• Variações em Vermelho

Autor(a): Rodolfo Walsh
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Reunindo cinco contos policiais e um ensaio de Rodolfo Walsh, Variações em vermelho apresenta ao leitor brasileiro um lado menos conhecido, mas fundamental, de um dos maiores escritores argentinos do século XX. Na trilha de Sherlock Holmes, Borges e Bioy Casares, Walsh introduz na história da literatura um detetive surpreendente: Daniel Hernández, um revisor de livros que usa sua atenção aos detalhes para decifrar os mais incríveis crimes e enigmas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FU1toA

 

• Essa Mulher e Outros Contos

Autor(a): Rodolfo Walsh
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Este volume, o primeiro livro de Walsh a sair em português, reúne a totalidade dos seus chamados “contos literários”, nos quais não raro o elemento biográfico e o dado histórico servem de base para narrativas poderosas, que espantam pela acuidade com que o autor encena, de forma concentrada e sutil, conflitos universais de profundas implicações éticas e políticas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Hykv0S

 

• Operação Massacre

Autor(a): Rodolfo Walsh
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Reunidos em uma casa na região metropolitana de Buenos Aires para acompanhar a transmissão de uma luta de boxe pelo rádio, doze homens são presos e levados para a delegacia na noite de 9 de junho de 1956, onde permanecem sem acusação formal ou julgamento até a manhã seguinte, quando enfim são conduzidos a um lixão nos limites da cidade e condenados sumariamente ao fuzilamento. Eram suspeitos de participar da tentativa de golpe de Estado que os generais peronistas Tanco e Valle haviam incitado naquela mesma noite.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GqTkFS

 

• Vôo da Rainha

Autor(a): Tomas Eloy Martinez
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: O ‘Vôo da rainha’ apresenta a crônica de um crime e de uma pátria. Fiel ao estilo ficção/não-ficção, o autor concebeu uma história que atravessa de 1997 a 2001. São protagonistas Camargo e Reina – ele, diretor do mais importante jornal da capital, o Diário de Buenos Aires, está empenhado numa verdadeira cruzada contra a corrupção nos altos escalões do governo. Com a mesma virulência e vaidade, apaixona-se por Reina.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GwxbGs

 

• Santa Evita

Autor(a): Tomas Eloy Martinez
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Quando Eva morreu, em 1952, seu marido, o general Juan Domingo Perón, ordenou que seu corpo fosse embalsamado e exposto à nação argentina numa redoma de vidro. Três anos depois, quando o ditador caiu, o cadáver de Evita tornou-se um fardo pesado demais para qualquer regime.Assim teve início uma das mais insólitas peregrinações de que se tem notícia. Seqüestrado pelo Serviço de Inteligência do Exército, o cadáver vagou semanas pelas ruas de Buenos Aires, estacionou durante meses nos fundos de um cinema, prestou-se a todo tipo de paixões no sótão da casa de um capitão desmiolado até reaparecer, dezesseis anos mais tarde, no Velho Continente.”Enfim, o romance que eu sempre quis ler.”Gabriel García Márquez

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2HyD1X4

 

• As Teorias Selvagens

Autor(a): Pola Oloixarac
Editora: Benvirá

Trecho da sinopse: As Teorias Selvagens é uma sátira da vida intelectual na era dos blogs, da pornografia virtual, do videogame, das pílulas coloridas e da junk food. É uma compilação de histórias cheias de referências por todos os lados – um gato chamado Yorick, uma militante de esquerda que escreve cartas para Mao, uma estudante de filosofia que persegue o professor pela universidade. É um compilado de histórias sempre esclarecidas por teorias que explicam tudo, ao menos aos olhos dos jovens contemporâneos, que viajam pelo mundo do ciberespaço.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FByI0B

 

• O Viajante Do Século

Autor(a): Andrés Neuman
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Alemanha, século XIX. Na cidade de Wandernburgo, um viajante enigmático desce de sua carruagem e bate à porta de uma pousada. Hans pretende descansar e continuar sua jornada, mas logo é atraído pela cidade cujas ruas parecem mudar de lugar a cada dia. Quando está prestes a partir, a sabedoria de um velho tocador de realejo faz com que, intrigado, fique mais alguns dias. Hans se dispõe a ir embora novamente, mas conhece a inteligente e insinuante Sophie, por quem se apaixona. No entanto, há uma questão que se coloca entre eles – ela foi prometida a um membro de uma das famílias mais notáveis do vilarejo, e qualquer mudança de rumo trará consequências fatais.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GtJ1RI

 

• As Nuvens

Autor(a): Juan José Saer
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: As nuvens, de 1977, é o penúltimo romance (o último concluído) do grande escritor argentino Juan José Saer, falecido em 2005. O argumento é muito simples: o doutor Real é um jovem psiquiatra que, associado a um pioneiro médico holandês, vem fundar na Argentina, em 1804, o primeiro manicômio da América do Sul.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2pdYhdO

 

• Águas-Fortes Cariocas

Autor(a): Roberto Arlt
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Morto aos 42 anos e hoje considerado um importante nome da literatura argentina, o escritor e jornalista Roberto Arlt passou dois meses no Rio de Janeiro, na década de 1930, como parte de um roteiro de viagens pela América do Sul a convite do jornal El Mundo. Na coletânea Águas-fortes cariocas, Arlt faz um retrato pessoal, franco, crítico e cáustico não só da então capital brasileira, mas também da sua Argentina natal na mesma época. Inédito no Brasil, o livro, que reúne 39 crônicas publicadas entre abril e maio de 1930, chega às prateleiras pela coleção Otra Língua, organizada por Joca Terron, com tradução de Gustavo Pacheco.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FByXZz

 

 

Conclusão

Conhece outros livros da literatura argentina? Se você sentiu falta de mais livros argentinos nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

3 Comentários


  1. que seleção maravilhosa!
    depois eu volto com algumas sugestões, rs. abraço!

    Responder

  2. Bom dia . Adorei sua resenha de “um homem comum “, de Philip Roth. Foi um livro que me marcou muito . Onde é sua livraria ? Queria ver o que você tem …

    Responder

Deixe uma resposta