9 ótimos livros da literatura uruguaia

Que tal conhecer alguns livros de literatura uruguaia e aprender um pouco mais sobre a produção literária do nosso vizinho?

Preparei uma lista com 9 livros de autores do Uruguai que você precisa conhecer!

literatura uruguaia

Sobre a literatura uruguaia

Durante o século XIX e parte do XX, a influência da escrita europeia e norte-americana foi fundamental na composição da literatura uruguaia.

No entanto, isso não impediu a formação de identidade ou de uma literatura com características próprias.

Dos escritores uruguaios, um bom exemplo é o contista Horácio Quiroga, cuja obra naturalista também possui vários elementos característicos de autores como Edgar Allan Poe e Anton Tchekhov.

Em meados do século XX, um escritor uruguaio que ganhou bastante destaque foi Eduardo Galeano, muito conhecido pela obra “As Veias Abertas da América Latina”.

Outros escritores uruguaios que merecem a nossa atenção: Carmen Posadas, Mario Benedetti, Ines Bortagaray e Juan Carlos Onetti.

Confira, logo abaixo, a lista com obras da literatura uruguaia:


Veja também

• [VÍDEO] 3 Dicas de Literatura Colombiana

• [LISTA] 11 livros de escritores chilenos que você não pode deixar de ler


9 livros de escritores uruguaios

 

• A Trégua

Autor: Mario Benedetti
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: “Escrito em formato de diário e com fina ironia, ‘A trégua’ traz a história de Martín Santomé, um ‘homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente’. Prestes a completar 50 anos, viúvo há mais de vinte, Santomé mora com os três filhos. Não se relaciona bem com nenhum deles, tem poucos amigos e mantém uma rotina monótona e cinzenta. No diário, conta os dias que faltam para a aposentadoria; mas não tem idéia do que fará assim que se livrar do trabalho maçante. Seu destino, no entanto, mudará quando conhecer Laura Avellaneda, uma jovem discreta e tímida contratada para ser sua subalterna.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2F0WnpX

– Também disponível: Submarino / Americanas / Livraria da Folha / Livraria Cultura

 

• A Borra De Café

Autor: Mario Benedetti
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: “A borra do café’ consta de 48 fragmentos e de um enigma desenvolvido na imagem misteriosa de uma mulher, na presença de uma figueira e na reiteração, ao longo dos anos, de um horário- 3h10. Benedetti resgata, num espaço de fantasia, os episódios que acompanharam Claudio, o protagonista, durante sua meninice em Montevidéu.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EQW1iJ

– Também disponível: Submarino / Americanas

 

• As Moscas Azuis

Autor: Carmen Posadas
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: “Um homem decide se suicidar em uma luxuosa estância turística do Marrocos. O que não imaginava é que ali encontraria a alta sociedade madrilenha, que busca refúgio para viver suas infidelidades. Lá escuta a história de um misterioso assassinato cuja trama passa a tentar resolver sem calcular que um assassinato pode levar a outro e suas implicações serão cada vez maiores.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EOov0u

– Também disponível: Submarino / Americanas

 

• As Veias Abertas da América Latina

Autor: Eduardo Galeano
Editora: L&PM Editores

Trecho da sinopse: “As veias abertas da América Latina vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Com seu texto lírico e amargo a um só tempo, Galeano sabe ser suave e duro, e invariavelmente transmite, com sua consagrada maestria, uma mensagem que transborda humanismo, solidariedade e amor pela liberdade e pelos desvalidos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2oon3aH

– Também disponível: Submarino / Americanas / Livraria da Folha

 

• O Livro Dos Abraços

Autor: Eduardo Galeano
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: “Assim é O livro dos abraços. Em suas andanças incessantes de caçador de histórias. Galeano vai ouvindo de tudo. O que de melhor ouviu ele transforma em livros como este, onde lembra como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, traçando a vida.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FuAhKA

 

• Contos de Amor de Loucura e de Morte

Autor: Horacio Quiroga
Editora: Martin Claret

Trecho da sinopse: “Contos de amor de loucura e de morte (1917) foi o primeiro livro de contos de Horacio Quiroga, considerado um dos maiores contistas da literatura hispano-americana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GBB8YY

– Também disponível: Submarino / Americanas 

 

• Um, Dois e Já

Autor: Ines Bortagaray
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: “Primeiro livro da uruguaia Inés Bortagaray no Brasil, Um, dois e já é uma delicada ode às memórias afetivas. Na novela, a história é narrada em primeira pessoa por uma menina que conta a viagem de verão da família até um balneário uruguaio, dentro de um carro apertado, no início dos anos 80.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GGJmPU

 

• 47 Contos de Juan Carlos Onetti

Autor: Juan Carlos Onetti
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Os contos do uruguaio Juan Carlos Onetti, um dos maiores autores do século XX, foram escritos ao longo de mais de meio século, entre 1933 e 1993, e de início publicados esparsamente em periódicos da América e da Espanha. Seus personagens complexos, sob o signo do inconformismo e do desencanto, transitam pelo espaço mítico da fictícia cidade de Santa María.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Fq2Ybq

– Também disponível: Submarino / Americanas 

 

• A Vida Breve

Autor: Juan Carlos Onetti
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: “Marco da literatura latino-americana, este romance de 1950 é também o fundador da cidade de Santa María, cenário para uma série de romances do uruguaio Juan Carlos Onetti. O universo que ganha vida neste livro influenciou direta ou indiretamente grandes nomes da literatura, como Julio Cortázar e Mario Vargas Llosa.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GF18mw

– Também disponível: Submarino / Americanas


Conclusão

Conhece outros livros da literatura uruguaia? Se você sentiu falta de mais obras da literatura uruguaia nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

3 Comentários


  1. Sou inscrito no canal. Conheci seu Blog hoje. Altíssimo nível, segue a linha das excelentes resenhas do canal. Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta