10 ótimos livros da literatura turca

Que tal conhecer um pouco mais sobre a produção literária da Turquia? Foi pensando nisso que separei, na lista de hoje, 10 ótimos livros da literatura turca.

literatura turca

A Turquia, além de ser um país com uma cultura fascinante, também possui uma rica tradição literária, herança do Império Otomano.

No entanto, infelizmente, ainda muito pouco material foi traduzido para o português.

Quase tudo o que temos disponível se limita aos livros da literatura turca contemporânea, com escassas exceções como, por exemplo, o clássico “O Livro de Dede Korkut“.

Iniciativas de editoras como a Companhia das Letras, Planeta e Editora Sá foram fundamentais para trazer ao Brasil algumas obras importantes da literatura turca mas, mesmo assim, a grande maioria dos escritores ainda são pouco conhecidos por aqui.

Talvez a única exceção seja o escritor Orhan Pamuk, que já possui diversos livros publicados pela Companhia das Letras. Pamuk é, sem dúvida, um dos autores mais importantes da nova literatura turca. 

Grande parte de sua obra já foi traduzida para vários idiomas, além de que este autor foi o 1º da Turquia a receber, em 2006, o Prêmio Nobel de Literatura.

Outros escritores turcos que já possuem livros publicados no Brasil são: Halide Edip Adivar, Nâzım Hikmet, Ayse Kulin, Elif Shafak etc.

Confira, logo abaixo, a lista com 10 obras da literatura turca que você precisa conhecer!


Veja também:


Confira a lista com 10 livros da literatura turca

• Neve

Autor(a): Orhan Pamuk
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Neve, que o autor Ohran Pamuk define como “seu primeiro e último romance político”, conta a história de Ka, poeta exilado na Alemanha, que viaja a uma pequena cidade turca com o pretexto de investigar a onda de suicídios entre jovens muçulmanas que assola o vilarejo. Durante essa visita, uma nevasca bloqueia todas as estradas, insulando a cidade do resto do mundo. É nesse clima de isolamento que um veterano ator e sua mulher aproveitam para liderar um golpe militar.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zDoiKL

 

• Meu Nome É Vermelho

Autor(a): Orhan Pamuk
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Narrativa policial, um amor proibido e reflexões sobre as culturas do Oriente se reúnem neste livro. Estamos em Istambul, no fim do século XVI. Para comemorar o primeiro milênio da fuga de Maomé para Meca, o sultão encomenda um livro de exaltação à riqueza do Império Otomano.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zqSwwy

 

• O Museu da Inocência

Autor(a): Orhan Pamuk
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Kemal, homem nos seus trinta anos, descendente de uma família rica e tradicional, está prestes a se casar com Sibel, mulher inteligente e refinada. Na Turquia dos anos 1970, eles representam um casal moderno, que se arrisca a fazer sexo antes do casamento. A vida de Kemal, de fato, parece completa em todos os aspectos – financeiro, familiar e amoroso. No entanto, ao reencontrar-se com Füsun, uma prima distante de dezoito anos que trabalha como vendedora em uma boutique, toda a sua estabilidade colapsa. Ele passa a ter encontros sexuais frequentes com a jovem bela e esbelta, embora não considere romper o noivado com Sibel, a esposa perfeita aos olhos da sociedade turca. À medida que o dia do casamento se aproxima, a pressão sobre Kemal, que julgara ter tomado uma decisão muito moderna e europeia, aumenta.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2k2Yu3H

 

• O Último Trem Para Istambul

Autor(a): Ayse Kulin
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: Selva e Rafael são dois jovens apaixonados. Ela, uma turca, ele, um judeu, fogem da resistência de suas famílias rumo à França para viver este grande amor. Neste aparente refúgio, assistem a eclosão da Segunda Guerra Mundial e começam uma luta desesperada para voltar à Turquia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bne5zk

 

• O Palhaço e Sua Filha

Autor(a): Halide Edip Adivar
Editora: Planeta

Trecho da sinopse: Em Istambul, poucos recitam o Corão melhor que a pequena Rabia Abla. Suas apresentações são tão encantadoras que o ministro da Segurança Pública decide cuidar de sua educação musical. A menina, que até então tivera uma dura instrução religiosa de sua mãe e de seu avô conservador, tem a oportunidade de conhecer outro mundo. É no palácio do paxá Selim que Rabia encontra a música, a dança secular e a sabedoria do sufismo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BoL9aj

 

• Paisagens Humanas do Meu País

Autor(a): Nâzım Hikmet
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Paisagens humanas do meu país é a obra máxima do poeta turco Nâzım Hikmet (1902-1963), que a ela dedicou cerca de 22 anos de trabalho, boa parte deles na prisão. Neste épico do século XX, que tem a Segunda Guerra Mundial como um de seus eixos narrativos, cruzam-se dezenas de destinos, das personagens mais desamparadas a poderosos magnatas e políticos corruptos, passando por um leque de figuras inesquecíveis.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2k4ScAY

 

• De Volta A Istambul

Autor(a): Elif Shafak
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Em De volta a Istambul Elif Shafak confronta o passado violento de seu país numa história envolvente que se passa na Turquia e nos Estados Unidos. No centro do romance está Asya uma jovem de 19 anos que adora Johnny Cash e os existencialistas franceses e vive em Istambul com a mãe Zeliha dona de uma loja de tatuagens e três tias: Banu a clarividente; Cevriye a professora viúva; e Feride a hipocondríaca excêntrica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zq7kLH

 

• Palavra Perdida

Autor(a): Oya Baydar
Editora: Sá

Trecho da sinopse: “Palavra Perdida” é uma ode à palavra, à língua como meio de compreender o outro, como expressão e forma de unir a humanidade. É uma alusão às nossas crenças, a nossos ideais, a nossas esperanças de um mundo melhor. O enredo, que se desenrola através da vida e da tragédia de um jovem casal, faz alusão à língua curda, cujo uso é restringido a milhões de curdos que habitam o país.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zFNqRr

 

• O Livro de Dede Korkut

Autor(a): –
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Os contos épicos de Dede Korkut tratam de lutas pela liberdade em época durante a qual os oguzes eram um povo pastoril, em fase de transição para o conceito de uma etnia turca mais ampla. Ocorria, mais uma vez, de um ponto de inflexão – de outra fronteira, no tempo – enquanto o Islã começava a predominar na região, coincidindo com a adoção de um estilo de vida mais sedentário, possivelmente no século XIV.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hUhyNC

 

• As Preces São Imutáveis

Autor(a): Tuna Kiremitçi
Editora: Sá

Trecho da sinopse: O tema das gerações e das mudanças ocorridas na língua e na sociedade da Turquia moderna é evocado no romance “As Preces São Imutáveis”, lançado no Brasil, em tradução direta do turco, pelo Prof. Marco Syrayama de Pinto, da Universidade de São Paulo (USP). Uma oportunidade de oferecer ao leitor brasileiro um encontro com a cultura e uma literatura desconhecidas, ricas em tradições e em história, através do premiado autor Tuna Kiremitçi.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hTeZLD

 

Conclusão

Conhece outros livros da literatura turca? Se você sentiu falta de mais títulos de escritores turcos nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta