11 ótimos livros de escritores islandeses

São poucos escritores islandeses que foram traduzidos para o português até o momento. No entanto, felizmente, alguns dos principais nomes da literatura islandesa já estão publicados por aqui.

escritores islandeses

Origens da literatura islandesa

Quando pensamos nos escritores islandeses e na literatura local, lembramos sempre dos seus textos medievais e suas sagas, responsáveis por transmitir várias histórias lendárias, além de também falar sobre a vida dos reis ou de importantes figuras daquela localidade.

Em suma, a literatura islandesa medieval é composta por três elementos: poesia eddaica, poesia escáldica e sagas.

A primeira diz respeito aos poemas da “Edda em verso”, que retratam a mitologia local e seus heróis.

Já a poesia escáldica é caracterizada pela oralidade, em poemas cantados e recheados de metáforas.

Por fim, temos as sagas islandesas. Em sua grande maioria, as sagas da Islândia (cerca de 40 no total) não possuem autor conhecido.

Uma das raras exceções é o historiador, político e poeta Snorri Sturluson (1178-1241), conhecido por ser o autor da “Edda em prosa” (obra que reúne várias lendas da mitologia nórdica) e também da “Heimskringla” (uma coleção de sagas dos reis nórdicos).

Edda em prosa
“Edda em prosa”, de Snorri Sturluson

Escritores islandeses contemporâneos

Em 1955, o escritor Halldór Laxness, autor do livro “Gente Independente”, recebeu o Nobel de Literatura. Essa importante premiação foi responsável por colocar a literatura islandesa em evidência, saindo dos limites da ilha e alcançando mercados editoriais no mundo todo.

Desde então, outros escritores islandeses estão se destacando, seja na Islândia, seja nos demais países. Um bom exemplo é Arnaldur Indridason, autor de romances policiais.

Alguns de seus títulos já foram traduzidos para o português pela editora Companhia das Letras.

As escritoras Audur Ava Ólafsdóttir e Yrsa Sigurdardottir também são destaques dessa nova geração da literatura islandesa. Infelizmente, até o momento, apenas Audur possui algo publicado no Brasil.

Outros nomes que merecem nossa atenção: Jón Kalman Stefánsson, Andri Snaer Magnason e Sjón (Sigurjón Birgir Sigurðsson).

O hábito de leitura na Islândia

Um fato interessante é que a Islândia é um dos países que mais leem e publicam livros no mundo. Em 2011, a Unesco premiou Reykjavík, a capital do país, como City of Literature.

cidade de Reykjavík
Cidade de Reykjavík

Nas proximidades do natal, o hábito de leitura se fortalece ainda mais. Entre os meses de setembro e dezembro existe uma tradição, chamada Jólabókaflóð, em que o mercado editorial islandês publica uma enorme quantidade de novidades e as pessoas compram muitos livros. 

A página PlayGround BR fez um vídeo bem legal sobre isso no Facebook.


• Aproveite e veja também a lista com 15 ótimos livros de escritores noruegueses

A lista é composta tanto por textos clássicos quanto por livros de escritores islandeses contemporâneos.  Confira abaixo:

 

• Gente Independente

Autor(a): Halldór Laxness
Editora: Biblioteca Azul
Ano da publicação no Brasil: 2004
Páginas: 680

Trecho da sinopse: “Um dos maiores épicos da literatura islandesa, Gente independente conta a saga de Gudhbjartur Jonsson, camponês que, após trabalhar dezoito anos para o intendente de Myri, consegue dar entrada na compra de seu próprio terreno e se livra da servidão, tornando-se proprietário da Casa Estival. No espaço recém-adquirido ele passa a viver com Rósa, sua esposa, que teme as lendas sobre possíveis assombrações que infernizam a vida dos moradores do lugar: segundo as mais antigas crônicas do país, o território que eles habitam é assombrado pelos fantasmas de Kólumkilli – feiticeiro de grande reputação e líder dos irlandeses que conquistaram a região no passado – e de Gunnvör, mulher-vampira que ali morara anos antes da construção da Casa Estival.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2t1ujKq
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/166882b6454
– Livro na Livraria da Folha: http://compre.vc/v2/1664716fdb6

 

• Rosa Candida

Autor(a): Audur Ava Ólafsdóttir
Editora: Alfaguara
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 304

Trecho da sinopse: “Numa prosa refinada e de intenso apelo visual, Audur Ava Ólafsdóttir constrói uma espécie de romance de formação, cujo protagonista nos cativa com sua ternura e com a sensibilidade de suas reflexões sobre sexo, morte e paternidade. Tímido e solitário, o jovem Lobbi parece viver aos caprichos do acaso: no intervalo de um ano, sua mãe perdeu a vida num acidente e sua primeira filha nasceu.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2rraJKm
– Livro na Livraria da Folha: http://compre.vc/v2/166bf26eebb

 

• Paraíso e Inferno

Autor(a): Jón Kalman Stefánsson
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 192

Trecho da sinopse: “Numa parte remota da Islândia do século XIX, um pequeno barco de pesca é apanhado no meio de um violento temporal e a tragédia abate-se sobre os homens. Entre os tripulantes, um jovem pescador fica surpreso pela aparente indiferença dos companheiros à morte por hipotermia do seu único amigo. Desiludido e confuso ao retornar, ele decide abandonar sua aldeia, arriscando atravessar a pé as montanhas em pleno inverno, com uma ideia fixa: chegar à cidade mais próxima para devolver o livro Paraíso perdido, de John Milton, a um velho capitão cego, que o emprestara a seu amigo.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2rh6wom
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/1667b9a5488

 

• Vozes

Autor(a): Arnaldur Indridason
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 360

Trecho da sinopse: “Um grande hotel em Reykjavík, Islândia, está pronto para a festa de Natal. Quando a camareira desce até o porão para buscar o Papai Noel, no entanto, o que ela encontra é um cenário macabro: Gudlaugur, porteiro e zelador, está sobre a cama coberta de sangue. Enquanto os funcionários do hotel tentam manter intacta a imagem do estabelecimento e turistas vivem o sonho de um Natal islandês, o inspetor Erlendur Sveinsson investiga o assassinato.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2snSvJd
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/16694beb9f3

 

• O Silêncio do Túmulo

Autor(a): Arnaldur Indridason
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 320

Trecho da sinopse: “Um esqueleto, provavelmente datado da Segunda Guerra, é encontrado nas gélidas imediações de Reykjavík, Islândia. Enquanto um grupo de arqueólogos trata de removê-lo e analisá-lo, cabe ao inspetor Erlendur desencavar histórias escabrosas não resolvidas da região. Mas acontecimentos tão antigos são difíceis de ser retraçados, sobretudo quando nem todo mundo deseja lembrar-se deles. Quem afinal morava no chalé inacabado do alto da colina, e o que aconteceu lá? Pode um crime brutal ter ocorrido no quartel dos aliados, instalado naquele local durante a guerra? Será que a jovem mulher, comprometida com um homem bem-sucedido de uma tradicional família islandesa, jogou-se mesmo ao mar, sem motivo aparente?”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2t1FGSE
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/166c5b4ba0c

 

• Edda Em Prosa: Gylfaginning E Skaldskaparmal

Autor(a): Snorri Sturluson
Editora: Createspace Independent Publishing Platform
Ano da publicação no Brasil: 2014
Páginas: 344

Trecho da sinopse: “Escrito por Snorri Sturluson, um historiador, poeta e político islandês que viveu de 1178 a 1241, o Edda em Prosa é uma das mais ricas fontes para o conhecimento da mitologia nórdica contando desde o início do universo até o inevitável momento do Ragnarök. São detalhados minuciosamente os vários deuses, seus filhos e seus extraordinários feitos, passando pela incrível linguagem poética dos escaldos e suas inúmeras sagas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2tlKaCS

 

• The Silence of the Sea: A Thriller

Autor(a): Yrsa Sigurdardottir
Editora: Minotaur Books
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 336

Trecho da sinopse: “From the queen of Icelandic crime fiction comes a truly chilling story that will leave readers breathless right up to the memorable ending. This is possibly her best book yet. Bestselling and award-winning Icelandic crime author Yrsa Sigurdardóttir has produced here a dazzling display of brilliant crime writing that is both groundbreaking and immensely satisfying. As The Silence of the Sea opens, a luxury yacht crashes into a Reykjavik pier. But the boat is empty; no one is on board. What has happened to the crew? And what has happened to the family who were very much present when the yacht left Lisbon?”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2rgUonE

 

• Saga dos Volsungos

Autor(a): Anônimo (Théo de Borba Moosburger – Tradutor)
Editora: Hedra
Ano de publicação no Brasil: 2008
Páginas: 160

Trecho da sinopse: “Expoente das sagas míticas islandesas , esta obra anônima foi redigida na Islândia do século XIII, mas advém de narrativas muito mais antigas. Narra os feitos e os padecimentos dos heróis da linhagem real dos Volsungos, principalmente a vida do herói Sigurd, que mata o dragão Fafnir e se envolve num trágico triângulo amoroso com a valquíria Brynhild e o rei Gunnar. A história apresenta, em linhas gerais, a mesma lenda que se encontra no épico alemão medieval Canção dos Nibelungos. A Saga dos Volsungos serviu de base para o compositor Richard Wagner criar seu ciclo de óperas em torno do Anel dos Nibelungos. A famosa criação literária de J.R.R. Tolkien também foi fortemente inspirada por esta saga e por outras obras da literatura islandesa medieval.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ss7v9t

 

• A História do Planeta Azul

Autor(a): Andri Snaer Magnason
Editora: Hedra
Ano de publicação no Brasil: 2008
Páginas: 96

Trecho da sinopse: “Premiada e traduzida em mais de 25 línguas ao redor do mundo, A história do planeta azul é uma aventura comovente que trata de maneira divertida de uma das questões mais importantes deste século: a preservação do meio ambiente. “Este livro é parte da solução.” Björk. Era uma vez um planeta azul bem longe no espaço. À primeira vista, ele parecia apenas um planeta comum, e dificilmente um astrônomo ou um astronauta prestaria muita atenção nele. Porém, havia algo que tornava o Planeta Azul muito especial: lá só moravam crianças.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2sAf91q
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/166be3845e5

 

• A Saga de Gunnlaug. Língua-de-serpente

Autor(a): Anônimo (Théo de Borba Moosburger – Tradutor)
Editora: Fino Traço
Ano de publicação no Brasil: 2014
Páginas: 80

Trecho da sinopse: “A Saga de Gunnlaug Língua-de-Serpente é uma das mais célebres das sagas islandesas. Foi escrita na Islândia em algum momento entre os anos 1260 e 1300, por um autor de nome desconhecido. Narra a trágica história do amor de Gunnlaug, grande guerreiro e poeta, pela bela Helga, que acaba sendo dada em casamento a um outro guerreiro e poeta, de nome Hrafn. A beleza de Helga leva Gunnlaug e Hrafn, outrora bons companheiros, a lutarem.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2t1F7s2

 

• A Raposa Sombria. Uma Lenda Islandesa

Autor(a): Sjón
Editora: Hedra
Ano de publicação no Brasil: 2013
Páginas: 102

Trecho da sinopse: “Fábula moderna temperada de suspense e humor, A raposa sombria mistura o rigoroso inverno islandês, uma raposa enigmática, um pastor que a segue num périplo de provações e transformações, um naturalista e uma jovem com Síndrome de Down salva de um naufrágio. Sjón (1962) é um dos autores islandeses contemporâneos mais premiados e celebrados pela crítica, e seus romances e novelas já foram traduzidos para mais de 27 línguas – incluindo, agora, o português, em tradução direta de Luciano Dutra.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ss8KWd
– Livro na Saraiva: http://compre.vc/v2/166a3e32b57

 

Conclusão

Não achou algum escritor islandês que procurava?

Deixe uma sugestão lá nos comentários!

Aproveite e siga o blog Leia Para Viver no YouTube, Facebook e Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta