30 ótimos livros de escritores espanhóis

Os escritores espanhóis possuem muitas obras já traduzidas para o português e disponíveis no Brasil.

Isso é, sem dúvida, um excelente motivo para que possamos adentrar e conhecer um pouco mais da fascinante literatura espanhola.

escritores espanhóis
Escritores espanhóis

Apesar da inegável importância do escritor Miguel de Cervantes Saavedra, não é apenas com Dom Quixote que definimos a produção literária da Espanha.

Grandes escritores espanhóis como Federico García Lorca, Francisco de Quevedo e Miguel de Unamuno também merecem nossa atenção.

Já quando pensamos na produção contemporânea podemos observar que a herança literária de Cervantes continua firme naquele país.

Escritores espanhóis como Javier Cercas, Maria Dueñas, Màxim Huerta, Matilde Asensi e Carlos Ruiz Zafón são apenas alguns dos nomes em destaque atualmente.

Nesse sentido, a lista abaixo é composta tanto por clássicos como por alguns destaques da nova safra de escritores.


Veja também:

• 25 ótimos livros de escritores italianos contemporâneos

• 10 ótimos livros de escritores franceses contemporâneos


Lista de escritores espanhóis

 

  • Dom Quixote

Autor(a): Miguel de Cervantes
Editora: Nova Fronteira
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 1248

Trecho da sinopse: “A história do engenhoso fidalgo Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança conquista leitores geração após geração. O clássico de Miguel de Cervantes é considerado o expoente máximo da literatura espanhola e, em 2002, foi eleito por uma comissão de escritores de 54 países o melhor livro de ficção de todos os tempos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ngVtbW

  • Novelas Exemplares

Autor(a): Miguel de Cervantes
Editora: Cosac & Naify
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 544

Trecho da sinopse: “Antes da publicação da segunda parte de Dom Quixote, em 1613, Cervantes lança uma outra aventura: Novelas exemplares. Como gênero literário, a novela já existia, mas, como nota o próprio Cervantes, ele é o primeiro a tentá-la na Espanha. Ele experimenta o gênero em todas as direções possíveis, com relatos bizantinos, cortesãos ou picarescos. E mais: busca estabelecer um padrão realista, fala do cotidiano das pessoas, de uma Espanha que podia ser vista da janela de casa.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ngP7JK

  • O tango da velha guarda

Autor(a): Arturo Pérez-Reverte
Editora: Record
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 430

Trecho da sinopse: “Um estranho desafio entre dois músicos que leva um deles a Buenos Aires em 1928; uma história de espionagem na Riviera francesa durante a Guerra Civil espanhola; uma inquietante partida de xadrez na Sorrento, Itália, dos anos sessenta… O tango da Velha Guarda narra com pulso admirável uma complexa e apaixonante história de amor, traições e intrigas, que se prolonga durante quatro décadas de um século convulsionado e fascinante à luz crepuscular de uma época que se extingue.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oaPf2k
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/69fbc65b

  • La colmena

Autor(a): Camilo José Cela
Editora: Alfaguara
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 432

Trecho da sinopse: “Considerada una de las mejores novelas españolas del siglo XX, La colmena es una obra coral ambientada en el Madrid de posguerra, durante unos pocos días de 1943. Con ella el autor quiso mostrar la realidad social de esos difíciles años de la historia de España.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nh0OQD

  • Erec E Enide

Autor(a): Manuel Vázquez Montalbán
Editora: Alfaguara
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 256

Trecho da sinopse: “Segundo a lenda medieval, Erec, o mais moço dos cavaleiros da Távola-Redonda, teria abandonando seus companheiros de armas para viver com sua amada Enide como marido e mulher. Em ‘Erec e Enid’, Manuel Vázquez Montalbán faz uma releitura contemporânea do tema desta lenda medieval e apresenta uma reflexão sobre o sentido da vida, do amor e do casamento nos dias de hoje. Numa narrativa em que entrelaça várias histórias de amor e adultério, Montalbán utiliza a lenda como contraponto das felicidades possíveis do ser humano.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nM1jWJ
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/2ffff177

  • Soldados de Salamina

Autor(a): Javier Cercas
Editora: Biblioteca Azul
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 274

Trecho da sinopse: “Um dos romances de maior sucesso na Espanha nas últimas décadas, com mais de meio milhão de exemplares vendidos, Soldados de Salamina, de Javier Cercas, é um romance cifrado, uma reflexão sobre a criação artística, a memória e a história. Conta por meio da interligação engenhosa de pesquisa histórica e ficção, de passado e presente, o momento mais dramático da vida de Rafael Sanches Mazas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nv9h4I
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/416bdc50

  • A Velocidade da Luz

Autor(a): Javier Cercas
Editora: Biblioteca Azul
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 248

Trecho da sinopse: “Em 2001, aos 39 anos, depois de publicar meia dúzia de livros de modesta repercussão, Javier Cercas alcançou um sucesso retumbante de crítica e público com seu terceiro romance, Soldados de Salamina, que gira em torno de um episódio obscuro da Guerra Civil Espanhola. Instantânea e inesperada, a glória internacional lançou o escritor numa espécie de vertigem marcada pelas dúvidas éticas e pela paralisia criativa, da qual ele só saiu anos depois com este admirável A velocidade da luz.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oaJjGO

  • Federico García Lorca. Obra Poética Completa

Autor(a): Federico García Lorca
Editora: WMF Martins Fontes
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 776

Trecho da sinopse: “Poeta e dramaturgo de trágico destino, García Lorca legou-nos uma obra que ultrapassou as fronteiras de tempo e de sua tão querida Espanha por seu valor intrínseco. Este artesão da palavra produziu, em tão breve período de tempo e de forma tão intensa, a poesia com os traços universais que caracterizam os grandes poetas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2njwGFl
– Livro no Walmart: http://acesse.vc/v2/c38f6672

  • As Idades de Lulu

Autor(a): Almudena Grandes
Editora: Bertrand
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 252

Trecho da sinopse: “Edição definitiva do clássico da literatura erótica mundial. Ainda mergulhada em medos oriundos de uma infância desprovida de afeto, Lulu, uma jovem de quinze anos, é seduzida por Pablo, amigo de seu irmão mais velho, que sempre nutriu por ela um fascínio secreto. Após uma primeira experiência, Lulu aceita o desafio de prolongar indefinidamente, em seu relacionamento, a iniciação sexual através de peculiares preliminares e submissão.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oaHrxx
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/bfe088f2

  • A Louca da Casa

Autor(a): Rosa Montero
Editora: Casa dos Livros
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 176

Trecho da sinopse: “Em A louca da casa, Rosa Montero propõe aos leitores um jogo narrativo cheio de surpresas. Nele se misturam literatura e vida, num coquetel estimulante de biografias e autobiografia romanceada. E assim descobrimos que o grande Goethe adulava os poderosos até chegar ao ridículo, que Tolstói era um energúmeno, que Rosa, quando criança, via-se como uma anã e que, aos 23 anos, manteve um extravagante e hilário romance com um ator famoso.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2o7tDDE

  • A Mão de Fátima

Autor(a): Ildefonso Falcones
Editora: Rocco
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 768

Trecho da sinopse: “Com A mão de Fátima, Ildefonso Falcones retorna ao ano de 1568, à região das Alpujarras, na Andaluzia, então parte do reino de Granada, palco de um dos mais sangrentos conflitos do século XIV.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2obBaSz
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/65a195be

  • La Catedral del Mar

Autor(a): Ildefonso Falcones
Editora: Vintage Espanol
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 672

Trecho da sinopse: “En el siglo XIV, la ciudad de Barcelona se encuentra en su momento de mayor prosperidad. Ha crecido hacia la Ribera, el humilde barrio de los pescadores, cuyos habitantes deciden construir, con el dinero de unos y el esfuerzo de otros, el mayor templo mariano jamás conocido: Santa María del Mar. Una construcción que es paralela a la azarosa historia de Arnau, un siervo de la tierra que huye de los abusos de su señor feudal y se refugia en Barcelona, donde se convierte en ciudadano y, con ello, en hombre libre.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ngZ3CU

  • Assim Começa o Mal

Autor(a): Javier Marías
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 512

Trecho da sinopse: “Na fervilhante Madri pós-ditadura franquista do início dos anos 1980, Juan de Vere começa a trabalhar como secretário particular do cineasta Eduardo Muriel. Graças à sua função, de Vere se insere na privacidade da família, convertendo-se num espectador da união misteriosa e infeliz entre Muriel e sua esposa Beatriz Noguera.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2obcERt
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/4ad6d3f7

  • Coração Tão Branco

Autor(a): Javier Marías
Editora: Companhia de Bolso
Ano da publicação no Brasil: 2008
Páginas: 272

Trecho da sinopse: “Juan é intérprete e tradutor, como Luisa, com quem acabou de casar. Ouvir e contar é o seu ofício. Ouvir, para ele, é quase uma obsessão, como uma forma de fazer existir o que acontece. Mas devemos contar sempre o que ouvimos? Não é melhor, às vezes, calar, guardar segredo, para que o passado não permaneça presente? E não é melhor, às vezes, não ouvir, para não saber e, assim, nos proteger?”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nMr5Kx
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/a18b6fe0

  • Exploradores do Abismo

Autor(a): Enrique Vila-Matas
Editora: Cosac & Naify
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 320

Trecho da sinopse: “Exploradores do abismo (2007) é o décimo livro de Enrique Vila-Matas publicado pela Cosac Naify. Nele, o autor retoma alguns de seus temas clássicos, como o vazio, o não, as pulsões suicidas, o anonimato e o desaparecimento do autor e os intercâmbios entre vida e literatura. O livro é o retorno de Vila-Matas à narrativa breve, mas é também um livro inclassificável, tão distante do relato convencional como do típico conjunto de contos fechados e corretos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2ohp5rD

  • Uma loja em Paris

Autor(a): Màxim Huerta
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 242

Trecho da sinopse: “Num dia qualquer, quando andava sem rumo pelas ruas de Madri, Teresa, se vê impelida a entrar em um antiquário, atraída por uma tabuleta de uma antiga loja parisiense de tecidos. De volta ao seu apartamento, após fixar a tabuleta em seu escritório — que compra sem saber muito o porquê —, a jovem é atormentada por uma série de sensações, percepções e visões que, ao que tudo indica, fazem referência à dona da tal loja, Alice Humbert, que viveu na Paris dos anos 1920.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nAju1o
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/578f7118

  • O Tempo Entre Costuras

Autor(a): Maria Dueñas
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2010
Páginas: 480

Trecho da sinopse: “A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oyCj2s
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/e4ce2475

  • Destino. La Templanza

Autor(a): María Dueñas
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 480

Trecho da sinopse: “Em seu terceiro romance, a autora best-seller (com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil) presenteia o leitor com uma envolvente história de coragem diante das adversidades e de um destino alterado para sempre pela força de uma paixão. Mauro Larrea jamais imaginou que perderia, por um azar do destino, a fortuna acumulada depois de anos de trabalho árduo. Afogado em dívidas e incertezas, aposta seus últimos recursos em uma jogada imprudente, que lhe dará uma oportunidade para se reinventar.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2obpDCE
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/31c63ec9

  • A Sombra do Vento

Autor(a): Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 400

Trecho da sinopse: “A sombra do vento’ é uma narrativa escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível – em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de ‘A Sombra do Vento’, do também barcelonês Julián Carax.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2obgOZp
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/d915453e

  • Marina

Autor(a): Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 192

Trecho da sinopse: “Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2obhOwJ
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/49407f77

  • Poesía

Autor(a): Francisco de Quevedo
Editora: Debolsillo
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 200

Trecho da sinopse: “Quevedo fue un magnífico escritor y un poeta prolífico. Esta recopilación de su poesía refleja la variedad de los temas que abordó y recoge poesías festivas, satíricas, filosóficas, políticas, religiosas, amorosas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2objbeL

  • Cavalo de Tróia 1

Autor(a): J. J. Benítez
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2014
Páginas: 624

Trecho da sinopse: “Como arma o próprio J. J. Benítez, “adiantar o argumento e a natureza de Cavalo de Troia 1 é quebrar o des concertante mistério que suas páginas encerram”. Podemos dizer, isso sim, que para a elaboração desta obra o autor se baseou em uma documentação real, guardada há anos nos Estados Unidos. Uma documentação que expõe uma imensidão de dados novo sobre a personalidade e a obra de Jesus de Nazaré.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nvWQpf

  • Sefarad

Autor(a): Antonio Muñoz Molina
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2003
Páginas: 480

Trecho da sinopse: “Os judeus sefarditas viveram em Sefarad, hoje Espanha, por mil anos, até serem expulsos na primavera de 1492. Durante o século XX, pródigo em totalitarismos, ditaduras e guerras, a palavra Sefarad tornou-se símbolo e metáfora dos exílios, que não foram poucos num período histórico em que milhões de pessoas foram perseguidas e teminaram deslocadas ou desarraigadas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oyUlBS

  • O Sári Vermelho

Autor(a): Javier Moro
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 536

Trecho da sinopse: “Após o sucesso avassalador de Paixão Índia, Javier Moro, pesquisador incansável e grande narrador, romanceia agora a história verídica de uma européia que enfrentou um mundo complicado e perigoso, envolvida nas intrigas de uma família tão rejeitada quanto admirada, e nos leva a uma Índia fascinante e turbulenta, em permanente processo de mudança.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2njuddW

  • Névoa

Autor(a): Miguel de Unamuno
Editora: Estação Liberdade
Ano da publicação no Brasil: 2012
Páginas: 256

Trecho da sinopse: “Considerada a obra-prima metalinguística para a qual convergem todos os estilos literários praticados pelo escritor, filósofo e ensaísta Miguel de Unamuno ao longo de sua vida, esta aventura picaresca questiona a finitude da vida e pinta um retrato comicamente desesperador da luta entre o homem e seu destino. Névoa representa mais uma incursão das letras espanholas no terreno do Cervantes de Dom Quixote (1605) e do Calderón de la Barca de A vida é sonho (1636), dissolvendo a fronteira entre realidade e ficção.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nACLzH
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/aa07cc62

  • Todos Mis Cuentos

Autor(a): Ana María Matute
Editora: Debolsillo
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 439

Trecho da sinopse: “La obra de Ana María Matute se cuenta entre las mejores de la literatura contemporánea. Ha cultivado varias facetas de la escritura, como la novela o la narración autobiográfica, pero en la totalidad de su producción desempeñan un papel central los cuentos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nhgTG5

  • O Regresso do Catão

Autor(a): Matilde Asensi
Editora: Planeta
Ano da publicação no Brasil: 2017
Páginas: 528

Trecho da sinopse: “O que podem ter em comum a Rota da Seda, o rei Ricardo Coração de Leão e a Terra Santa? Descubra neste intrigante romance de Matilde Asensi, autora do best-seller mundial O Último Catão.
A paleógrafa Ottavia e seu marido, o arqueólogo Farag Boswell, aguardam a visita de Stweart Macalister, diretor da Universidade de Toronto. Macalister não chega sozinho – traz com ele Becky e Jake Simonson, casal de milionários e mecenas da pesquisa científica. O trio leva a Ottavia e Boswell um documento de valor histórico inimaginável: uma carta datada do século XII sobre a descoberta de um sepulcro em Nazaré com a ossada de nove corpos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2o85IEh
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/d551ab28

  • Historia de un canalla

Autor(a): Julia Navarro
Editora: Vintage Espanol
Ano da publicação no Brasil: –
Páginas: 864

Trecho da sinopse: “He jugado con las esperanzas de quienes pensaron que podrían cambiar lo que soy.
Thomas Spencer sabe cómo conseguir todo lo que desea. Una salud delicada es el precio que ha tenido que pagar por su estilo de vida, aunque no se lamenta por ello. Sin embargo, desde su último episodio cardíaco una sensación extraña se ha apoderado de él y, en la soledad de su lujoso apartamento de Brooklyn, se suceden las noches en que no puede evitar preguntarse cómo habría sido la vida que conscientemente eligió no vivir.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nhrW1T

  • A Rebelião das Massas

Autor(a): José Ortega y Gasset
Editora: Vide
Ano da publicação no Brasil: 2016
Páginas: 364

Trecho da sinopse: “A rebelião das massas é um ensaio filosófico brilhante, um dos livros mais importantes do século XX. A esta altura, 85 anos depois do seu lançamento, o livro já foi reeditado e traduzido inúmeras vezes e para dezenas de línguas.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2nhi0Wh

  • Uma Mãe

Autor(a): Alejandro Palomas
Editora: Casa da Palavra
Ano da publicação no Brasil: 2015
Páginas: 240

Trecho da sinopse: “Uma noite de reencontro, uma família conturbada, e uma mulher excepcional. Em Uma mãe, o espanhol Alejandro Palomas constrói a comovente narrativa de uma noite singular na vida de Amália – mulher corajosa e repleta de paixão pela vida, que enfrenta o sofrimento com humor e ternura.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2oyLgZI
– Livro no Submarino: http://acesse.vc/v2/44c4b9c4

Conclusão

Sentiu falta de alguns livros ou escritores espanhóis?

Deixe sua sugestão ou opinião sobre essa lista nos comentários!

Lembre também de seguir o blog Leia Para Viver no YouTube, Facebook e Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

4 Comentários


  1. Acompanho, sempre às sugestões de vocês! Já li Maria Duenas , Zafon e Huerta está na fila.
    Li todos os livros de Elena Ferrante, na sugestão dos autores italianos.

    Responder

Deixe uma resposta