Cada vez mais escritores alemães contemporâneos estão sendo traduzidos para o português.
A qualidade da literatura alemã é inegável.
Basta lembrarmos de alguns de seus principais escritores: Goethe, Schiller, Bertolt Brecht, Heinrich Böll, Thomas Mann, Hermann Hesse, Günter Grass etc.
Destes autores citados, Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) talvez seja o maior nome da literatura alemã de todos os tempos.
Autor de clássicos como “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e “Fausto”, foi também um dos líderes e principais nomes do movimento literário conhecido como Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto – Algumas traduções substituem “ímpeto” por “estresse”).
Ao longo dos anos, muitas obras de extrema qualidade foram publicadas por autores alemães.
Por exemplo: temos “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann, um calhamaço com mais de 700 páginas.
“Demian” também merece destaque: este livro é considerado, por muitos, como o principal título na vasta obra de Hermann Hesse.
Por fim, também temos “O Tambor”, de Günter Grass, um dos principais nomes da literatura alemã no século XX.
No entanto, apesar dessa breve e limitada introdução, o objetivo da postagem é o de apresentar livros de escritores alemães contemporâneos que, por enquanto, ainda não são muito conhecidos por aqui.
Veja também:
• [LISTA] 60 clássicos da literatura alemã que você precisa conhecer
• [VÍDEO] Viagem ao Harz, de Heinrich Heine – Resenha
Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.
- Vidas Novas
Autor(a): Ingo Schulze
Editora: Cosac & Naify
Ano da publicação no Brasil: 2009
Páginas: 752
Ingo Schulze é um dos escritores e dramaturgos alemães mais importantes da atualidade. “Vidas Novas” é considerada sua obra-prima, tendo recebido, em 2008, o prêmio Grinzane Cavour. A obra é, sem dúvida, uma boa escolha aqueles que desejam compreender um pouco mais sobre o período da queda do Muro de Berlim.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aJzARm
- Balada Russa
Autor(a): Wladimir Kaminer
Editora: Globo
Ano da publicação no Brasil: 2005
Páginas: 186
Russo com cidadania alemã, Wladimir Kaminer é colunista e escritor, tendo publicado vários artigos em diversas revistas e jornais da Alemanha. A sua obra “Balada Russa” é uma reunião de contos que falam sobre imigrantes russos na capital alemã, Berlim.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aSs3hq
- Tannöd
Autor(a): Andrea Maria Schenkel
Editora: Record
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 144
Andrea Maria Schenkel é uma escritora alemã nascida na cidade de Ratisbona, localizada no estado da Baviera. Sua obra mais conhecida é Tannöd, vencedora do Deutschen Krimi Preis (uma premiação para livros ficcionais de crimes). O livro trata da história de uma família de agricultores brutalmente assassinada em 1920. Até o presente momento, o crime não foi solucionado.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aSrirx
- O Charuto Apagado De Churchill
Autor(a): Thomas Brussig
Editora: L&PM
Ano da publicação no Brasil: 2005
Páginas: 149
Thomas Brussig, escritor nascido em Berlim, também utiliza o pseudônimo “Cordt Berneburger”. Estudou sociologia e dramaturgia. Uma particularidade deste escritor é o tom satírico de suas obras. Em ” O Charuto Apagado De Churchill”, Brussig fala sobre um menino chamado Mischa Kuppisch, nascido no lado comunista da Alemanha.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aPAs2D
- Minuto de silêncio
Autor(a): Siegfried Lenz
Editora: Rocco
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 128
Siegfried Lenz foi um romancista, contista e dramaturgo alemão. Recebeu o prestigiado prêmio Goethe em 2000 (o mesmo ano do 250º aniversário de J. Wolfgang von Goethe). Em seu livro “Minutos de Silêncio”, Siegfried conta a história de Christian, um adolescente que tem seu primeiro caso amoroso com sua professora de inglês, chamada Stella.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aQIPdC
- Juncos
Autor(a): Juli Zeh
Editora: Record
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 396
Juli Zeh é uma escritora nascida na cidade de Bonn e vive, atualmente, em Leipzig. Recebeu, em 2002, o Deutscher Bücherpreis, uma premiação alemã para livros de literatura. Na sua obra “Juncos”, o protagonista Sebastian é um professor de física frustrado que, em certo momento, tem seu filho sequestrado.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aJBqld
- Um plano quase perfeito
Autor(a): Petra Hammesfahr
Editora: Tordesilhas
Ano da publicação no Brasil: 2013
Páginas: 424
Petra Hammesfahr nasceu no pequeno município de Titz. É, atualmente, uma das mais importantes escritoras de livros policiais da Alemanha, sendo vencedora de prêmios como Crime Prize of Wiesbaden e o Rhineland Literary Prize. Em “Um plano quase perfeito”, Hammesfahr trata da temática da ambição. Kerstin, protagonista da história, se utiliza de uma “estratégia perfeita” para conseguir fortuna.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aSrJ2v
- Tudo o que tenho levo comigo
Autor(a): Herta Müller
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 304
Ensaísta e escritora, Herta Müller nasceu na Romênia e possui nacionalidade alemã. Foi a vencedora do Nobel de Literatura no ano de 2009. Em seu livro “Tudo o que tenho levo comigo”, fala sobre as mazelas do jovem Leo Auberg num campo de trabalho soviético. De maneira geral, esta obra fala sobre a perseguição sofrida pela minoria alemã residente na Romênia durante o período do pós-guerra, iniciado em 1945.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aJBgui
- A medida do mundo
Autor(a): Daniel Kehlmann
Editora: Companhia das Letras
Ano da publicação no Brasil: 2007
Páginas: 272
Daniel Kehlmann possui dupla cidadania, sendo austríaco e alemão. “A medida do mundo” é um dos livros de língua alemã mais vendidos. A obra conta a história de dois grandes cientistas alemães: Alexander von Humboldt e Carl Friedrich Gauss.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aSrZyk
- A manobra do rei dos elfos
Autor(a): Robert Löhr
Editora: Record
Ano da publicação no Brasil: 2011
Páginas: 322
Robert Löhr, nascido em Berlim em 1973, é um famoso escritor e jornalista alemão. Seu livro “A manobra do rei dos elfos” é uma mistura entre thriller literário e romance histórico / biográfico. A ficção possui Goethe, Schiller e Humboldt como protagonistas. Os três buscam, na história, resgatar o filho legítimo de Luís XVI.
Para ler a sinopse ou comprar o livro, acesse o link da Amazon (BR): http://amzn.to/2aSs4VN
Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.
Link permanente
Link permanente