22 livros de escritoras que ganharam o Nobel de Literatura

Na lista de hoje, separei 22 ótimos livros de escritoras que ganharam o Nobel de Literatura.

escritoras que ganharam o nobel de literatura
Da esquerda para a direita: Gabriela Mistral, Svetlana Alexijevich e Pearl S. Buck

Tido como a principal distinção no universo literário, o Nobel de Literatura é concedido pela Academia Sueca por mais de um século, desde 1901.

Diferente de outros prêmios que destacam o livro em si (ex. Prêmio Pulitzer),  o Nobel de Literatura é uma premiação que envolve toda a produção literária de um determinado escritor ou escritora.

Ao longo de todos estes anos, infelizmente apenas 14 mulheres receberam a famosa medalha, sendo que nenhuma destas é da Ásia, América Central e Oceania.

Selma Lagerlöf
Selma Lagerlöf – 1ª ganhadora do Nobel de Literatura

Mais da metade das ganhadoras obteve o prêmio nas últimas três décadas, o que demonstra que a situação, mesmo que lentamente, está se modificando.

Algumas das escritoras que ganharam o Nobel de Literatura foram emblemáticas:

  • (1909) Selma Lagerlöf – A 1ª mulher premiada.
  • (1945) Gabriela Mistral – A 1ª latino-americana premiada.
  • (1993) Toni Morrison – A 1ª mulher negra premiada.

A premiação mais recente foi para a jornalista bielorussa Svetlana Alexijevich, ganhadora do Nobel em 2015 “pelos seus escritos polifônicos, um monumento ao sofrimento e à coragem em nosso tempo“.

Até o presente momento, esta autora já possui três obras publicadas no Brasil pela editora Companhia das Letras: “A Guerra não Tem Rosto de Mulher”, “Vozes de Tchernóbil” e “O Fim do Homem Soviético”.

Svetlana Alexijevich (Nobel de Literatura / 2015)
Svetlana Alexijevich (Nobel de Literatura / 2015)

Se quiser conferir, a lista completa de ganhadores do Nobel de Literatura está disponível na Wikipédia.

A lista abaixo foi composta pensando, prioritariamente, nos principais trabalhos das escritoras premiadas. Contudo, também inseri publicações mais recentes e fáceis de encontrar.


Veja também:


Confira a lista com 22 livros de escritoras que ganharam o Nobel de Literatura

• A Guerra não Tem Rosto de Mulher

Autor(a): Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bse9Ni

 

• Vozes de Tchernóbil

Autor(a): Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Chernobil, na Ucrânia — então parte da finada União Soviética —, provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2E8QLXP

 

• O Fim do Homem Soviético

Autor(a): Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch examina a vida das pessoas afetadas por essa transformação. Em cada personagem está um pouco da história russa — a mãe cuja filha morreu em um atentado; a antiga funcionária do Partido Comunista que coleciona carteiras abandonadas de ex-filiados; o velho militante que passou dez anos em um campo de trabalhos forçados.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BtnPHh

 

• Fugitiva

Autor(a): Alice Munro
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Vencedora do Nobel de Literatura de 2013, Alice Munro apresenta em Fugitiva as obscuras e frágeis fundações de relacionamentos, de descobertas juvenis ou tardias, de enfrentamento ou aceitação de mistérios no universo feminino. As mulheres de Munro, e especialmente neste livro, se encontram em constante questionamento: a idade, o trágico e o belo de correr atrás de um homem que acaba-se de encontrar no trem, a insegurança e o desejo em forças opostas na relação entre marido e esposa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FeGWHe

 

• Vida Querida

Autor(a): Alice Munro
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Os contos de Vida querida são ricos como romances – com personagens, tramas e vozes desenvolvidas em toda sua potencialidade -, mas, precisos como pede a tradição do gênero, prescindem de qualquer elemento que não seja essencial. O leitor, conduzido por narradores capazes de segurar a tensão do começo ao fim, se entrega a percursos surpreendentes, anunciados com sutileza e maestria em pistas esparsas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2naaXkj

 

• Tudo o que tenho levo comigo

Autor(a): Herta Müller
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Neste romance, a vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2009 narra um episódio pouco conhecido da história recente: a perseguição de Stálin às minorias alemãs na Romênia, enviadas a campos de trabalhos forçados sob a acusação de haver colaborado com Hitler.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GjqC9x

 

• O Rei Se Inclina e Mata

Autor(a): Herta Müller
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: O rei se inclina e mata, coletânea de ensaios que a Biblioteca Azul acaba de publicar da escritora Herta Müller, é “totalmente autobiográfica”, na definição da própria autora. O livro inicia-se com suas memórias de infância em Nitzkdorf, uma pequena aldeia na região do Banat romeno. Nela, a menina Herta começa a construir a relação muito própria com as palavras que manteria na maturidade, relação cheia de astúcia, já intuindo que, criadas para se falar e pré-validadas pelos “de fora”, as palavras mais subjugam do que qualquer outra coisa – mesmo quando proibidas de serem ditas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2E9vBJu

 

• A Raposa Já Era o Caçador

Autor(a): Herta Müller
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Romance da vencedora do Prêmio Nobel 2009 trata sobre o clima de desconfiança e opressão durante a ditadura de Ceauşescu, na Romênia. Romênia, final dos anos 1980. A professora Adina e a operária Clara são amigas e moram juntas. A convivência e a cumplicidade são um refúgio em meio ao ambiente paranoico da ditadura comunista de Nicolae Ceauşescu. Quando Clara se envolve com Pavel, um agente da polícia secreta, a desconfiança se instala. Uma pele de raposa que pertence a Adina e enfeita o apartamento começa, lentamente, a perder pedaços. Com sua prosa elaborada, Herta Müller constrói um clima de insegurança e medo inspirado em sua experiência.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DDxDV1

 

• Amor de Novo

Autor(a): Doris Lessing
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Podem o amor e o desejo sobreviver ao tempo? Neste romance repleto de alusões filosóficas e literárias, Doris Lessing investiga as raízes profundas dessas emoções na psicanálise, partindo do princípio de que os desejos e anseios de uma pessoa apaixonada têm suas raízes nas necessidades de amor da primeira infância.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FdNvtE

 

• As Avós

Autor(a): Doris Lessing
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Roz e Lil são amigas inseparáveis desde a infância. Cresceram, casaram, tiveram filhos, e vivem na paradisíaca bacia de Baxter, um lugar cercado de rochas por todos os lados. O ambiente protegido, “bocejante”, além do qual o “verdadeiro oceano rugia e roncava”, é o cenário ideal para uma relação cada vez mais simbiótica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GixFz8

 

• A Pianista

Autor(a): Elfriede Jelinek
Editora: Tordesilhas

Trecho da sinopse: A escrita envolvente de Jelinek, com seu ritmo e idiossincrasia próprios, transportados com maestria ao português por Luis S. Krausz, narra em ordem não linear a história de Erika Kohut, concertista frustrada que se limita a dar aulas de piano no Conservatório de Viena. Aos 36 anos, Erika ainda mora na casa da mãe, com quem divide a mesma cama. A relação das duas é, ao mesmo tempo, de dependência e ódio. Em uma das primeiras passagens do romance, vemos uma luta que transcende o jogo de nervos e se torna física; por fim, Erika arranca um tufo dos cabelos da mãe. No transcorrer do romance, surge entre as duas o pior pesadelo para a mãe: um homem que se apaixona pela filha, Walter Klemmer, estudante de música.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ncKOBd

 

• Desejo

Autor(a): Elfriede Jelinek
Editora: Tordesilhas

Trecho da sinopse: A obediente Gerti é casada com Hermann, diretor de uma fábrica de papel para quem tanto os funcionários como a mulher têm um valor meramente instrumental. Apesar de criança, o filho do casal já se mostra predisposto ao consumismo e a certa perversidade e completa um núcleo familiar disfuncional em que imperam a dominação sexual, a humilhação e o abuso de poder.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GgX50r

 

• Um Amor Feliz – Poemas

Autor(a): Wislawa Szymborska
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A obra de Szymborska equilibra-se entre o rigor e a observação dos fatos, sempre num tom levemente informal — a despeito da cuidadosa construção dos versos. Falando de amores e da vida cotidiana, a escritora ergueu uma obra que toca os leitores e influencia novas gerações.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2GdAXUu

 

• Poemas

Autor(a): Wislawa Szymborska
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Aos 88 anos, Wislawa Szymborska vive desde menina em Cracóvia, cidade situada às margens do Vístula, no sul da Polônia. O fato de ter permanecido a vida inteira no mesmo lugar diz muito sobre essa poeta conhecida por sua reserva e extrema timidez. Contudo, embora os fatos de sua vida tenham permanecido privados, quase secretos, seus poemas viajam pelo mundo. Não são tantos: sua obra inteira consiste em cerca de 250 poemas cuja função, como declarou a poeta no discurso de Oslo, é perguntar, buscar o sentido das coisas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DAzm9A

 

• O Melhor Tempo É O Presente

Autor(a): Nadine Gordimer
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em seu romance mais recente, a prêmio Nobel de literatura Nadine Gordimer retrata um casal “misto” que resistiu ao preconceito do apartheid, mas hoje se vê decepcionado com a África do Sul livre.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Fhn6eq

 

• Amada

Autor(a): Toni Morrison
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Eleito em 2006 pelo New York Times o livro de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos, Amada é o mais conhecido romance de Toni Morrison. Ambientado em 1873, época em que o país começava a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida, conta a história da ex-escrava Sethe, que após fugir de uma fazenda no Kentucky refugia-se em Cincinatti.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DBqmRp

 

• Jazz

Autor(a): Toni Morrison
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Em 1926, o Harlem, bairro negro de Nova York, é povoado sobretudo por gente que veio do campo em busca das promessas da cidade cintilante. O cinquentão Joe Trace, vendedor itinerante de produtos de beleza, mata com um tiro sua amante adolescente. No funeral, a cabeleireira Violet, mulher de Joe, ataca o corpo da rival com uma faca. Uma tragédia pessoal que é um prenúncio dos tempos duros que virão na década seguinte. Uma apaixonada história de amor e obsessão que avança e recua no tempo, reunindo emoções, esperanças, temores e as duras realidades da vida negra nas cidades dos Estados Unidos da primeira metade do século XX.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FhcZGB

 

• Gabriela Mistral en Verso y Prosa (em espanhol)

Autor(a): Gabriela Mistral
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: La Real Academia Española y la Asociación de Academias rinden homenaje a la poeta chilena Gabriela Mistral, galardonada con el Premio Nobel, con esa antología en edición especial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DBXaKf

 

• A Boa Terra

Autor(a): Pearl S. Buck
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Segundo romance da escritora norte-americana Pearl S. Buck, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, este livro é um clássico que retrata a vida na China numa época em que grandes mudanças políticas e sociais transformaram um país agrário em uma potência mundial. Tendo como fio condutor a trajetória de um camponês e sua família, “A boa terra” traça todo o ciclo da vida – os horrores, as paixões, as ambições desmedidas e as recompensas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DB9jPL

 

• Kristin Lavransdatter (em inglês)

Autor(a): Sigrid Undset
Editora: Penguin Books

Trecho da sinopse: In her great historical epic Kristin Lavransdatter, set in fourteenth-century Norway, Nobel laureate Sigrid Undset tells the life story of one passionate and headstrong woman. Painting a richly detailed backdrop, Undset immerses readers in the day-to-day life, social conventions, and political and religious undercurrents of the period. Now in one volume, Tiina Nunnally’s award-winning definitive translation brings this remarkable work to life with clarity and lyrical beauty.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FgpX7H

 

• Cosima

Autor(a): Grazia Delleda
Editora: Horizonte

Trecho da sinopse: “Cosima” é um romance autobiográfico, publicado postumamente em 1937, em que Grazia Deledda (1871-1936), de maneira aparentemente despretensiosa, descreve a infância e juventude de uma aspirante escritora. A autora evoca, numa escrita segura e seca, como os campos de sua Sardenha natal, cenas, domésticas de uma sociedade arcaica. São fragmentos de um mundo ao qual já não pertence, mas que moldou seu caráter, sua personalidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DD05SI

 

• The Wonderful Adventure of Nils Holgersson (em inglês)

Autor(a): Selma Lagerlof
Editora: Penguin Classics

Trecho da sinopse: Nils Holgersson is a naughty boy who tortures animals and never listens to his parents—until one day he wakes up as an elf. Deeply puzzled by his new status, he climbs on a gander’s back and flies away with him, joining a flock of wild geese. As he is carried around Sweden, Nils learns everything about birds, animals, his country and good behavior. Incredibly charming and poignant, The Wonderful Adventure of Nils Holgersson is a timeless classic loved by generations of children around the world.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DB9U3V

Conclusão

Conhece outros livros de escritoras que ganharam o Nobel de Literatura? Se você sentiu falta de mais obras de escritoras premiadas com o Nobel de Literatura nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta