Como ler mais e melhor? 10 dicas para aprimorar o hábito de leitura

Hoje separei 10 dicas simples e práticas para quem quer saber como ler mais e melhor, aprimorando o seu hábito de leitura.

OBS: Para conferir a lista, você pode optar por ler o texto ou ver o vídeo localizado no final da postagem.

como ler mais e melhor
Como ler mais e melhor?

Como ler mais e melhor?

A proposta do presente artigo é disponibilizar algumas ideias para todos que desejam ler com mais regularidade.

É muito importante saber como ler mais e melhor pois, dessa maneira, sempre nos preocupamos em criar e aprimorar o hábito de ler por prazer.

1º – Sempre leve um livro com você

Toda as vezes que sair de casa, seja para o trabalho, faculdade ou viagem, lembre de levar um livro qualquer, mesmo que você não tenha a intenção de ler.

Em certos momentos, podemos ficar parados numa fila de banco, aguardando o ônibus ou metro, esperando alguém ou até sentados numa sala de espera.

Esse é o momento ideal para pegar aquele livro que você deixou na sua bolsa e ler algumas páginas.

2º – Leia livros pockets (livros de bolso)

Essa dica funciona como um complemento para a anterior. É muito mais fácil carregarmos um livro de bolso ao sair de casa, do que um calhamaço de 1000 páginas.

Os livros de bolso são ótimos para quem deseja ler mais e melhor, já que são fáceis de manusear e costumam ter um custo menor.

Uma boa opção de editora de pockets é a L&PM. O catálogo desta editora é bastante variado, com muitos autores conhecidos.

Outra alternativa interessante é a editora Hedra, com vários clássicos da literatura e livros de filosofia publicados.

3º – Crie “categorias” para suas leituras

O que eu quero dizer com isso? Vejamos um exemplo: sempre gostei muito de pesquisar sobre países.

Certo dia me dei conta de que uma boa maneira de conhecer um pouco mais da cultura de cada local seria lendo os livros de acordo com o país do escritor ou escritora.

Criei, então, o hábito ler vários livros dessa forma. Eu crio uma espécie de categoria e separo algumas das minhas metas de leitura por país ou região.

São várias alternativas: você pode ler livros de escritores japoneses, escritores brasileiros, escritores ingleses etc.

Também podemos separar nossas leituras por obras ambientadas num determinado período histórico (antiguidade, idade média, idade moderna…), por autores, por temas específicos (literatura marítima, fantasia, ficção científica) e muitas outras coisas.

4º – Valorize a qualidade, nunca a quantidade

Ler 30 livros por mês não garante que você melhorará o seu hábito de leitura. No máximo, você poderá dizer aos outros que leu vários livros.

Para quem realmente gosta de ler, não é a quantidade de livros que faz a diferença, mas sim a experiência de leitura que tivemos com cada um deles.

Sempre se preocupe em aproveitar a leitura com calma, absorvendo tudo que o texto tem para oferecer.

5º – Não se culpe por deixar de ler um livro

Acredito que todo livro merece uma chance. Jamais aconselho a pegar um determinado livro, ler 2 páginas e descartar porque não gostou.

Só que, após um pouco de persistência, é possível que o livro escolhido realmente não seja o ideal para você naquele momento.

Nesses casos, a meu ver, é mais interessante reservar aquele título para outra hora e iniciar uma nova leitura.

6º – Separe os livros lidos e os livros que você ainda vai ler

Esse hábito ajuda a diminuir o impulso de comprar livros enlouquecidamente. Além disso, também serve para organizar melhor minhas próximas leituras.

Uma prática simples é colocar os livros que não leu em outro local. Pode ser, por exemplo, na sua mesa de cabeceira ou em outra estante.

Dessa forma, podemos ter uma noção real das leituras pendentes.

7º – Pesquise antes de ler

Essa dica serve tanto para tornar a leitura mais atraente, quanto para ler mais e melhor. Antes de iniciar a leitura, pesquise se o escritor possui algum blog ou site.

Veja também algumas resenhas. Se for um romance histórico, por exemplo, leia alguma coisa sobre o período em que a história foi ambientada.

O que importa é identificar algum aspecto em destaque e pesquisar sobre isso. Essa é uma excelente forma de incrementar ainda mais a sua leitura.

8º – Não insista na leitura se estiver desanimado(a)

Ler com sono, cansado ou sem ânimo não é muito proveitoso. Insistir nisso pode fazer você esquecer do que leu ou ter a obrigação de reler a mesma página várias vezes.

É melhor ler com calma e com maior concentração, aproveitando cada palavra. Dessa forma, sempre associamos o ato de leitura como um momento de prazer.

9º – Não leia apenas um único tipo de livro

Ler apenas um tipo de livro nos mantém na zona de conforto, além de não estimular a curiosidade.

Ao nos limitar dessa maneira, automaticamente nos privamos de ótimas experiências de leitura.

Sempre tente ler outras coisas. Existem várias opções por ai: romances, contos, poesia, livros de história, filosofia, biografias, livros clássicos, livros contemporâneos, livros nacionais etc

10º – Faça anotações

Essa é a melhor forma de se lembrar das próprias leituras. Além disso, é um bom exercício para expressar sua opinião sobre um livro.

Você pode, por exemplo, anotar o que achou da obra ou de um determinado capítulo da mesma. Também é interessante marcar trechos que gostou.

Essas anotações podem ser feitas tanto no próprio livro, quanto no computador ou num caderno. Vai de cada um.

Sempre tive a sensação de que, ao escrever sobre o livro lido, aquela leitura não se apaga da nossa mente tão facilmente ao longo do tempo.


Aproveite para assistir o vídeo:

Inscreva-se no canal do Leia Para Viver no YouTube


É isso! Espero que você goste dessas dicas sobre como ler mais e melhor. Deixe um comentário falando como é o seu hábito de leitura, o que você mesmo(a) faz para ler com mais regularidade.

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.

Deixe uma resposta