70 clássicos da literatura norte-americana que você precisa conhecer

Vamos conhecer os clássicos da literatura norte-americana? Na lista de hoje, separei 70 livros que você precisa conhecer.

clássicos da literatura norte-americana
70 clássicos da literatura norte-americana

Poucos países como os Estados Unidos possuem tantos livros e autores reconhecidos ao redor do mundo.

Você, certamente, já ouviu falar de alguns escritores(as) como: Edgar Allan Poe, William Faulkner, Herman Melville, Emily Dickinson, Ernest Hemingway, Sylvia Plath, Jack London, Henry James, Margaret Mitchell, Truman Capote, entre muitos outros.

Grandes clássicos da literatura norte-americana são extremamente conhecidos, mesmo por aqueles que não possuem o hábito de ler com regularidade. É o caso de livros como Moby Dick, O Grande Gatsby, O Velho e O Mar, Fahrenheit 451, O Sol É Para Todos, O Apanhador no Campo de Centeio etc

No Brasil, várias editoras nacionais já traduziram e publicaram as principais produções literárias dos Estados Unidos.

Sendo assim, pensando em divulgar algumas obras importantes, preparei uma lista com 70 livros consagrados que merecem nossa atenção.

Algumas observações

Como sabemos, a produção literária norte-americana é ampla e extremamente influente. Por esse motivo, não tenho qualquer pretensão de produzir uma lista “completa” ou com “todas as obras fundamentais”.

Em assuntos vastos como esse, é inevitável que uma seleção de livros deste tipo seja sempre incompleta.

A proposta aqui foi apenas de preparar uma lista com várias sugestões de clássicos da literatura norte-americana, como uma espécie de guia para quem deseja conhecer excelentes livros de escritores dos Estados Unidos.

Outro detalhe importante é que os títulos foram listados de forma aleatória, sem nenhum ranking ou coisa parecida.

A prioridade foi inserir livros publicados no Brasil mas, mesmo assim, alguns poucos títulos estão em inglês pois não encontrei a edição traduzida.


Obs: a maioria dos livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.


Veja também:

[LISTA] 70 clássicos da literatura francesa que você precisa conhecer

[LISTA] 60 clássicos da literatura alemã que você precisa conhecer


Lista – 70 clássicos da literatura norte-americana

• O Som e a Fúria

Autor(a): William Faulkner
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: O som e a fúria, de 1929, é considerada a obra mais importante do escritor norte-americano ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1949. O romance surgiu em um período de isolamento, depois que o autor teve seu terceiro romance recusado por diversas editoras. Abalado, William Faulkner investiu num estilo ousado, tecido por quatro vozes narrativas distintas e saltos inesperados no tempo. É dessa forma, permeada por tons bíblicos e ecos de tragédias gregas, que o escritor retrata a violenta decadência dos Compson, família aristocrática do sul dos Estados Unidos, que parece viver num desnorteante presente em estado bruto.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JgOWdl

 

• Luz em Agosto

Autor(a): William Faulkner
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Este livro de William Faulkner em nova tradução é um romance de arquitetura complexa. A ruptura com a linearidade desconcerta o leitor. O tempo é estilhaçado e é pela valorização dos estilhaços que Faulkner multiplica os pontos de vista, iluminando figuras sublimes e grotescas. Da atmosfera de violência e horror do Mississippi surgem personagens profundamente humanas. Mas a história não termina aí. Toda a maestria da construção de “Luz Em Agosto” se confirma no último capítulo, numa reviravolta narrativa que o consagrou definitivamente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWA6dO

 

• Absalão, Absalão

Autor(a): William Faulkner
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Absalão, absalão, publicado originalmente em 1936, é um dos mais prestigiosos romances do século XX. Ambientado no sul dos Estados Unidos durante e após a Guerra Civil Americana, narra a ascensão e queda de Thomas Sutpen, fundador de uma dinastia que acaba sendo destruído por sua própria descendência.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sveNrL

 

• O Sol É Para Todos

Autor(a): Harper Lee
Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JsnwVe

 

• O Apanhador no Campo de Centeio

Autor(a): J. D. Salinger
Editora: Editora do Autor

Trecho da sinopse: Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JsiPdP

 

Espanhonáticos - dicas de espanhol

 

• As Aventuras De Tom Sawyer

Autor(a): Mark Twain
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: As aventuras de Tom Sawyer é um dos grandes clássicos da literatura americana. Tom Sawyer, o imortal personagem de Mark Twain, um menino astuto, mostra-se tão à vontade no mundo respeitável de sua tia Polly quanto no mundo aventureiro e desprotegido de seu amigo Huck Finn. Os dois vivem uma série de aventuras, acidentalmente presenciando um assassinato e provando a inocência do homem injustamente acusado, assim como sendo caçados por Injun Joe, o verdadeiro assassino, e finalmente escapando e encontrando o tesouro que Joe havia enterrado.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LZiZb5

 

• As Aventuras De Huckleberry Finn

Autor(a): Mark Twain
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Lançado em 1885 como sequência de As aventuras de Tom Sawyer (1876), a história de Huck Finn, no entanto, ganhou autonomia: é unanimemente considerada a obra-prima de Mark Twain e mudou para sempre o imaginário dos Estados Unidos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kReiUJ

 

• Moby Dick

Autor(a): Herman Melville
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: O clássico de Herman Melville é narrado por Ishmael, tripulante do baleeiro comandado pelo capitão Ahab, que, em sua última viagem, deseja capturar a grande baleia branca que no passado arrancou uma de suas pernas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xQnguL

 

• Bartleby, O Escrevente

Autor(a): Herman Melville
Editora: Autêntica

Trecho da sinopse: Um advogado nova-iorquino de meados do século XIX resolve contratar um novo copista. Atendendo ao anúncio do advogado, apresenta-se à porta de seu escritório um jovem que ele caracteriza como uma figura ”palidamente asseada, lastimosamente respeitável, incuravelmente desolada”. Era Bartleby. No começo, o novo copista trabalhava fazendo o que se esperava dele: cópias. Mas, depois, bem, depois, não vamos estragar a história.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JtD4rH

 

• Histórias Extraordinárias

Autor(a): Edgar Allan Poe
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Histórias extraordinárias reúne dezoito contos assombrosos de Edgar Allan Poe, com seleção, apresentação e tradução do poeta José Paulo Paes. Este livro traz, entre outras obras-primas do mestre do suspense e do mistério, “A carta roubada”, “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, “O poço e o pêndulo”, “Assassinatos na rua Morgue” e “O homem da multidão”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LkCABn

 

• O Grande Gatsby

Autor(a): F. Scott Fitzgerald
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M00Vhg

 

• Este Lado do Paraíso

Autor(a): F. Scott Fitzgerald
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Primeiro romance do autor, Este lado do paraíso retrata uma época – a década de 1920 nos Estados Unidos, de prosperidade e modernização – e também um momento de transição na cultura americana: a passagem do ascetismo religioso focado no trabalho para um momento em que se torna possível gozar sem culpa os bens materiais por ele gerados.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kP7fMe

 

• Suave É a Noite

Autor(a): F. Scott Fitzgerald
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: Ambientado na Riviera Francesa em fins da década de 1920, este livro narra a história de Dick Diver, brilhante psiquiatra que se casa com a paciente Nicole Warren. A vida do casal não é mais do que uma farsa: dominados pelo tédio, incapazes de dialogar, entre incessantes coquetéis, recepções e dinheiro, vivem numa atmosfera de falsa euforia. Fitzgerald foi o autor que melhor captou a aura da riqueza e seu efeito sobre a alma humana, mostrando a rotina dos novos ricos numa época em que a América decolava num binômio de prosperidade e hipocrisia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sESMG6

 

• A Época da Inocência

Autor(a): Edith Wharton
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: No descompasso entre seus desígnios juvenis e as rígidas regras do Bom Gosto e do Bom-tom que balizam a velha Nova York no fim do século XIX, está o abastado advogado Newland Archer. Prestes a se casar com a inocente May Welland, ele conhece a prima de sua noiva, a condessa Olenska.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWViA8

 

The House of Mirth (em inglês)

Autor(a): Edith Wharton
Editora: W. W. Norton & Company

Trecho da sinopse: “A staple in my feminist theory and sex-gender courses, this novel provides endless opportunities for discussion of the situation of women, of performing ‘feminine,’ and of the insecurities and dangers for women in a society with limited economic possibilities. This is an excellent edition and I appreciate it.” ―Paula Backscheider, Auburn University

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jr9u6m

 

• O Velho e O Mar

Autor(a): Ernest Hemingway
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JjjnPV

 

• Paris É Uma Festa

Autor(a): Ernest Hemingway
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: O livro revela um Hemingway diferente. Em Paris, aos 22 anos, ele lê, pela primeira vez, clássicos como Tolstói, Dostoievski e Stendhal. Convive com Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, figuras polêmicas e encantadoras para o jovem autor. A cidade e esses “companheiros de viagem” deram-lhe nova dimensão do humano e maior sensibilidade para alcançar os seus dois objetivos primordiais na vida: ser um bom escritor e viver em absoluta fidelidade consigo próprio.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jalslv

 

• Por Quem os Sinos Dobram

Autor(a): Ernest Hemingway
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Esta comovente história, cujo pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. O autor conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país ibérico, em 1937, era apenas um aspecto da crise do mundo moderno.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWX7gF

 

• O Sol Também Se Levanta

Autor(a): Ernest Hemingway
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Numa linguagem acelerada, Hemingway cria personagens que logo se inserem no convívio do leitor, destacando-se, entre eles, como figuras marcadas e marcantes. Jake Barnes, jornalista emasculado por um ferimento de guerra. Lady Brett Ashley, jovem viúva inglesa por quem ele estava apaixonado. Robert Cohn, o escritor em busca de seu caminho. Mike Campbell, o playboy inglês que também fazia a corte a Lady Brett, e Pedro Romero, o toureiro espanhol com quem ela tem um caso.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JwBupf

 

• O Poderoso Chefão

Autor(a): Mario Puzo
Editora: Record

Trecho da sinopse: Publicado em 1969, a saga O poderoso chefão é, até hoje, a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Assim, todas as suas vontades se tornam realidade. Porém, ninguém pode vencer o tempo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LlAvVR

 

• Fahrenheit 451

Autor(a): Ray Bradbury
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, Fahrenheit 451, de Ray Bradubury, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JxOtGS

 

• Caninos Brancos

Autor(a): Jack London
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Caninos Brancos é um lobo nascido no território de Yukon, no norte congelado do Canadá, durante a corrida do ouro que atraiu milhares de garimpeiros para a região. Capturado antes de completar um ano de idade, é usado como puxador de trenó e obrigado a lutar pela sobrevivência em uma matilha hostil. Mais tarde repassado a um dono inescrupuloso, é transformado em cão de rinha e, mesmo depois de resgatado desse universo de violência, ainda precisa de um último ato de heroísmo para conseguir sua redenção e finalmente encontrar seu lugar no mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LV4Lbk

 

• O Lobo do Mar

Autor(a): Jack London
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Resgatado pela escuna Ghost, o náufrago Humphrey van Weyden logo descobre que seu pesadelo estava apenas começando: o capitão por quem foi salvo, Wolf Larsen, em vez de deixá-lo no porto mais próximo o obriga a integrar a tripulação de seu navio, onde impõe uma estranha forma de ordem, na qual a violência ganha ares de filosofia e conhecimento do mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2swZ9ff

 

• O Chamado Selvagem

Autor(a): Jack London
Editora: Hedra

Trecho da sinopse: Buck, um robusto cão São-Bernardo, vivia feliz em um sítio onde não era necessário defender seu território. Porém, sua vida muda totalmente quando um dos empregados do lugar o sequestra e vende para mineradores no Alasca. Como Buck é forte e peludo, se torna um cão de trenó, submetido a condições extremas, acossado pela violência dos homens, do ambiente e de outros cães.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Lm9stw

 

• Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft

Autor(a): H. P. Lovecraft
Editora: Hedra

Trecho da sinopse: Os melhores contos de H.P. Lovecraft reúne, pela primeira vez em português, todos os maiores clássicos do grande mestre da literatura de horror em um volume – incluindo “O chamado de Cthulhu”, “Nas montanhas da loucura”, “A cor que caiu do espaço”, “A sombra de Innsmouth” , “Um sussurro nas trevas”, “A sombra vinda do tempo”, O horror de Dunwich” e “O caso de Charles Dexter Ward”, entre outras obras-primas do gênero.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWHK7T

 

• As Vinhas Da Ira

Autor(a): John Steinbeck
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: O clássico que valeu o Prêmio Pulitzer a John Steinbeck permanece como um dos arquétipos da cultura norte-americana. Agraciado também com o Nobel de Literatura, o autor retratou o homem moderno diante das dificuldades, a pobreza e a privação em um universo hostil, protagonizado por vítimas da competição e párias sociais. Este livro representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopéia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como bóias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jgsgda

 

• Ratos e Homens

Autor(a): John Steinbeck
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LW72mA

 

• A Letra Escarlate

Autor(a): Nathaniel Hawthorne
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jdimck

 

• A Sangue Frio

Autor(a): Truman Capote
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A sangue frio, que conta a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina. Capote decidiu escrever sobre o assunto ao ler no jornal a notícia do assassinato da família, em 1959. Quase seis anos depois, em 1965, a história foi publicada em quatro partes na revista The New Yorker. Além de narrar o extermínio do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon – uma típica família americana dos anos 50, pacata e integrada à comunidade -, o livro reconstitui a trajetória dos assassinos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J84Uu5

 

• Bonequinha de Luxo

Autor(a): Truman Capote
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, um jovem escritor vai tentar a sorte em Nova York, pagando aluguel barato no mesmo prédio decadente em que, alguns andares abaixo, certa moça loira e míope ganha a vida com muita graça e pouca virtude. Aos poucos, ela se torna o centro das atenções do escritor, intrigado com o enigma da jovem sulista que, com uma passagem por Hollywood e uns laivos de francês, transforma a si mesma numa personagem ímpar: sonhadora e pé-no-chão, ingênua e indefinível, Holly Golightly não deixa ninguém indiferente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWFn56

 

• Hollywood

Autor(a): Charles Bukowski
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: “Hollywood” foi escrito a partir da experiência de Bukowski ao fazer o argumento para o filme Barfly (direção de Barbet Schroeder, com Mickey Rourke e Faye Dunaway), no qual ele narra a história de um escritor que ganha um bom dinheiro para escrever um roteiro para o cinema.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JoQkOt
• Mulheres

Autor(a): Charles Bukowski
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: “Eu tinha cinquenta anos e há quatro não ia pra cama com nenhu­ma mulher.” Este é Henry Chinaski, Hank, escritor, alcoólatra, amante de música clássica, alter ego de Charles Bukowski e protagonista de Mulheres. Mas este não é um livro convencional – nem poderia ser, em se tratando de Bukowski – no qual um homem está à procura de seu verdadeiro amor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xFXxVE

 

• Misto-Quente

Autor(a): Charles Bukowski
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: O que pode ser pior do que crescer nos Estados Unidos da recessão pós-1929? Ser pobre, de origem alemã, ter muitas espinhas, um pai autoritário beirando a psicopatia, uma mãe passiva e ignorante, nenhuma namorada e, pela frente, apenas a perspectiva de servir de mão-de-obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas. Esta é a história de Henry Chinaski, o protagonista deste romance que é sem dúvida uma das obras mais comoventes e mais lidas de Charles Bukowski (1920-1994).

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JtKuv3

 

• Poemas Escolhidos

Autor(a): Emily Dickinson
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Foi somente após a morte de Emily Dickinson (1830-1886) que sua família descobriu os 1.775 poemas que compõem a totalidade da sua obra. Apenas uns poucos haviam sido publicados durante a vida da poeta, em periódicos. Nesta antologia bilíngüe, o leitor terá uma deliciosa amostra das poesias daquela que, juntamente a Walt Whitman, é um dos grandes nomes da lírica norte-americana do século XIX.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xCV7Hc

 

• A Morte de Um Caixeiro-Viajante e Outras 4 Peças

Autor(a): Arthur Miller
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Escrita em 1949, A morte de um caixeiro-viajante subverte a clássica história da queda trágica do herói para contar a história de Willy Loman, um vendedor de sessenta e poucos anos que vê sua vida familiar e profissional sucumbir à revelia de sua ilusão de grandeza. Willy crê representar o típico herói do sonho americano, por mais que o relativo fracasso de sua vida deponha em contrário.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J89Ij7

 

• Um Bonde Chamado Desejo

Autor(a): Tennessee Williams
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Um triunfo na literatura, no teatro e no cinema. Assim se consagrou Um bonde chamado Desejo, peça escrita pelo americano Tennessee Williams. Desde sua publicação em 1947, foi aclamada na literatura com o prêmio Pulitzer, no teatro com a magistral interpretação do então novato Marlon Brando e no cinema com o estouro de bilheteria que foi o filme de Elia Kazan.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kQTOep

 

• Amada

Autor(a): Toni Morrison
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Eleito em 2006 pelo New York Times o livro de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos, Amada é o mais conhecido romance de Toni Morrison. Ambientado em 1873, época em que o país começava a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida, conta a história da ex-escrava Sethe, que após fugir de uma fazenda no Kentucky refugia-se em Cincinatti.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xEyjqL
 

• Jazz

Autor(a): Toni Morrison
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Em 1926, o Harlem, bairro negro de Nova York, é povoado sobretudo por gente que veio do campo em busca das promessas da cidade cintilante. O cinquentão Joe Trace, vendedor itinerante de produtos de beleza, mata com um tiro sua amante adolescente. No funeral, a cabeleireira Violet, mulher de Joe, ataca o corpo da rival com uma faca. Uma tragédia pessoal que é um prenúncio dos tempos duros que virão na década seguinte.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kOgzzZ

 

• Cabana do Pai Tomás

Autor(a): Harriet Beecher Stowe
Editora: Manole

Trecho da sinopse: Tido por muitos como um dos estopins da Guerra Civil Americana, que culminou com a derrota do sul escravocrata e a consequente abolição legal do cativeiro de africanos e descendentes em todo o território dos Estados Unidos, a cabana do Pai Tomás tornou-se um testemunho fundamental no convencimento de que a escravidão não era natural.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JsrrBb

 

• Doze Anos de Escravidão

Autor(a): Solomon Northup
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos da história americana, Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sucNQf

 

• A Redoma de Vidro

Autor(a): Sylvia Plath
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xG0W6N

 

• On The Road

Autor(a): Jack Kerouac
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Responsável por uma das maiores revoluções culturais do século XX, “On the Road”, traduzido por Eduardo Bueno, mantém intacta sua aura de transgressão, lirismo e loucura.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jr2Tc6

 

• Uivo

Autor(a): Allen Ginsberg
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Lançado no outono de 1956, o longo e profético Uivo de Allen Ginsberg (1926-1997) foi apreendido pela polícia de San Francisco, sob a acusação de se tratar de uma obra obscena. Depois de um tumultuado julgamento, semelhante ao que foi submetida a novela de William Burroughs, Naked Lunch, o poema foi liberado pela Suprema Corte americana e vendeu milhões de exemplares.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JoRYzD

 

• A Outra Volta do Parafuso

Autor(a): Henry James
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J6gSEC

 

• Retrato de Uma Senhora

Autor(a): Henry James
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Retrato de uma senhora , publicado pela primeira vez em 1881, é o primeiro grande romance de Henry James, e talvez sua obra máxima. Num século em que a esposa burguesa insatisfeita tornou-se um personagem literário central, e o adultério um motivo romanesco recorrente – o século da Madame Bovary, de Flaubert, e de Anna Karenina, de Tolstói -, Henry James colocou em cena uma heroína singular, cuja carência essencial é de outra ordem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xJehLG

 

• Walden

Autor(a): Henry David Thoreau
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Em julho de 1845, desgostoso com o crescente comercialismo e industrialismo da sociedade americana, Henry David Thoreau (1817 – 1862) deixou Conrad, Massachusetts, sua cidade natal, para instalar-se à beira do Lago Walden. Publicado primeiramente em 1854 com o título “Walden ou A vida nos bosques”, este é o relato de dois anos, dois meses e dois dias em que o autor viveu apartado da sociedade dos homens, suprindo as próprias necessidades, estudando, contemplando a natureza e conhecendo-se a si mesmo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xN7Zui

 

• O Complexo de Portnoy

Autor(a): Philip Roth
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Quando lançado, em 1969, O complexo de Portnoy se tornou best-seller e foi saudado como a consagração definitiva do talento de Philip Roth. A crítica, porém, teve certa dificuldade em classificá-lo. Seria “literatura séria” ou apenas humor? Não era a primeira vez na história do romance que um livro engraçadíssimo parecia uma obra importante; mas havia ao menos dois elementos que causavam estranheza.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jd34Ew

 

• Pastoral Americana

Autor(a): Philip Roth
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Neste romance, Roth narra os esforços de Seymour Levov para manter de pé um paraíso feito de enganos. Filho de imigrantes judeus que deram duro para subir na vida, Seymour tenta comunicar um legado moral à terceira geração da família Levov. Esmagado entre duas épocas que não se entendem e desejam destruir-se mutuamente, Seymour se apega até o fim a crenças que se mostram cada vez mais irreais.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J8bYqF

 

• A Marca Humana

Autor(a): Philip Roth
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Coleman Silk, professor de letras clássicas numa universidade da Nova Inglaterra, aos setenta anos se vê obrigado a pedir exoneração e a se afastar do meio acadêmico. O motivo é uma acusação de racismo. Coleman empregou uma palavra de duplo sentido ao se referir a alunos que não compareciam às aulas. Ignorava serem negros, pois nunca os tinha visto, e portanto não atinou que suas palavras poderiam ser tomadas como ofensa. Virá em seguida uma acusação de abuso sexual contra uma faxineira que trabalha no campus. A ideologia do politicamente correto tomou o poder na universidade e disparou sua artilharia contra o velho professor judeu, que agora, como no passado, se recusa a sujeitar-se aos padrões dominantes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JgC2fx

 

• E O Vento Levou

Autor(a): Margaret Mitchell
Editora: Best Bolso

Trecho da sinopse: Ano de 1861. O sul dos Estados Unidos está prestes a ingressar na sangrenta Guerra Civil norte-americana. Na fazenda Tara, na Geórgia, a bela jovem impetuosa e mimada Scarlett O’Hara transforma-se em mulher prática e disposta a tudo para conquistar o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. A guerra é intensa e o cerco dos ianques, incisivo, levando a fazenda a uma situação desastrosa de fome e desespero.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jsle8n

 

The Complete Poems and Plays of T. S. Eliot (em inglês)

Autor(a): T. S. Eliot
Editora: Faber & Faber

Trecho da sinopse: Poet, dramatist, critic and editor, T. S. Eliot was one of the defining figures of twentieth-century poetry. This edition of The Complete Poems and Plays, published for the first time in paperback, includes all of his verse and work for the stage, from Prufrock and Other Observations (1917) to Four Quartets (1943), and includes such literary landmarks as The Waste Land, Old Possum’s Book of Practical Cats and Murder in the Cathedral.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JgCkTF

 

• Folhas de Relva

Autor(a): Walt Whitman
Editora: Iluminuras

Trecho da sinopse: Whitman e seu livro que se fundiram num mesmo projeto de vida e de linguagem alteraram os rumos da poesia moderna como uma onda gigantesca cujos impactos podem ser sentidos até hoje. Whitman afetou a sensibilidade e a obra de várias gerações de escritores e artistas de Isadora Duncan a Borges de Maiakovski a Ginsberg.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JtIUJu

 

• A Cor Púrpura

Autor(a): Alice Walker
Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kNrvgX

 

• Medo E Delírio Em Las Vegas

Autor(a): Hunter Thompson
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Imagine alugar um conversível vermelho e ter como destino Las Vegas. Imagine torrar o pagamento de uma matéria que ainda não foi feita e encher o carro de drogas de todos os tipos. Agora imagine ter ao seu lado o seu advogado, um samoano nada confiável. Pronto. Aqui está a história de Medo e delírio em Las Vegas, o livro que revolucionou as bases do texto jornalístico e transformou Hunter Thompson em um dos grandes retratistas dos ideais libertários dos Estados Unidos nos anos 60.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Hkf1q3

 

• Hiroshima

Autor(a): John Hersey
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A bomba atômica matou 100 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945. Naquele dia, depois de um clarão silencioso, uma torre de poeira e fragmentos de fissão se ergueu no céu de Hiroshima, deixando cair gotas imensas – do tamanho de bolas de gude – da pavorosa mistura. Um ano depois, a reportagem de John Hersey reconstituía o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes. O texto tomava a edição inteira da revista The New Yorker , uma das mais importantes publicações semanais dos Estados Unidos. O trabalho do repórter alcançou uma repercussão extraordinária.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2kMNMvq

 

• Trópico de Câncer

Autor(a): Henry Miller
Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: Primeira obra de Henry Miller, Trópico de Câncer foi aclamado como parte da revolução sexual e se tornou um dos grandes clássicos da literatura americana

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2su0nrI

 

• O Coração É Um Caçador Solitário

Autor(a): Carson Mccullers
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LX9mK9

 

• Mulherzinhas

Autor(a): Louisa May Alcott
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: As quatro irmãs March são muito diferentes entre si. A já adulta Meg; Jo, a moleca impulsiva; Beth, tímida e introvertida; e Amy, a precoce caçula. Mas com o pai longe de casa, na guerra, e a mãe trabalhando para sustentar a família, elas precisam coope­rar e apoiar umas às outras. Encenam peças, fundam sociedades secretas, preparam os festejos de Natal, dão os primeiros passos na sociedade adulta e aprendem o valor da amizade verdadeira.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jfy1b1

 

• Ardil 22

Autor(a): Joseph Heller
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: Ambientado na Segunda Guerra Mundial, este clássico antibelicista e satírico consagrou Joseph Heller no meio literário. Ardil-22 foi livremente inspirado nas próprias experiências de Heller, que entrou para a United States Army Air Corps e aos 20 anos foi enviado para a Itália, onde voou em 60 missões de combate como bombardeador em um B-25. Este primeiro romance do autor foi aclamado pela crítica inglesa ao enfatizar, de modo irônico, o absurdo da guerra e as atrocidades cometidas nos campos de batalha.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jfumdr

 

• O Sono Eterno

Autor(a): Raymond Chandler
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Philip Marlowe, detetive particular em Los Angeles, é chamado à mansão do velho General Sternwood para investigar um caso de chantagem, aparentemente banal, envolvendo uma de suas filhas. Em pouco tempo, Marlowe percebe que algo se esconde atrás desse pedido, e que as duas filhas do General, Vivian e Carmen Sternwood, podem ser mais perigosas do que aparentam.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JtOg7H

 

• A Coisa

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras

Trecho da sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JeRkRK

 

• O Iluminado

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras

Trecho da sinopse: “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LXsyHQ

 

• As Bruxas de Eastwick

Autor(a): John Updike
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Publicada em 1984, a obra é uma sátira à bruxaria, que, transplantada do cenário sombrio da Nova Inglaterra do século XVII, ressurge numa ensolarada cidade contemporânea e serve de ponto de partida para tratar de temas como o desespero pela chegada da meia-idade, a atmosfera asfixiante das cidadezinhas provincianas e os costumes da classe média americana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Hjlbqp

 

• Sobre Fotografia

Autor(a): Susan Sontag
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Sobre fotografia , ganhador do National Book Critic Circle Award de 1977, é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado originalmente no Brasil em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão , demonstrando seu lugar central na cultura contemporânea.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JgFRkI

 

• Ao Mesmo Tempo

Autor(a): Susan Sontag
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: “Literatura é liberdade”, afirmou Susan Sontag pouco mais de um ano antes de sua morte, em 2004. A frase hoje soa como justificativa para toda uma vida de compromisso com o amor à literatura e um ferrenho ativismo político. Ao mesmo tempo reúne os últimos textos da ensaísta e romancista que nunca aceitou separar a estética da ética.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sBqiwI

 

• Um Estranho No Ninho

Autor(a): Ken Kesey
Editora: Record

Trecho da sinopse: Um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60. O romance de Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital (Califórnia). Um estranho no ninho é protagonizado por R. P. McMurphy, um preso que escapa da condenação fingindo-se de louco.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xGNj7p

 

• A Luta

Autor(a): Norman Mailer
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Um dos relatos mais notáveis já escritos sobre eventos esportivos, A luta é também um retrato magistral das tensões políticas dos anos 70. Mas é pela força da palavra que este livro faz o coração acelerar. Norman Mailer, prêmio Pulitzer em 69 e 80, consegue a proeza de nos fazer acompanhar a maior luta de boxe do século XX como se nenhum de nós conhecesse seu resultado.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LYxIDq

 

• O Talentoso Ripley

Autor(a): Patricia Highsmith
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Tom Ripley sobrevive de trambiques em Nova York. Ele é especialista em forjar documentos, além de ter um talento extraordinário para imitar personalidades e características pessoais. Vive tentando escapar das investidas da polícia nova-

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JsA2nG

 

• A Estrada

Autor(a): Cormac McCarthy
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xG7LoV
• Contos Completos

Autor(a): Flannery O’Connor
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Flannery O’Connor (1925-1964) é considerada uma das maiores escritoras norte-americanas do século XX. Nascida na Geórgia, Sul dos Estados Unidos, onde passou toda a sua breve existência – interrompida pelo lúpus aos 39 anos de idade -, sua obra consiste em dois romances e nestes 31 contos traduzidos por Leonardo Fróes, oitavo título da coleção Mulheres Modernistas, que a Cosac Naify lança agora em sua primeira edição integral no Brasil.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LkXCjm

Conclusão

Conhece outros clássicos da literatura norte-americana? Se você sentiu falta de mais livros de escritores dos Estados Unidos nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

4 Comentários


  1. Olá Rodrigo ! Excelente lista. Senti falta de alguma obra do Paul Auster, sobretudo “Trilogia de Nova York” e “O inventor da solidão”.
    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta