27 clássicos da literatura irlandesa que você precisa conhecer

Na lista de hoje, separei 27 clássicos da literatura irlandesa que qualquer apaixonado por livros precisa conhecer!

clássicos da literatura irlandesa

Pouca gente imagina mas a produção literária irlandesa é absurdamente rica, com várias obras que merecem fazer parte de qualquer lista de clássicos da literatura mundial.

Isso ocorre, provavelmente, pelo equívoco da generalização, ao se pensar que muitos dos escritores irlandeses são, na verdade, ingleses.

Várias pessoas, por exemplo, imaginam que Oscar Wilde ou Bram Stoker são da Inglaterra mas, na verdade, ambos nasceram em território irlandês.

Em linhas gerais, podemos observar que os clássicos da literatura irlandesa possuem tanto romances excelentes, quanto várias obras que são referência no âmbito da dramaturgia.

Alguns romances fundamentais de autores irlandeses são: “Ulysses”, de James Joyce; “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde; “Drácula”, de Bram Stoker e “Carmilla”, de Sheridan Le Fanu.

Já no universo do teatro, alguns livros importantes são: “Esperando Godot”, de Samuel Beckett; “Pigmaleão”, de George Bernard Shaw e “Salomé” de Oscar Wilde.

Vale ressaltar que a lista abaixo também é composta por grandes clássicos da literatura folclórica, contos fundamentais (ex: “O fantasma de Canterville) e poemas.

Observações sobre a lista com clássicos da literatura irlandesa

• Alguns livros importantes não possuem, ao que parece, nenhuma tradução recente publicada por aqui. É o caso da obra “Finnegans Wake” (James Joyce) e também dos livros das escritoras Isabella Augusta Gregory e Kate O’Brien.

• Na seleção abaixo, inseri alguns livros do C. S. Lewis, autor que nasceu em 1898 na cidade de Belfast, atual capital da Irlanda do Norte. Nesse sentido, a proposta da lista não se limita apenas aos escritores da República da Irlanda, mas sim a todos que nasceram na chamada “Ilha da Irlanda”, também conhecida como “Ilha Esmeralda”.


Veja também:

7 Grandes Escritores Irlandeses Que Todo Apaixonado Por Livros Precisa Conhecer
70 clássicos da literatura francesa que você precisa conhecer


Obs: alguns livros da lista foram selecionados através de pesquisas sobre o assunto, enquanto outros foram escolhidos com base em experiências de leitura.


Confira a lista com clássicos da literatura irlandesa

• Ulysses

Autor(a): James Joyce
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Tal como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera. Para criar esse personagem rico e vibrante, Joyce misturou numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem desafiado gerações de leitores e estudiosos ao redor do mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2mMWGtx

 

• Um Retrato do Artista Quando Jovem

Autor(a): James Joyce
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Um dos romances de formação mais importantes da literatura universal, ”Um retrato do artista quando jovem” narra a infância e a juventude de Stephen Dedalus, alter ego literário de James Joyce. O personagem, que teria lugar de destaque no Ulysses, romance seguinte do autor, aparece aqui como um jovem em busca de identidade, seja ela artística, política ou pessoal.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dgnppl

 

• Dublinenses

Autor(a): James Joyce
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: Quinze contos de James Joyce que retratam o cotidiano de Dublin. capital da Irlanda. Considerado um dos escritores mais influentes do século XX. Joyce constrói uma análise profunda da estagnação e paralisia da sociedade dublinense de seu tempo. sem deixar de lado temas universais. como as experiências da infância. as relações conjugais e a morte.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2EThhDR

 

• Finnegans Wake (em inglês)

Autor(a): James Joyce
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: “A nocturnal state…That is what I want to convey: what goes on in a dream, during a dream.” The work, which would exhaust two decades of his life and the odd resources of some sixty languages, culminated in the 1939 publication of Joyce’s final and most revolutionary masterpiece, Finnegans Wake.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DexeEb

 

• Carmilla – A Vampira de Karnstein

Autor(a): Sheridan Le Fanu
Editora: Hedra

Trecho da sinopse: Primeira tradução integral e anotada de uma das mais célebres histórias de vampiro da língua inglesa. Publicada em 1872 e primeira a ser protagonizada por uma vampira, apresenta uma densa atmosfera gótica e um erotismo subjacente que marcaram época e inspiraram Bram Stoker a escrever Drácula . Alicerçada na rica tradição folclórica do leste europeu e nas primeiras produções literárias sobre o tema, Carmilla foi uma das novelas góticas mais populares do século XIX e, desde a filmagem, em 1932, de O vampiro , de Carl Dreyer, é objeto frequente de adaptações para o cinema, superada apenas por Drácula em número de filmes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2n1PdXH

 

• Viagens de Gulliver

Autor(a): Jonathan Swift
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Em Viagens de Gulliver, polêmica obra-prima do século XVIII que mistura literatura de viagem, aventura e ficção científica, Jonathan Swift expõe o homem, suas instituições, seu apego irracional ao poder e ao ouro, e sua insistência em prolongar a vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2n1pxu8

 

• Modesta Proposta

Autor(a): Jonathan Swift
Editora: UNESP

Trecho da sinopse: Neste volume há uma compilação de escritos satíricos de Jonathan Swift, escritor irlandês do século XVII. O texto que o intitula é um pequeno grande achado: o autor apresenta uma polêmica solução para o problema das crianças famintas que perambulava pelas ruas da Irlanda na época.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2rqKUe4

 

• Without My Cloak (em inglês)

Autor(a): Kate O’Brien
Editora: Virago

Trecho da sinopse: When Anthony Considine creeps into Mellick town with a stolen horse in 1789, it sets the destiny of his family for decades to come. By the 1850s, through thrift and hard work, his son Honest John has made the Considines a leading Mellick family. With his father’s money, John’s son Anthony builds a grand country house for his wife and children – but especially for his youngest son Denis, who he adores, little knowing that one day Denis will threaten the toil of generations with his love for a peasant girl . . .

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2F29BPI

 

• The Land Of Spices (em inglês)

Autor(a): Kate O’Brien
Editora: Virago

Trecho da sinopse: Mere Marie-Helene once turned her back on life, sealing up her heart in order to devote herself to God. Now the formidable Mother Superior of an Irish convent, she has, for some time, been experiencing grave doubts about her vocation. But when she meets Anna Murphy, the youngest-ever boarder, the little girl’s solemn, poetic nature captivates her and she feels ‘a storm break in her hollow heart’.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2G6No4C

 

• Drácula

Autor(a): Bram Stoker
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Um pavoroso embate entre bem e mal que seduz milhares de leitores há mais de um século. Fonte de inúmeras adaptações para telas e palco, inspiração para músicos, escritores e artistas de todas as áreas, Drácula é um ícone incontestável e obra-máxima de Bram Stoker. De um lado o conde Drácula – o mais famoso vampiro da literatura – e sua legião crescente de mortos-vivos. De outro, um grupo unido e decidido a caçá-lo: Jonathan e Mina Harker, o médico holandês Van Helsing e seus amigos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ERrtgk

 

• O Retrato de Dorian Gray

Autor(a): Oscar Wilde
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, O retrato de Dorian Gray foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía “uma certa tendência” – no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DLvVhb

 

• O Fantasma de Canterville e Outros Contos

Autor(a): Oscar Wilde
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Oscar Wilde foi um dos maiores escritores de língua inglesa, e esta coletânea reúne o que há de melhor em sua literatura: a crítica social em forma de sátira, o humor sagaz e as reflexões sobre a contraditória e injusta sociedade vitoriana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2ERUNmA

 

• Teatro Completo

Autor(a): Oscar Wilde
Editora: Landmark

Trecho da sinopse: A Editora Landmark traz ao leitor, em edição bilíngue, todas as nove peças teatrais -, divididas em dois volumes em um box exclusivo, produzidas durante o período mais criativo e mais intenso da vida do escritor irlandês Oscar Wilde, nome de um dos maiores autores da língua inglesa. No primeiro volume da coleção a Editora Landmark apresentada as quatro das peças escritas por Oscar Wilde: “Vera, Ou Os Niilistas”, “A Duquesa De Pádua”, “O Leque De Lady Windermere” e A “A Importância De Ser Constante”. Já no segundo volume a Landmark publica as demais peças escritas por Wilde: “Salomé”, “Uma Mulher Sem Importância”, “O Marido Ideal”, “Uma Tragédia Florentina” E “A Santa Cortesã”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DsyvLe

 

• Gods And Fighting Men (em inglês)

Autor(a): Isabella Augusta Gregory
Editora: Dodo Classics

Trecho da sinopse: Gods and Fighting Men – The Story of the Tuatha De Danaan and of the Fianna of Ireland is a collection of tales collated by Lady Augusta Gregory. The book is split into two sections, covering the Irish Mythological Cycle of the Book of Invasions with the coming of the Tuatha De Danaan, whilst the second section details the later hero tales of Finn MacCumhail, the Fenian Cycle.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dka1R9

 

• Irish Myths and Legends (em inglês)

Autor(a): Isabella Augusta Gregory / William Butler Yeats
Editora: Running Press Book Publishers

Trecho da sinopse: Lady Gregory’s translations of ancient Celtic stories inspired a generation of writers, including W. B. Yeats, whose original foreword to Gods and Fighting Men is abridged for this classic miniature version. A perfect gift for all lovers of literature.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DmNqat

 

• A Ampulheta e Outras Peças

Autor(a): William Butler Yeats
Editora: Peixoto Neto

Trecho da sinopse: Este volume da coleção Teatro de Bolso reúne três peças do poeta irlandês W. B. Yeats, ganhador do Prêmio Nobel de literatura em 1923.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DLAW9s

 

• As Crônicas de Nárnia

Autor(a): C. S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes

Trecho da sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2FOm2zP

 

• Cristianismo Puro e Simples

Autor(a): C. S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes

Trecho da sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro ‘Cristianismo puro e simples’, que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DuKZlO

 

• Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz

Autor(a): C. S. Lewis
Editora: Thomas Nelson

Trecho da sinopse: Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940; agora com novo projeto gráfico, tradução atual e capa dura.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Dqk0ro

 

• Esperando Godot

Autor(a): Samuel Beckett
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Esperando Godot marca o início da publicação da obra de Samuel Beckett pela Companhia das Letras. Expoente do Teatro do Absurdo, escrita em 1949 e levada aos palcos pela primeira vez em 1953, Esperando Godot é uma tragicomédia em dois atos que segue desafiando público e crítica. Na trama, duas figuras clownescas, Vladimir e Estragon, esperam por um sujeito que talvez se chame Godot. Sua chegada, que parece iminente, é constantemente adiada.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BdyNR5

 

• Malone Morre

Autor(a): Samuel Beckett
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Malone está em um quarto, não sabe bem como e nem porque chegou ali, lembra-se vagamente de sua própria vida e tem apenas uma certeza, a de que vai morrer. Enquanto espera, protela este único acontecimento contando as histórias “nem bonitas nem feias” das famílias Saposcat e Louis, de Macmann e Moll.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DLBUCC

 

• Molloy

Autor(a): Samuel Beckett
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Escrito no início da década de 1950, mesma época em que o autor escreveu Esperando Godot, foi de certo modo eclipsado pelo imenso sucesso da peça, mas certamente está entre os romances do século XX que continuam atraindo a investigação da crítica mais exigente, e o próprio Beckett costumava pôr seus textos ficcionais num patamar mais alto.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DJGW2p

 

• O Inominável

Autor(a): Samuel Beckett
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: O inominável, escrito em 1949, é o último romance da famosa “trilogia do pós-guerra” beckettiana, formada ainda por Molloy (1947) e Malone morre (1948). Ser do pós-guerra e ser beckettiana determinam as características particulares da trilogia, e em especial de O inominável.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DO7srI

 

• Pigmaleão

Autor(a): George Bernard Shaw
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: A comédia Pigmaleão é uma das peças mais famosas de Shaw. Vem sendo encenada com estrondoso sucesso desde 1912 e em 1964 foi adaptada para o cinema sob o título de My fair lady, sob direção de George Cukor, com Audrey Hepburn. No Brasil, foi levada aos palcos também na década de 60, estrelada por Paulo Autran e Bibi Ferreira. Nela, o dramaturgo debruça-se, com graça e espirituosidade, sobre um dos principais pilares da sociedade vitoriana: a diferença de classe social, e como essa diferença é percebida pela fala das pessoas. Dramática, cômica e por vezes panfletária, esta peça mostra o melhor de George Bernard Shaw, um dos teatrólogos mais encenados em todo mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DhXJsy

 

• Poemas

Autor(a): Seamus Heaney
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Não é difícil perceber que a fonte primeira da poesia de Seamus Heaney — Prêmio Nobel de Literatura em 1995 — deriva do sentimento de reciprocidade para com a natureza e a comunidade humana que nela trabalha. Longe, porém, de se restringir a uma esfera puramente introspectiva, o poeta combina o lirismo de suas reminiscências a um sentido profundo de responsabilidade individual diante dos dilemas coletivos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DhgSe2

 

• A Vida e As Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy

Autor(a): Laurence Sterne
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Faltam algumas páginas no volume IV deste livro. Não por erro de edição, naturalmente, mas por determinação do narrador – o cavalheiro Tristram Shandy -, que decide suprimir um capítulo inteiro simplesmente por julgá-lo de qualidade muito superior a tudo o que escrevera: a excelência dessas páginas seria um atentado ao equilíbrio e à harmonia do livro.Foram ousadias desse tipo que ajudaram a fazer de Tristram Shandy um best-seller do século XVIII. Satírico, sentimental e libertino, dotado de uma capacidade inesgotável de ramificar os temas e consciente, por assim dizer, de que a literatura existe primeiro para satisfazer as vontades do autor, o pregador anglicano Laurence Sterne não se deixa classificar com facilidade, mas já na dedicatória anuncia seu princípio básico de composição: rir é o melhor remédio. Tradução primorosa de José Paulo Paes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DLGroC

 

• Viagem Sentimental

Autor(a): Laurence Sterne
Editora: Hedra

Trecho da sinopse: Viagem sentimental foi escrito a partir das experiências de Laurence Sterne como viajante. Idealizado como um romance em dois volumes, ficou inacabado devido à frágil saúde do romancista, que publicou apenas a porção dedicada à França. Sterne morreu apenas três semanas depois da publicação do primeiro volume.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2DLTO8b

Conclusão

Conhece outros clássicos da literatura irlandesa? Se você sentiu falta de mais clássicos irlandeses nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

2 Comentários


  1. Colaborando com você quero declarar que já existe uma tradução para o português de Finnegans Wake de James Joyce. Donaldo Schüller pela Ateliê traduziu. Em 5 volumes. O primeiro saiu em 1999. Abraços.

    Responder

Deixe uma resposta