60 clássicos da literatura alemã que você precisa conhecer

Se você quer conhecer os clássicos da literatura alemã, confira a lista que preparei com 60 livros importantes.

clássicos da literatura alemã

A Alemanha é uma terra de grandes escritores, sendo que vários são conhecidos mundialmente.

É o caso de Thomas Mann, Johann Goethe, Hannah Arendt, Günter Grass, Hermann Hesse, Heinrich Heine, Herta Müller e muito mais.

Todo apaixonado por literatura já ouviu falar, por exemplo, de obras como “A Montanha Mágica”, “Fausto” ou “Demian”.

Nesse sentido, podemos dizer que a relevância da literatura alemã ao redor do mundo é algo inquestionável.

Só que não devemos nos limitar apenas aos livros mais conhecidos já que temos inúmeros clássicos da literatura alemã que merecem nossa atenção.

Pensando nisso, preparei esta lista pensando em dois objetivos básicos:

  • Montar uma lista com vários clássicos da literatura alemã, sendo alguns mais conhecidos e outros pouco comentados.
  • Preparar uma seleção de livros bem variada: romances, contos de fada, teatro, não ficção, poesia etc.

Infelizmente, mesmo em listas grandes, sempre acaba faltando alguma coisa importante. De qualquer forma, acredito que todas as obras citadas são fundamentais.

Bom, é isso! Espero que você goste dessa lista com 60 livros da literatura clássica alemã!

Observação sobre a lista de clássicos da literatura alemã

A lista abaixo não é exclusiva para livros de autores alemães ou com nacionalidade alemã, mas sim uma seleção de livros clássicos que foram escritos em alemão.

Obviamente, a maioria dos livros são de escritores da própria Alemanha, no entanto também temos alguns títulos de autores que nasceram no antigo Império Austro-Húngaro e falavam – ou escreviam – em alemão (Rainer Maria Rilke, Franz Kafka, Stefan Zweig, entre outros)


Veja também:

– Sobre Demian, de Hermann Hesse
– 10 ótimos livros de escritores alemães contemporâneos


Lista: literatura alemã clássica

• A Montanha Mágica

Autor(a): Thomas Mann
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman — o romance de formação — a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia de sete anos em um sanatório para tuberculosos nos Alpes suíços, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A5nMEn

 

• Os Buddenbrook: Decadência de Uma Família

Autor(a): Thomas Mann
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Thomas Mann publicou Os Buddenbrook, seu primeiro romance, em 1901, quando tinha apenas 25 anos. Em 1929 ele seria laureado com o Nobel de literatura, um resultado, sobretudo, do fato de ele ter escrito esta crônica familiar grandiosa. Inspirado em sua própria família, o escritor narra a história de quatro gerações de Buddenbrooks, numa cidade com todas as características de Lübeck, terra natal dos Mann.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2i5eFwQ

 

• Doutor Fausto

Autor(a): Thomas Mann
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Último grande romance de Thomas Mann, Doutor Fausto foi publicado em 1947. O escritor fez uma releitura moderna da lenda de Fausto, na qual a Alemanha trava um pacto com o demônio — uma brilhante alegoria à ascensão do Terceiro Reich e à renúncia do país a sua própria humanidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2jXisNB

 

• A Morte em Veneza & Tonio Krueger

Autor(a): Thomas Mann
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A morte em Veneza (1912), aqui na tradução de Herbert Caro, é uma das novelas exemplares da moderna literatura ocidental. A história do escritor Gustav von Aschenbach, que viaja a Veneza para descansar e lá se vê hipnotizado pela beleza do jovem polonês Tadzio, mais tarde daria origem ao notável filme homônimo do diretor italiano Luchino Visconti, de 1971. O volume traz ainda Tonio Kröger, narrativa de 1903 que Thomas Mann declarava ser uma de suas favoritas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bl3ncP

 

• Fausto

Autor(a): Johann Wolfgang Von Goethe
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: O Fausto é considerado o “último grande poema dos tempos modernos”. Esta edição — a mais completa da obra em nosso país — conta com a elogiada tradução de Jenny Klabin Segall e um fragmento inédito da cena “Noite de Valpúrgis”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zoh6yc
– Volume 1 de Fausto: http://amzn.to/2zoh6yc
– Volume 2 de Fausto: http://amzn.to/2Bmbaa4

 

• Os Anos de Aprendizado De Wilhelm Meister

Autor(a): Johann Wolfgang Von Goethe
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Considerado por Lukács um “ponto culminante na história da narrativa”, o livro conta o percurso aventuroso de um jovem burguês no século XVIII. Com meios inovadores, Goethe construiu uma obra que deu origem a um novo gênero literário , o Bildungsroman, ou romance de formação

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BhDV7T

 

• Os Sofrimentos do Jovem Werther

Autor(a): Johann Wolfgang Von Goethe
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: As histórias de amor devem muito a Johann Wolfgang Goethe e seu Os sofrimentos do jovem Werther, obra escrita em 1774 e que, desde então, tornou-se uma referência da literatura mundial. Poucos livros tiveram a repercussão imediata que esse clássico conseguiu, certamente pela forma pungente, desabrida e catártica com que o protagonista evocado no título, Werther, figura da alta aristocracia germânica, destrincha o seu amor — na verdade, algo mais próximo à obsessão — que nutre pela bela Charlotte. O livro é narrado numa estrutura epistolar: conhecemos as danações de Werther por meio de cartas que ele regularmente escreve ao amigo Wilhelm. Pelas mal traçadas de nosso missivista, descobrimos que a impossibilidade de consumar seu afeto pela moça é porque ela já tem o casamento prometido com outro homem, Albert.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2i4XMm7

 

• As Afinidades Eletivas

Autor(a): Johann Wolfgang Von Goethe
Editora: Penguin/Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Eduard e Charlotte formam um casal elegante e aristocrático que vive numa propriedade rural idílica, porém perigosamente próxima do fastio. Mas a relativa paz de sua existência é posta à prova quando a presença de dois visitantes – o Capitão e Ottilie – faz despertarem reservas magmáticas de atração sexual e amor proibido.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A6OJYQ

 

• O Perfume

Autor(a): Patrick Süskind
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: França. século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza. que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos. pelas amas-de-leite e por instituições religiosas. o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio. a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita. do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva. ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BmfBlm

 

• O Tambor

Autor(a): Günter Grass
Editora: Nova fronteira

Trecho da sinopse: O tambor é considerado por muitos o melhor romance sobre o dilaceramento do mundo alemão no pós-guerra. O livro conta a história de um anão que, ao tocar seu tambor, ressuscita suas lembranças, as de sua família e de seu país, agitando um universo grotesco e misterioso cuja lógica não é deste mundo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zlXj28

 

• A Caixa

Autor(a): Günter Grass
Editora: Record

Trecho da sinopse: Günter Grass expõe as feridas e lembranças de uma família. em uma narrativa quase experimental. sob a forma de transcrições de conversas entre oito irmãos. que. a pedido do pai idoso. começam a gravar o que dizem a respeito da infância. seus fracassos. ressentimentos e o que mais emergir do passado.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bl9IVL

 

• Demian

Autor(a): Hermann Hesse
Editora: Record

Trecho da sinopse: Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2jVWkmv

Confira a resenha em vídeo desse livro no canal do Leia Para Viver

 

• Sidarta

Autor(a): Hermann Hesse
Editora: Best Bolso

Trecho da sinopse: Sidarta é um romance filosófico que exalta a busca pela sabedoria e é inspirado na vida de Siddartha Gautama. fundador do budismo. A narrativa exprime o amor e a sensibilidade de Hermann Hesse. vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1946. pela cultura. religião. crença e filosofia orientais com as quais teve contato desde cedo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BlcWby

 

• O Lobo da Estepe

Autor(a): Hermann Hesse
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: Este livro foi escrito quando Hesse tinha 50 anos. como seu personagem. e estava profundamente influenciado pela psicanálise. Um livro que provoca e subverte a imaginação do leitor. estilo altamente revolucionário para a época de Hesse. um clássico.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BhHg6V

 

• O Jogo das Contas de Vidro

Autor(a): Hermann Hesse
Editora: Best Seller

Trecho da sinopse: Romance futurista que se passa no século XXIII em Castália, comunidade mítica em que intelectuais se deleitam na prática de uma atividade lúdica complexa e requintada que define os valores da sociedade: o jogo das contas de vidro ou o jogo de avelórios. O herói da história é José Servo, um virtuose desde a infância com habilidades invejáveis no jogo, a ponto de tornar-se o Magister Ludi, a maior autoridade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zmMI7i

 

• A História sem Fim

Autor(a): Michael Ende
Editora: Martins Fontes

Trecho da sinopse: A História Sem Fim é a mágica aventura de um garoto solitário que através das páginas de um livro passa para o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e descobre sua capacidade para amar.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BhJhjv

 

• Viagem ao Harz

Autor(a): Heinrich Heine
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Heine (1797-1856) é um dos maiores poetas alemães, ao lado de Goethe e Schiller. Viagem ao Harz (1826) é a primeira parte de seus célebres Reisebilder, inéditos no Brasil. A viagem, porém, é mais um fio condutor do que o tema central do livro, que inclui poemas, reflexões sobre a vida e descrições de paisa- gens, lugares e pessoas que o autor encontra pelo caminho.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2jWkayt

Confira a resenha em vídeo desse livro no canal do Leia Para Viver

 

• Os Deuses No Exilio

Autor(a): Heinrich Heine
Editora: Iluminuras

Trecho da sinopse: Nos anos em que vive em Paris o autor Heinrich Heine escreve uma série de trabalhos sobre a mitologia pagã nos quais tenta rastrear os vestígios da sobrevivência dos deuses antigos na história do ocidente. Um desses trabalhos é a sequência de narrativas intitulada ‘Os Deuses no Exílio’ em que tenta desvendar ao leitor o destino das divindades antigas depois do surgimento do cristianismo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BlerXj

 

• Origens do Totalitarismo

Autor(a): Hannah Arendt
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Origens do totalitarismo tornou-se um clássico logo depois de sua publicação, e até hoje a obra é considerada a história definitiva dos movimentos políticos totalitários. Hannah Arendt primeiro elucida o crescimento do antissemitismo na Europa Central e Ocidental nos anos 1800 e prossegue com a análise do imperialismo colonial europeu desde 1884 até a deflagração da Primeira Guerra Mundial. A última seção discute as instituições e operações desses movimentos, centrando-se nos dois principais regimes totalitários da nossa era: a Alemanha nazista e a Rússia stalinista.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2jZ2Xo8

 

• Eichmann em Jerusalém: Um Relato Sobre a Banalidade do Mal

Autor(a): Hannah Arendt
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Numa mescla brilhante de jornalismo político e reflexão filosófica, Arendt acompanha o julgamento do nazista Adolf Eichmann e elabora o conceito de “banalidade do mal” , ameaça maior às sociedades democráticas. Em 1960, seqüestrado num subúrbio de Buenos Aires por um comando israelense, Adolf Eichmann é levado para Jerusalém, para o que deveria ser o maior julgamento de um carrasco nazista depois do tribunal de Nuremberg. Mas, durante o processo, em vez do monstro sanguinário que todos esperavam ver, surge um funcionário medíocre, um arrivista incapaz de refletir sobre seus atos ou de fugir aos clichês burocráticos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hR5dJG

 

• A Condição Humana

Autor(a): Hannah Arendt
Editora: Forense Universitária

Trecho da sinopse: A versão definitiva de ”A condição humana”, mais que uma resposta à pergunta sobre como e por que foi possível o totalitarismo, e mais que um exame da relação entre totalitarismo e tradição, converteu-se em uma fenomenologia das atividades humanas fundamentais no âmbito da vida ativa – o trabalho, a obra ou fabricação e a ação.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BmrKGQ

 

• Homens em Tempos Sombrios

Autor(a): Hannah Arendt
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Este livro reúne ensaios biográficos de homens e mulheres que viveram os “tempos sombrios” da primeira metade do século XX, marcados pela emergência do totalitarismo na forma do nazismo e do stalinismo. Mergulhando em mundos internos tão díspares como os de Hermann Broch e João XXIII, Rosa Luxemburgo e Jaspers, Isak Dinesen e Bertold Brecht, Heidegger e Walter Benjamin, Hannah Arendt submete a uma reflexão apaixonada, e por vezes implacável, os erros e acertos dessas personalidades, suas culpas e vitórias, responsabilidades e irresponsabilidades perante a realidade que enfrentaram.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zlGSTx

 

• Os Bandoleiros

Autor(a): Friedrich Schiller
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Schiller nasceu no ano de 1759 na cidade de Marbach, sul da Alemanha, e faleceu em 1805, em Weimar. Começou a escrever Os bandoleiros, sua peça de estréia, provavelmente no ano de 1777, quando ainda não havia completado 18 anos, e publicou-a em meados de 1781, em edição própria e anônima.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2Bo3CUn

 

• A Noiva de Messina

Autor(a): Friedrich Schiller
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Nesta peça teatral de rara força, Schiller (1759-1805), poeta, dramaturgo, historiador e figura exponencial da literatura alemã, encena o ódio mútuo de dois irmãos, herdeiros do trono da cidade italiana de Messina, que acabam por se apaixonar perdidamente pela mesma mulher – a jovem Beatriz, reclusa em um convento para onde fora misteriosamente enviada pouco depois de seu nascimento.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BlRa7N

 

• A Metamorfose

Autor(a): Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2i5AeO0

 

• Narrativas do Espólio

Autor(a): Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: O escritor tcheco Franz Kafka viu apenas a sexta parte de toda a sua produção ficcional ser publicada. Pouco antes de morrer, confiou sua herança artística ao amigo e testamenteiro Max Brod. As instruções do escritor eram claras: destruir toda a sua ficção impressa (exceto o livro Contemplação ), seus artigos publicados em jornal e também seus manuscritos. Brod não atendeu a essas exigências e, graças ao seu empenho em preservar os escritos do amigo, hoje conhecemos uma das mais importantes realizações literárias do século XX.As obras do espólio começaram a vir à luz com a publicação dos grandes romances: O processo , O castelo e América (hoje O desaparecido ). Vieram em seguida, a partir de 1931, as Narrativas do espólio , selecionadas por Brod entre as que lhe pareciam resolvidas formalmente.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hSkieo

 

• Carta ao Pai

Autor(a): Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta. Nela o grande escritor realiza um ajuste de contas memorável com o tirano familiar Hermann Kafka.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hSlgaw

 

• O Processo

Autor(a): Franz Kafka
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: A história de Josef K. atravessa os anos sem perder nada do seu vigor. Ao contrário, a banalização da violência irracional no século XX acrescentou a ela o fascínio dos romances realistas. Na sua luta para descobrir por que o acusam, por quem é acusado e que lei ampara a acusação, K. defronta permanentemente com a impossibilidade de escolher um caminho que lhe pareça sensato ou lógico, pois o processo de que é vítima segue leis próprias: as leis do arbítrio.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BmRi6Q

 

• O Castelo

Autor(a): Franz Kafka
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: O agrimensor K. chega a uma aldeia coberta de neve e procura abrigo num albergue perto da ponte. O ambiente sombrio e a recepção ambígua dão o tom do que será o romance. No dia seguinte o herói vê, no pico da colina gelada, o castelo: como um aviso sinistro, bandos de gralhas circulam em torno da torre. O personagem, K., nunca conseguirá chegar até o alto, nem os donos do poder permitirão que o faça.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hUAEmp

 

• Contos dos Irmãos Grimm

Autor(a): Irmãos Grimm / Clarissa Pinkola Estés
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Seja por meio de livros ilustrados, desenhos animados ou até de antigos disquinhos coloridos, todo mundo conhece Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e A Gata Borralheira (hoje mais famosa como Cinderela), só para citar algumas das muitas histórias dos irmãos Grimm. Nem todos, no entanto, sabem da origem e do profundo significado cultural dessas narrativas populares.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2AcybMD

 

The Lost Honor of Katharina Blum (Inglês) – “A Honra Perdida de Katharina Blum”

Autor(a): Heinrich Böll
Editora: Penguin

Trecho da sinopse: In an era in which journalists will stop at nothing to break a story, Henrich Böll’s The Lost Honor of Katharina Blum has taken on heightened relevance. A young woman’s association with a hunted man makes her the target of a journalist determined to grab headlines by portraying her as an evil woman. As the attacks on her escalate and she becomes the victim of anonymous threats, Katharina sees only one way out of her nightmare. Turning the mystery genre on its head, the novel begins with the confession of a crime, drawing the reader into a web of sensationalism, character assassination, and the unavoidable eruption of violence.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2znBtvf

 

• Anjo Silencioso

Autor(a): Heinrich Böll
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: ‘O anjo silencioso’ é seu primeiro romance (1950), mas, por razões biográficas e econômicas, mesmo na Alemanha só veio a público em edição póstuma, de 1992, quando o autor completaria 75 anos. A obra conta a história do regresso do soldado Hans a sua cidade em ruínas, Colônia, no fim da Segunda Guerra Mundial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A9bbht

 

• Pontos de Vista de Um Palhaço

Autor(a): Heinrich Böll
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: Pontos de vista de um palhaço traz ao leitor as questões que tensionavam a Alemanha pós‑Segunda Guerra, uma nação em reconstrução, trespassada por sérios conflitos de ordem econômica, religiosa e ideológica. Hans Shnier, personagem central, é um palhaço abandonado pela companheira – fato que o coloca numa rota reflexiva e autodestrutiva até os níveis mais profundos e sutis do conflito alemão.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A4ha9g

 

• O Leitor

Autor(a): Bernhard Schlink
Editora: Record

Trecho da sinopse: Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna. uma mulher 21 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa. marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói. Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses. o casal repete essas cerimônias. interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois. Michel. estudante de direito é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante. o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2znYwq0

 

• Joao Felpudo Ou Historias Divertidas Com Desenhos Comicos Do Dr Heinrich Hoffmann

Autor(a): Heinrich Hoffmann
Editora: Iluminuras

Trecho da sinopse: No natal de 1844 o jovem medico alemão Heinrich Hoffmann deu de presente ao seu filho de 3 anos um livro escrito e ilustrado por ele mesmo. Foi tao grande o sucesso dentre os amigos que ele decidiu publica-lo. Joao Felpudo tornou-se um grande sucesso editorial desde então, fascinando gerações ate os dias de hoje nas suas centenas de edições mundo afora. Divirta-se você tambem!

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2iOi6oY

 

• A Raposa Já Era o Caçador

Autor(a): Herta Müller
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Romance da vencedora do Prêmio Nobel 2009 trata sobre o clima de desconfiança e opressão durante a ditadura de Ceauşescu, na Romênia. Romênia, final dos anos 1980. A professora Adina e a operária Clara são amigas e moram juntas. A convivência e a cumplicidade são um refúgio em meio ao ambiente paranoico da ditadura comunista de Nicolae Ceauşescu. Quando Clara se envolve com Pavel, um agente da polícia secreta, a desconfiança se instala. Uma pele de raposa que pertence a Adina e enfeita o apartamento começa, lentamente, a perder pedaços.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zmNH7m

 

• Tudo O Que Tenho Levo Comigo

Autor(a): Herta Müller
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Fim da guerra, 1945. Para a minoria alemã na Romênia é o início de um período de horror e silêncio. Nos cinco anos seguintes, por volta de 30 mil saxões residentes na Transilvânia foram deportados para campos de trabalhos forçados. Segundo Stálin, os povos de origem alemã deveriam pagar pelos crimes da guerra e trabalhar na reconstrução da União Soviética. Os campos caracterizaram-se por condições desumanas e insalubres, e os ex-internos preferiram esquecer o que aconteceu ali.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2jZmrJq

 

• O compromisso

Autor(a): Herta Müller
Editora: Globo

Trecho da sinopse: Com certa regularidade, uma simpática ex-operária da indústria têxtil é chamada para prestar depoimento ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989), que governou o país entre 1974 e 1989. O trabalho do oficial é descobrir mulheres que traem a pátria. A jovem está sob suspeita desde que foram descobertos bilhetes enfiados nos bolsos das calças de ternos masculinos que ela costurou e que seriam enviados para a Itália. Nas mensagens, ela escreveu a frase “case comigo”, junto com seu endereço. São, na verdade, desesperados pedidos de socorro para que algum desconhecido se sensibilize e venha tirá-la do mundo de opressão em que vive.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zovu9J

 

• Juca e Chico

Autor(a): Wilhelm Busch
Editora: Pulo do Gato

Trecho da sinopse: Escrevendo em versos rimados, o alemão Wilhelm Busch conta – no decorrer de um prólogo, sete travessuras e uma conclusão – a história de dois garotos capazes das piores estripulias.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A5IWSQ

 

The Seventh Cross (Inglês)

Autor(a): Anna Seghers
Editora: NYRB

Trecho da sinopse: At the beginning of The Seventh Cross stands the sentence: “This book is dedicated to the dead and living Anti-Fascists of Germany.” In a letter written in 1938, Anna Seghers described her project as follows: “A tale that makes it possible to get to know the many layers of fascist Germany through the fortunes of a single man.” The story of seven political prisoners who, at the start of the book, break out of a Nazi camp and flee across Germany was designed to be a contribution to the fight against fascism, but it is also the portrait of a nation that had plunged the rest of the world and itself into disaster and misery.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hTKDc1

 

• Poemas

Autor(a): Rainer Maria Rilke
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Rainer Maria Rilke costuma ser considerado o maior poeta de língua alemã desde Goethe. Sua influência sobre a poesia moderna foi e continua sendo enorme. No Brasil, pode-se encontrá-lo em Cecília Meireles, no Vinicius de Moraes da juventude, mas sobretudo nos poetas da chamada Geração de 45.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A4vkrn

 

• Cartas A Um Jovem Poeta

Autor(a): Rainer Maria Rilke
Editora: L&PM

Trecho da sinopse: Paris, fevereiro de 1903. Rainer Maria Rilke (1875-1926) recebe uma carta de um jovem chamado Franz Kappus, que aspira tornar-se poeta e que pede conselhos ao já famoso escritor. Tal missiva dá início a uma troca de correspondência na qual Rilke responde aos questionamentos do rapaz e, muito mais do que isso, expõe suas opiniões sobre o que considerava os aspectos verdadeiros da vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2i2YQqz

 

• Effi Briest

Autor(a): Theodor Fontane
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: Considerada a obra máxima de Fontane, Effi Briest permanece extremamente popular até hoje. A submissão às normas sociais na Brandemburgo da época faz a jovem Effi Briest sucumbir a um matrimônio indesejado. Seu marido, o barão Von Innstetten, tem o dobro de sua idade e é um burocrata mais preocupado em fazer carreira do que em agradar a sonhadora Effi, que idealiza o amor acalentado dos livros, bem diferente daquele que ela deveras nutre pelo marido.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2iPgdbq

 

• O Reflexo Perdido e Outros Contos Insensatos

Autor(a): Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: Esta coletânea, intitulada O reflexo perdido e outros contos insensatos e organizada, traduzida, prefaciada e anotada por Maria Aparecida Barbosa — de Reflexões do gato Murr, também publicado pela Estação Liberdade —, propõe um recorte abrangente e revelador da obra de E. T. A. Hoffmann (1776–1822). Os textos atestam o virtuosismo estilístico e temático do autor, que se tornou um dos principais expoentes do Romantismo alemão por sua originalidade, irreverência e iconoclastia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hRkz0Q

 

• Reflexões do Gato Murr

Autor(a): Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: Se um gato-narrador já seria uma opção narrativa ousada na literatura de qualquer autor contemporâneo, que dizer da Alemanha do início do século XIX? Pois é essa a iconoclastia proposta por E.T.A. Hoffmann em Reflexões do gato Murr, obra de grande comicidade e irreverência, em que o bichano evocado no título, metido a erudito e cuja personalidade passa longe da modéstia, dedica-se a produzir a própria biografia com o intuito de legar à posteridade o registro de sua felina e brilhante passagem por esta existência.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BlWtUD

 

• Teatro Completo

Autor(a): Bertolt Brecht
Editora: Paz e Terra

Trecho da sinopse: O objetivo desta obra é oferecer aos interessados um texto confiável de todas as peças de Brecht em língua portuguesa…

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A7IFyH
– Outros volumes do “Teatro Completo” de Brecht: http://amzn.to/2BldHl5

 

• Poemas 1913-1956

Autor(a): Bertolt Brecht
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Nova edição revista da mais importante antologia da poesia de Brecht no Brasil. A obra poética de Brecht, tão contundente quanto o seu teatro, é ao mesmo tempo “lírica e política”, como dizia Walter Benjamin. Este volume contém 260 Poemas, entre baladas, sátiras, canções e exortações à luta, além de uma cronologia da vida e das obras de Brecht: “Fôssemos infinitos/ Tudo mudaria/ Como somos finitos/ Muito permanece”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hPKTbJ

 

• Conversas de Refugiados

Autor(a): Bertolt Brecht
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: As Conversas de refugiados foram escritas por Bertolt Brecht, um dos maiores dramaturgos do século XX, nos anos 1940, durante seu exílio na Finlândia e nos Estados Unidos, quando fugia do nazismo. Dando tratamento moderno a uma forma antiga — o diálogo platônico —, Brecht exerce aqui toda a inventiva que é a marca de suas peças.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hT5sEk

 

• Cassandra

Autor(a): Christa Wolf
Editora: Estação Liberdade

Trecho da sinopse: A figura central deste romance é Cassandra, filha do rei Príamo de Troia, que recebeu de Apolo o dom divinatório. Das lembranças de sua vida e inúmeros acontecimentos, Cassandra conquista sua lucidez e parte para enfrentar a cegueira histórica de seus conterrâneos. Christa Wolf é considerada a mais importante escritora da extinta República Democrática Alemã.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A67KKL

 

• A Pequena Bruxa

Autor(a): Otfried Preussler
Editora: Martins Fontes

Trecho da sinopse: Coitada da Pequena Bruxa! Ela só tem cento e vinte e sete anos, e, por isso, as bruxas mais velhas não a respeitam. Só que apesar de ainda ser criança, ela quer se tornar uma boa bruxa para poder participar do mundo das adultas. Mas às vezes a bruxinha se atrapalha um pouco, pois ela quer ser competente sem deixar de ser boazinha.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A5i1GJ

 

• Três Novelas Femininas

Autor(a): Stefan Zweig
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: As três obras de ficção reunidas no volume se destacam pela intensidade dos enredos, o desespero diante de situações-limite, o amor como tormento e pela tentativa de desvendar a alma feminina, tão cara a Stefan Zweig.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hSVGCd

 

• Maria Antonieta

Autor(a): Stefan Zweig
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Amigo de Freud e com um forte envolvimento com a psicanálise, Zweig foi um dos primeiros escritores a trabalhar consistentemente com um enfoque psicanalítico em suas biografias. Não se preocupou, portanto, em narrar todos os fatos da vida de Maria Antonieta, nem cada meandro dos desacertos revolucionários. Mas aos poucos dispôs as peças de um quebra-cabeça dramático para revelar o potencial trágico de uma personagem despreparada para o destino a ela reservado. Essa edição traz ainda: prefácio e posfácio de Alberto Dines, autoridade internacional em Stefan Zweig; uma cronologia da vida de Maria Antonieta; e um artigo de Zweig sobre história e cinema.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2iOVh4j

 

• Novelas Insólitas

Autor(a): Stefan Zweig
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: O inusitado, o aparentemente pequeno magistralmente transformado em literatura por Zweig Considerada freudiana, edipiana, autobiográfica, Segredo ardente foi a primeira obra de ficção de Zweig a apresentar essa espreita pelo inusitado, sua marca registrada. A bela Confusão de sentimentos, uma de suas novelas mais celebradas, trata com naturalidade e forte emoção a relação afetiva entre um aluno e seu mestre.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A78JKJ

 

• Emil e os Três Gêmeos

Autor(a): Erich Kästner
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Considerado um dos autores mais importantes do século XX e ganhador de diversos prêmios, o autor alemão conta, neste clássico moderno da literatura, uma história policial cheia de surpresas, retratando o universo infantil em toda sua complexidade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hT39kE

 

The Artificial Silk Girl (Inglês)

Autor(a): Irmgard Keun
Editora: Other Press

Trecho da sinopse: In 1931, a young woman writer living in Germany was inspired by Anita Loos’s Gentlemen Prefer Blondes to describe pre-war Berlin and the age of cinematic glamour through the eyes of a woman. The resulting novel, The Artificial Silk Girl, became an acclaimed bestseller and a masterwork of German literature, in the tradition of Christopher Isherwood’s Berlin Stories and Bertolt Brecht’s Three Penny Opera.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2hRnMxq

 

• Origem do Drama Trágico Alemão

Autor(a): Walter Benjamin
Editora: Autêntica

Trecho da sinopse: A Origem do drama trágico alemão é a obra mais célebre de Walter Benjamin e uma das mais importantes do século XX. Talvez o leitor brasileiro, acostumado a referir-se a ela como Origem do drama barroco alemão, possa estranhar o título aqui proposto. No entanto, se a renomeação pode causar certo espanto a alguns, bastante surpresa vai provocar nos que voltarem ao título em alemão, Ursprung des deutschen Trauerspiels, publicado pela primeira vez em Berlim em 1928…

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BnWKXc

 

• O Anjo da História

Autor(a): Walter Benjamin
Editora: Autêntica

Trecho da sinopse: Walter Benjamin (1892-1940), um dos mais importantes pensadores do século XX, viveu durante a expansão industrial europeia e sofreu com o terror da guerra nazista, que o perseguia por ser filho de judeus. Nesse contexto um tanto caótico, o filósofo captou a essência de sua época para refletir, ao longo de duas décadas, sobre o progresso e sobre a história. Suas ideias e teses sobre estes e outros assuntos estão reunidas nesta obra, com esmeradas tradução e edição de João Barrento.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2AaaGnw

 

• Baudelaire e a Modernidade

Autor(a): Walter Benjamin
Editora: Autêntica

Trecho da sinopse: “A modernidade é em Baudelaire uma conquista”, eis aqui a definição de Benjamin. Já no primeiro poema de As flores do mal, Baudelaire convoca o leitor à ruptura da apatia. Benjamin aponta o método da aventura, a captura do presente, a intenção do poeta de revidar os atordoantes choques na grande cidade. Para não se tornar receptor inanimado ou ator automatizado, Baudelaire troca o gabinete pelas ruas, a duras penas, físicas e espirituais, e transita entre duas instâncias, flânerie e esgrima.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2A7Qmoz

 

• Ensaios Sobre Brecht

Autor(a): Walter Benjamin
Editora: Boitempo

Trecho da sinopse: Antes de serem renomados marxistas e nativos alemães, Walter Benjamin e Bertolt Brecht foram grandes amigos. Em meados dos anos 1920 se conheceram e ali nasceu uma poderosa amizade e parceria intelectual.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2BnXr2K

 

• Feitiço de Amor e Outros Contos

Autor(a): Ludwig Tieck
Editora: Hedra

Trecho da sinopse: Primeira edição brasileira dedicada à ficção de Ludwig Tieck, escritor chave do Romantismo alemão. Feitiço de amor e outros contos reúne seis das narrativas macabras ou fantásticas de Phantasus , coletânea publicada entre 1812 e 1816, que conquistou o sucesso junto ao público. Os textos contidos nesta edição são os mais antigos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: http://amzn.to/2zonq8P

Conclusão

Conhece outros clássicos da literatura alemã? Se você sentiu falta de mais clássicos alemães nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

3 Comentários


  1. Excelente a lista! Sugiro acrescentarem a obra de Siegfried Lenz, da qual li apenas “Deutschstunde”. Desconheço se há versão em português, vale pesquisar.

    Responder

  2. “24 Horas na Vida de uma Mulher” e “Medo e Outras Histórias” de Stefan Zweig.

    Responder

  3. Lista primorosa, ampla e representativa de várias épocas, gêneros e estilos. Recomendo também “Auto-de-fé”, de Elias Canetti, e “Mefisto”, de Klaus Mann.

    Responder

Deixe uma resposta