5 dicas para se concentrar na leitura

Está com dificuldade de manter o foco na leitura dos seus livros ou com indisposição para estudar? Que tal algumas dicas para se concentrar na leitura?

Os problemas na concentração estão, muito provavelmente, entre os principais responsáveis por fazer com que algumas pessoas evitem de ler.

Aquela famosa sonolência que muita gente sente na hora de ler faz com que os livros sejam deixados de lado, perdendo espaço para filmes ou séries.

Por esse motivo, preparei 5 dicas para se concentrar na leitura e manter o foco quando queremos (ou precisamos) ler um livro.

• OBSERVAÇÃO

Leia até o fim pois, no final do artigo, coloquei algumas dicas de bônus, como o Curso Online Leitura Eficaz – Método de Leitura Produtiva e algumas sugestões de livros interessantes para quem deseja se concentrar melhor.


1 – Evite ler com sono ou em momentos em que você está muito cansado(a)

Insistir em ler quando nos sentimos muito cansados pode acarretar em desânimo no ato de leitura.

Nessa situação, o ideal é você perceber os períodos do dia em que se sente mais ativo e separar horários para leitura nestes momentos.

Caso você tenha alguma dificuldade em separar horários exclusivos para leitura, veja as dicas de dois vídeos que publiquei no canal: 7 dicas para organizar as leituras10 dicas para ler mais e melhor

2 – Preocupe-se com o conforto na hora de ler

Muita gente não se dá conta de que não está conseguindo ler com atenção pois está desconfortável.

Uma postura incorreta e falta de conforto interferem em qualquer leitura já que podemos ficar com dor em várias partes do corpo.

Se possível, procure sentar em alguma poltrona mais confortável, com apoio para os braços e pernas. Outra alternativa é ler numa mesa, preferencialmente sem grandes distrações por perto.

O que importa é sempre buscar estratégias para priorizar o seu conforto na hora da leitura. Isso é fundamental para aprimorar este hábito.

3 – Fique longe do celular

Essa é difícil para muita gente, principalmente os viciados em notificações de redes sociais, que olham o celular o tempo todo.

Na hora de ler, é importante não haver interrupções, mesmo que você leia por poucos minutos. Nesse sentido, o celular é o seu pior inimigo.

Aconselho deixar o aparelho desligado ou, em alguns casos, em outro cômodo. O momento da leitura deve ser sagrado e para conseguir manter o foco é fundamental evitar as distrações.

dicas para se concentrar na leitura

4 – Procure um espaço bem iluminado

Realizar suas leituras no escuro é bastante prejudicial para a visão, além de provocar sonolência.

Por esse motivo, procure sempre um lugar bem iluminado para ler. Ambientes claros sempre favorecem a sua concentração na leitura.

Na parte da manhã ou tarde, você pode tentar ler perto da janela ou até ao ar livre. De noite, é possível ler com algum abajur próximo ou com luz direcionada para o livro.

5 – Leia em horários com menos barulho

Ler de manhã cedo ou de noite é muito vantajoso já que são horários com menos barulho, o que auxilia na concentração.

Se o barulho for inevitável, uma boa alternativa é ler com fones de ouvido, escutando músicas ou sons agradáveis.

Escolha músicas que você já tenha escutado anteriormente pois, dessa forma, você não irá prestar muita atenção nela enquanto está lendo.

No Youtube e no Spotify existem várias músicas e playlists interessantes, preparadas exclusivamente para ajudar a manter o foco na hora da leitura.

• Dicas para se concentrar na leitura – Bônus

Uma das melhores formas de aprender a se concentrar é fazer um curso de leitura produtiva.

Os cursos de leitura produtiva possuem uma metodologia que nos ajuda a criar foco no ato de leitura e, consequentemente, ler mais livros em menos tempo.

Se você sente dificuldades em lembrar do que acabou de ler, este tipo de curso é bastante útil para te ajudar.

Um dos melhores do mercado é o curso Leitura Eficaz: método de leitura produtiva.

Neste curso, temos um método bastante interessante que utiliza 5 passos para você ler e revisar com maior eficiência.

Um outro aspecto vantajoso é que o curso disponibiliza, gratuitamente, um e-book (Manual do Aprendizado) e um mini treinamento (Mapa Mental Essencial).

Vale muito a pena, se quiser conhecer com detalhes e ter acesso ao curso (+ os 2 bônus), confira a página oficial clicando aqui.


Existem também alguns livros que podem te auxiliar nesse processo de ler com mais atenção. Separei uma pequena lista de títulos interessantes:


Inscreva-se no canal do Leia Para Viver


Conclusão

Conhece outras dicas para se concentrar na leitura? Se você sentiu falta de mais sugestões para manter o foco na leitura, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.

Deixe uma resposta