20 ótimos livros da literatura canadense

No artigo de hoje, separei uma lista com 20 livros da literatura canadense que você precisa conhecer.

literatura canadense
20 ótimos livros da literatura canadense

O Canadá é um país multicultural. Ao longo de sua história, vários povos optaram por viver naquela região, promovendo uma grande diversidade cultural em inúmeros setores da sociedade.

De acordo com o site do governo canadense, podemos notar esse multiculturalismo em quase metade da população local.

Dados de 1991 mostram que cerca de 11 milhões de canadenses possuem origem étnica de países como China, Alemanha, Portugal, Holanda, Ucrânia, entre outros.

Essa diversidade pode ser percebida nos escritores(as) em destaque já que, muitos deles, nasceram em outros países mas receberam a cidadania canadense.

É o caso, por exemplo, de autores renomados como Yann Martel (As Aventuras de Pi) e Michael Ondaatje (O Paciente Inglês).

Outro ponto importante de observar é que, recentemente, duas autoras da literatura canadense obtiveram grande destaque no cenário literário mundial: Alice Munro e Margaret Atwood.

A primeira, Alice Munro, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Para muitos, esta autora canadense é uma das grandes contistas contemporâneas de língua inglesa. Suas antologias estão entre as mais importantes da literatura canadense.

Já a próxima autora, Margaret Atwood, viu seu livro “O Conto de Aia”, publicado em 1985, ganhar enorme destaque nos dias de hoje. Além da obra trabalhar uma temática muito presente e atual, o livro também foi adaptado para TV (The Handmaid’s Tale).

A série estreou em 2017  e já ganhou vários prêmios importantes como o Emmy Awards e o Globo de Ouro.

Pensando em divulgar alguns dos livros da literatura canadense por aqui, preparei uma lista com 20 títulos que merecem nossa atenção.


Veja também:

[LISTA] 22 livros de escritoras que ganharam o Nobel de Literatura

[LISTA] 7 ótimos livros da literatura húngara


Confira a lista com 20 livros da literatura canadense

• O Conto da Aia

Autor(a): Margaret Atwood
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LKYjDG

 

• Vulgo Grace

Autor(a): Margaret Atwood
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Inspirado num caso real, Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J2Cz4w

 

• Fugitiva

Autor(a): Alice Munro
Editora: Biblioteca Azul

Trecho da sinopse: Vencedora do Nobel de Literatura de 2013, Alice Munro apresenta em Fugitiva as obscuras e frágeis fundações de relacionamentos, de descobertas juvenis ou tardias, de enfrentamento ou aceitação de mistérios no universo feminino. As mulheres de Munro, e especialmente neste livro, se encontram em constante questionamento: a idade, o trágico e o belo de correr atrás de um homem que acaba-se de encontrar no trem, a insegurança e o desejo em forças opostas na relação entre marido e esposa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xukjjc

 

• Vida Querida

Autor(a): Alice Munro
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Os contos de Vida querida são ricos como romances – com personagens, tramas e vozes desenvolvidas em toda sua potencialidade -, mas, precisos como pede a tradição do gênero, prescindem de qualquer elemento que não seja essencial. O leitor, conduzido por narradores capazes de segurar a tensão do começo ao fim, se entrega a percursos surpreendentes, anunciados com sutileza e maestria em pistas esparsas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2La3QCB

 

• As Aventuras De Pi

Autor(a): Yann Martel
Editora: Agir

Trecho da sinopse: Em As aventuras de Pi, premiado romance de Yann Martel, somos apresentados a esse cativante personagem que subitamente perde tudo — os sonhos, a família, um futuro — após o naufrágio de seu navio. “E o que ele ganha em troca?”, você poderia perguntar, mal se contendo de curiosidade. Pois tudo que lhe resta são um vasto oceano, um bote e uma tripulação de sobreviventes composta de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala, animais do antigo zoológico. Animais selvagens, ferozes e letais, diga-se de passagem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sucSTv

 

• O Paciente Inglês

Autor(a): Michael Ondaatje
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: No final da Segunda Guerra Mundial, numa villa abandonada na Itália, quatro pessoas vivem um encontro inusitado: uma jovem enfermeira cuja vida foi devastada pela guerra; um inglês desconhecido e moribundo, sobrevivente de um desastre de avião; um ladrão cujas “habilidades” acabaram por fazer dele um herói de guerra; e um soldado indiano especialista em desmonte de bombas, a quem três anos de guerra ensinaram que “a única segurança está em si mesmo”. O livro revela os caminhos e detalhes de quatro vidas capturadas e modificadas e agora inextricavelmente ligadas pelas circunstâncias brutais e improváveis da guerra.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J5cNwz

 

• Na Pele de Um Leão

Autor(a): Michael Ondaatje
Editora: Editora 34

Trecho da sinopse: Na pele de um leão nos remete ao Canadá dos anos 1920, onde, a partir da história de Patrick Lewis, que chega a Toronto em busca de emprego, outras narrativas se ramificam e se desdobram, no estilo sutil de um dos maiores escritores contemporâneos da língua inglesa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J5JHNu

 

• Trilogia Sprawl

Autor(a): William Gibson
Editora: Aleph

Trecho da sinopse: … Trilogia do Sprawl é composto pelos livros Neuromancer, Count Zero e Mona Lisa Overdrive​, escritos por William Gibson​ . Percussoras do cyberpunk, as três obras se passam na mesma linha do tempo e são ligadas sutilmente por personagens e temas que aparecem em toda a trilogia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J6VHOG

 

• Pequeno Irmão

Autor(a): Cory Doctorow
Editora: Record

Trecho da sinopse: Em um futuro próximo, Marcus só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Rápido e esperto no mundo da internet, o garoto não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança invasivos — mas não muito inteligentes — da escola. Entre o pequeno número de pessoas em que confia, ele é conhecido pelo pseudônimo “w1n5t0n”, pronunciado “Winston”, e não “dablio-um-ene-cinco-tê-zero-ene”, como insistem algumas pessoas que o sondam na função de hacker. Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos se vêem encurralados após um gigantesco ataque terrorista em São Francisco.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2L79LZh

 

• Mosca Espanhola

Autor(a): Will Ferguson
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Jack McGreary é um jovem que vive na minúscula, pobre e pacata cidade de Paradise Flats. Em meio a frequentes tempestades de areia, ele passa seus dias lendo Ovídio, Pascal e outros clássicos, e procurando palavras peculiares no dicionário. Do lado de fora da biblioteca, os trambiqueiros estão por toda parte e, embora Jack sempre escape usando a inteligência, não consegue evitar que seu pai seja enganado e perca tudo. Quando dois novos golpistas chegam à cidade e começam a agir, Jack é o único que reconhece o truque, mas, em vez de entregá-los, termina por ajudá-los.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JhduGd

 

• De Carona com Buda

Autor(a): Will Ferguson
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Todos os anos, e mais do que em qualquer outro país do mundo, a chegada da primavera mobiliza o Japão, e a população literalmente pára, a fim de celebrar a “Frente de Flores de Cerejeira”. Verdadeiro espetáculo natural, esse irromper de flores começa no extremo sul do Japão, no cabo Sata, e segue progressivamente até o ponto mais ao norte do país. Para o escritor Will Ferguson, que há dois anos trabalhava como professor de inglês nas distantes ilhas Amakuza, é a oportunidade perfeita para se embebedar de saquê e paquerar suas colegas de trabalho. Mas um comentário mal-interpretado o lança numa viagem sem precedentes, nunca trilhada nem mesmo por japoneses. Decidido a seguir a Frente de Flores, Ferguson vai – apenas de carona, e com a ajuda de desconhecidos – percorrer toda a extensão das principais ilhas do país.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2L8m2g8

 

• O Sensualista – Uma História De Mistério

Autor(a): Barbara Hodgson
Editora: Marco Zero

Trecho da sinopse: Mais que um romance este livro é uma excepcional obra de artes gráficas. A autora utiliza incríveis ilustrações para contar a história de uma estudiosa de arte anatômica que se vê envolvida num jogo de suspense vingança e assassinatos em Viena.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J6Hj9o

 

• Mister Sandman

Autor(a): Barbara Gowdy
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: A família Canary, por trás de sua aparente normalidade, carrega segredos e disfunções que unem seus componentes em um clã que só poderia ser fielmente adjetivado como excêntrico. O nascimento inesperado de Joan Canary, metade gênio imbecil, metade criança mágica, catalisa a bizarria ao seu redor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JlQ1E2

 

• O Livro dos Negros

Autor(a): Lawrence Hill
Editora: Primavera

Trecho da sinopse: O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.
Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2IWWnds

 

• Uma Bondade Complicada

Autor(a): Miriam Toews
Editora: Ediouro

Trecho da sinopse: Esse romance é o que há de mais interessante na ficção contemporânea em língua inglesa. Nomi uma menina de 16 anos de uma comunidade menonita é abandonada pela irmã e pela mãe da noite para o dia. Quando sua vida na cidade se torna insuportável é surpreendida pela partidda do pai. Decidida a se libertar ela descobre que a mãe foi vítima da chantagem de um professor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Lbo674

 

• Jornada De Três Dias

Autor(a): Joseph Boyden
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Jornada de três dias’ narra a história de dois amigos, Xavier e Elijah, índios canadenses que, ainda jovens, deixam sua terra natal para lutar nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Recrutados como atiradores de elite, logo conquistam o respeito dos soldados e ganham fama como perseguidores implacáveis do inimigo. Mas a guerra cobra um preço alto demais.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xv2O2l

 

• Todas As Cores da Escuridão

Autor(a): Peter Robinson
Editora: Record

Trecho da sinopse: Enquanto corriam por um bosque, quatro garotos foram surpreendidos pela terrível descoberta de um corpo suspenso, no galho de uma árvore. Trata-se de Mark Hardcastle, um bem-sucedido cenógrafo e figurinista. O caso fica com a detetive Annie Cabbot, que não consegue entender por que um cenógrafo tão bem-sucedido como Mark, cuja última produção, Otelo, foi tão elogiada, se mataria. Seria mesmo um suicídio?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sssGWP

 

• O Que Vem Da Sua Boca

Autor(a): Nancy Richler
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Sibéria, 1911. Da gélida prisão de Maltezev, Miriam escreve suas memórias e retrata a Rússia do início do século XX, onde imperam a miséria e a desigualdade social.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2xwk4Ec

 

• A Imaginação Educada

Autor(a): Northrop Frye
Editora: Vide

Trecho da sinopse: Este livro é uma transcrição de seis palestras dadas pelo autor a uma emissora de rádio canadense na década de 1960. Nele, Northrop Frye – um dos mais notáveis, aclamados e influentes teóricos da literatura do século XX – discorre sobre o que é a literatura, de que adianta ensiná-la, como se deve ensiná-la – desde qual idade e começando por quais livros –, qual é o valor social, político e religioso do estudo da literatura, qual é o lugar da imaginação no processo de aprendizagem, para que outras coisas serve a imaginação, se é necessário – antes, se é possível – educá-la, e do que é capaz uma imaginação educada.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2J8q7QV

 

• A Versão de Barney

Autor(a): Mordecai Richler
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Barney Panofsky, o personagem-narrador de A versão de Barney , décimo romance do celebrado escritor canadense Mordecai Richler, está possesso – e bêbado, como sempre -, porque seu velho desafeto e ex-amigo, Terry McIver, está para lançar um livro autobiográfico em que lhe faz pesadas acusações. Fervendo em ansiedade e uísque doze anos, entre baforadas num charuto Monte Cristo, Barney liga para o seu advogado e pergunta: “Posso processar por calúnia alguém que me acusou, num texto publicado, de maltratar mulheres, de ser uma fraude intelectual, de produzir literatura barata, de ser um bêbado propenso à violência e provavelmente também assassino?”. O advogado, do outro lado da linha, não titubeia na resposta: “Eu diria que ele não está muito longe da verdade”.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2ssto6k

 

Conclusão

Conhece outros livros da literatura canadense? Se você sentiu falta de mais livros de escritores canadenses nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta