15 ótimos livros da literatura peruana

Na lista de hoje, separei 15 excelentes livros da literatura peruana que você precisa conhecer.

literatura peruana
15 ótimos livros da literatura peruana (Foto: Nicola Tröhler – Unsplash)

Não podemos limitar a literatura do Peru apenas aos livros do seu escritor mais conhecido na atualidade: o ganhador do Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa.

Obviamente, não temos como negar a enorme importância de Varga Llosa tanto para a literatura peruana, quanto para a produção literária latino-americana.

No entanto, existem outros autores e autoras do Peru que merecem um pouco mais da nossa atenção, alguns, inclusive, com edições já traduzidas para o português.

Bons exemplos não faltam: Alonso Cueto, Daniel Alarcón, Clorinda Matto De Turner, María José Caro, Julio Ramón Ribeyro etc.

Além disso não podemos esquecer do grande escritor César Vallejo, um dos maiores nomes da poesia sul-americana no século XX.

Pensando em montar uma lista com bons livros da literatura peruana, preparei uma seleção com 15 títulos que você precisa conhecer!

Confira, logo abaixo:


Veja também:

10 Livros de Mario Vargas Llosa que você precisa conhecer
15 ótimos livros de escritores colombianos


Confira a lista com 15 livros da literatura peruana

• A Festa Do Bode

Autor(a): Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: A Festa do Bode é um dos romances mais importantes de Mario Vargas Llosa. Com uma pesquisa histórica rigorosa e uma preocupação flaubertiana pelos detalhes, ele recria uma República Dominicana de meados do século XX para recontar a história do general Rafael Leonidas Trujillo Molina — o “Bode” — e a implacável ditadura que implantou no país durante seus 31 anos de governo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Op4ej9

 

• Travessuras Da Menina Má

Autor(a): Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou – o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily – inconformista, aventureira e pragmática – o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily – ela sempre mudando de nome e de marido – se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenários de momentos emblemáticos da História.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K5kum1

 

• A Guerra No Fim Do Mundo

Autor(a): Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Em 1977, Mario Vargas Llosa começou a escrever um romance que seguia um caminho diferente – em vez de usar suas memórias para compor uma história de forte veia cômica, ele decidiu recontar a dramática Guerra de Canudos, impressionado pela leitura, alguns anos antes, de ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. Em 1980, após exaustivas pesquisas em arquivos históricos e viagens pelo sertão da Bahia, ele terminava ‘A guerra do fim do mundo’.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2uUF5ow

 

• À Noite Andamos Em Círculos

Autor(a): Daniel Alarcón
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: A vida de Nelson não está tomando o rumo que ele queria. Sua ex-namorada está morando com outro; seu irmão mais velho emigrou para os Estados Unidos e não cumpriu a promessa de levá-lo junto; e ele próprio tem de viver ao lado da mãe viúva, tentando estabelecer uma carreira de ator e dramaturgo que não decola, num país latino-americano recém-saído da guerra civil. Tudo muda quando ele é o escolhido para encenar uma peça lendária, O presidente idiota, por um grupo também lendário, o Diciembre — composto apenas por dois representantes da antiga vanguarda teatral.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M1jEby

 

 

• A Hora Azul

Autor(a): Alonso Cueto
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Baseado em episódios reais este thriller comovente desenvolve-se num ritmo de alto suspense. Adrián Ormache um advogado de 42 anos mora em Lima com uma mulher perfeita e duas filhas encantadoras. Tem uma vida confortável e previsível até que descobre as atrocidades cometidas por seu pai oficial da Marinha durante o conflito ocorrido nos anos 80 entre os guerrilheiros do Sendero Luminoso e o exército peruano.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OrNIia

 

Aves Sin Nido (em espanhol)

Autor(a): Clorinda Matto De Turner
Editora: Createspace Independent Publishing Platform

Trecho da sinopse: Aves sin nido (1889) fue la primera de tres novelas. Es su obra maxima de Matto de Turner, reconocida como la novela precursora del Indigenismo, en el que brillaron las figuras de Ciro Alegria (“El Mundo es Ancho y Ajeno”) y sobre todo su compatriota Jose Maria Arguedas, con novelas cumbres como “Los rios profundos.”

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2uZ7eKZ

 

• Abril Vermelho

Autor(a): Santiago Roncagliolo
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Abril vermelho’ conta a história do promotor Félix Chacalta Saldívar, um burocrata tímido que passa os dias numa repartição em Ayacucho, Peru, redigindo relatórios e memorandos que nunca são lidos pelos superiores. Mora sozinho, na casa que fora da mão, e tem hábitos simples. Mas, ao surgir na cidade uma série e corpos violentamente mutilados, Chacaltana será arrastado ao centro de um mistério assustador.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LwtztO

 

• Prosas Apátridas

Autor(a): Julio Ramón Ribeyro
Editora: Rocco

Trecho da sinopse: Nascido em 1929,o peruano Julio Ramón Ribeyro notabilizou-se como mestre do conto e do relato inclassificável, discorrendo com agudo senso de observação e ironia sobre a vida cotidiana, os personagens citadinos e suas próprias obsessões, entre elas o cigarro. Estas Prosas apátridas reúnem fragmentos que oscilam entre anotações em um diário, aforismos e o ensaio filosófico, passeando por temas como literatura, infância e velhice, amor e sexo, memória e esquecimento, com sensibilidade, elegância e amargura ímpares.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K2l0Bk

 

¿Qué tengo de malo? (em espanhol)

Autor(a): María José Caro
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Macarena es una niña, pero en realidad no sabe quién es. Puede ser la alumna insegura que inicia el colegio en busca de aceptación, la hija de padres separados que no sabe comportarse en el almuerzo dominical, la hermana de un chico que posee los mismos problemas que ella para procesar los problemas domésticos, la joven que no conoce los pasos del baile de moda en las primeras fiestas, la enamorada que no sabe bien cómo ni cuándo besar, o la adolescente que, al descubrir el juego de lealtades y traiciones con sus amigas, cree que el amor consiste en reconocerse en el espejo de otro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OoV2Ly

 

• Os Rios Profundos

Autor(a): José María Arguedas
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: O signo do deslocamento que caracteriza esse romance de formação flui do espaço geográfico para o cultural. À deriva entre dois mundos, o do conquistador hispânico e o incaico ancestral, Ernesto cresce em viagens com o pai por paisagens andinas. Em seu processo, ele testemunha a aridez dos fazendeiros brancos e o silêncio e a altiva submissão dos índios colonos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LWgSoc

 

• A Tumba Do Relâmpago

Autor(a): Manuel Scorza
Editora: Bertrand

Trecho da sinopse: Em A Tumba do Relâmpago, Manuel Scorza recorre à fantasia poética e a mitos ancestrais peruanos para criar um romance de denúncia política e social. O livro conta a luta dos camponeses peruanos, no início da década de 1960, para recuperar suas terras – então em poder dos grandes latifundiários e de empresas multinacionais. Neste livro, o autor – que é também personagem coadjuvante – cria uma teia de histórias aparentemente isoladas, que acabam por se unir em uma tentativa de “liquidação do feudalismo” no Peru.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OltO8C

 

Ella (em espanhol)

Autor(a): Jennifer Thorndike
Editora: DEBOLS!LLO

Trecho da sinopse: La convivencia entre madre e hija ha llegado al límite. [Ella] es una cárcel donde se ha agotado cualquier tipo de amor o cariño, de ternura o comprensión, los lugares comunes de la maternidad, y en su lugar ha surgido una profunda soledad y una pulsión tanática que recorre la casa, tan deteriorada como las protagonistas, por el tiempo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2M0BY4Z

 

• Contar Tudo

Autor(a): Jeremías Gamboa
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Nascido na periferia de Lima, o jovem peruano Gabriel Lisboa sempre foi apaixonado pela literatura. Após ingressar como bolsista em uma das melhores universidades do país, ele se dedica intensamente aos estudos de Comunicação e constrói uma sólida carreira como jornalista. Mas, quando finalmente alcança o sucesso profissional, percebe que isso não basta.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K3gfY4

 

Poesía Completa (em espanhol)

Autor(a): César Vallejo
Editora: Carro de Heno

Trecho da sinopse: La poesía completa de César Vallejo, poesía vital de América Latina, en una edición para llevarse todo el tiempo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2OtrRaq

 

Los inocentes (em espanhol)

Autor(a): Oswaldo Reynoso
Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: En la Lima de los años cincuenta, una pandilla de adolescentes se refugia bulliciosa y buscapleitos en billares, cines y cantinas. Colorete, El Príncipe, El Rosquita, Cara de Ángel: adolescentes rechazados por el mundo adulto pasean su soledad y sus sueños sin futuro. Estas cinco historias son una incursión en las márgenes de la vida capitalina, en un momento de grandes cambios.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2K4YdEK

 

Conclusão

Conhece outros livros da literatura peruana? Se você sentiu falta de mais livros de escritores peruanos nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta